segunda-feira, 11 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Professoras de inglês da rede pública de ensino conquistam bolsa de estudos para os Estados Unidos

Professoras de inglês da rede pública de ensino conquistam bolsa de estudos para os Estados Unidos

Matéria publicada em 14 de junho de 2019, 10:48 horas

 


Será um mês de experiência direta com a língua estrangeira; despesas já estão pagas

Volta Redonda, Barra Mansa, Três Rios, Barra do Piraí – Quatro professoras da região Sul Fluminense ganharam bolsas de estudos para universidades dos Estados Unidos, onde vão vivenciar por um mês a experiência de praticar a língua inglesa com norte-americanos: Fabiana Serpa, Silvia Letícia de Sales, Thalita Moreira Franco de Souza e Karoline Lobo de Almeida Baracho participarão do PDPI (Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos) que oferece, para professores da rede de ensino municipal e estadual, curso intensivo de seis semanas fora do país.

Relatos

Segundo Silvia Letícia de Sales, professora de inglês dos colégios Estadual São Pedro, de Barra Mansa, e Municipal Mario Villlani, de Volta Redonda, será sua primeira viagem para fora do país e esta ansiosa para conhecer de perto a cultura norte-americana.

– Fiquei muito feliz quando soube da notícia. Vai ser minha primeira vez no exterior, vou ficar na Universidade de Missouri, em Kansas City. Mau posso esperar para viajar – comentou a professora.

Silvia Letícia de Sales, de 40 anos, vai sair do país pela primeira vez. Já tem seu lugar reservado na Universidade de Missouri  (Foto: Redes Sociais)

Já no caso de Fabiana Serpa, professora do Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, em Paraíba do Sul, IPT (Idiomas para Todos) e Colégio Santo Antônio, em Três Rios, não será a primeira vez que vai viajar para fora do Brasil, mas sabe que a experiência é única.

– Ano passado fiz uma viagem para Inglaterra, onde também realizei curso e turismo na França. Carreguei esse sonho desde a adolescência e com muito esforço consegui realizar. Agora veio essa conquista, o que me deixa imensamente feliz. Será, com certeza, uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional – ressaltou a professora que vai passar seis semanas na cidade de
Newark, no estado de Delaware.

“Eu conheci o programa pois um colega da minha escola já havia participado deste intercâmbio” – Fabiana Serpa, de 30 anos
(Foto: Redes Sociais)

Já a professora, Thalita Moreira Franco de Souza, a viagem é um presente que ela queria desde sempre.

– É uma oportunidade única nas nossas vidas. Estou cheia de expectativas. Vamos viajar entre os dias 27 e 28 de junho, provavelmente vamos voltar só em agosto. Não é todo mundo que tem uma oportunidade dessas, e incentiva tanto os alunos quanto aos professores para se dedicarem para conquistar seus objetivos e sonhos – afirmou a professora que leciona no CIEP 295 Glória Roussim Guedes Pinto, em Volta Redonda.

“Eu vou pra University of Delaware, em Newark, quero aproveitar ao máximo” – Thalita Moreira Franco de Souza (Foto: Redes Sociais)

Para a professora Karoline Lobo de Almeida Baracho, esta experiência aperfeiçoará ainda mais seu conhecimento, que poderá continuar sendo repassado para seus alunos durante suas aulas.

– Tenho certeza que será uma experiência riquíssima de aperfeiçoamento do meu conhecimento em língua inglesa e aprendizado de novas metodologias que serão aplicadas em minhas aulas. Sem contar a imersão cultural em uma das renomadas universidades dos USA, além do meu desenvolvimento pessoal e profissional – comentou a professora, que trabalha na escola de Lajes em Piraí, no Colégio Estadual Senador Paulo Fernandes e Centro de Estudos Integrados (CEI), em Barra do Piraí.

Karoline já teve a oportunidade de participar desse aperfeiçoamento em 2012 no programa no Instituto de educação da Universidade de Londres. (Foto: Divulgação)

Programa

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) foi criado pela Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB), em parceira com a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e com a Comissão Fulbright. O programa consiste em cursos intensivos em universidades nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais, para professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino.

A duração do curso é de seis semanas, as inscrições para o PDPI 2019 estão encerradas. As próximas inscrições serão gratuitas e disponíveis no site capes.gov.br. Alguns requisitos que o programa exige é que o candidato possua passaporte com validade, no mínimo, até dezembro deste ano; possuir nacionalidade brasileira, ser professor concursado, realizar o TOEFLITP (Teste de Avaliação de Nível de Proficiência em Língua Inglesa), entre outros.

Dados do PDPI 2019 indicam que na edição deste ano foram 1007 inscrições, sendo que foram 486 professores selecionados, com 68,1% aprovadas são mulheres e 31,9% homens. A maior quantidade de professores foi da região nordeste com 296, em segundo lugar foi a região sudeste com 280 selecionados.

Caso o professor seja selecionado após realização dos testes ele receberá uma bolsa de estudos gratuita e uma quantia de U$ 500 ou de aproximadamente R$ 1.936.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

8 comentários

  1. Avatar
    Fernão de Guimarães

    Thalita you are so gorgeous!!

  2. Avatar
    Pagador de impostos

    Parabéns às professoras. Sucesso e felicidade na viagem !

  3. Avatar
    Antonio Carlos Peludo

    A partir dessa experiencia de seis semanas vão poder aprender que Ticket to Ride não é o que aquela coisa bonita que se traduz por ai kkkk em aulas de ingles ( cartão de embarque ou permisão para dirigir)kkkk

  4. Avatar
    Rogério de Freitas

    Parabéns para as Professoras ganhadoras dessa Bolsa de Estudos. O sucesso de um Profissional depende do seu empenho, dedicação e competência! Sucesso para vocês sempre!

  5. Avatar

    Parabéns às colegas professoras, em especial à Thalita que leciona no Glória Roussin, onde fui muito feliz como professor! Pra frente e pro alto, sempre!

  6. Avatar
    Fernão de Guimarães

    Esforço é tudo, parabéns lindas!!

  7. Avatar

    Parabéns a todas que além desta porta outras abrem para que continuem nesta carreira brilhante e corajosa de lecionar!

Untitled Document