Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda promoveu uma formação continuada para professores da Educação Infantil como parte do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O objetivo do curso é qualificar os docentes para desenvolver práticas pedagógicas que incentivem as linguagens oral e escrita em creches e pré-escolas.
A formação, iniciada em abril, contou com duas turmas de professores da pré-escola: uma no turno da manhã, composta por 48 docentes, e outra no turno da tarde, com 45 profissionais. Os encontros quinzenais foram voltados para reflexão teórica, vivências culturais e práticas pedagógicas, reforçando a atuação dos professores como educadores das infâncias.
“Essa iniciativa contribuiu para a conquista do Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada pelo município de Volta Redonda. A significativa participação do LEEI reafirma o compromisso da Secretaria com a qualidade da Educação Infantil, promovendo uma educação conectada à valorização da cultura local e ao desenvolvimento integral das crianças”, afirmou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.
Para ampliar a experiência cultural local dos professores, alinhando turismo e literatura, a SME firmou parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) para promover um tour histórico-cultural nesta sexta-feira (6). O percurso foi planejado em colaboração com a diretora de Turismo, Débora Cândido, e a guia de turismo credenciada pela Embratur, Edna Costa, que conduzirá os participantes aos principais pontos turísticos de Volta Redonda.
O roteiro especial, realizado pela manhã e à tarde, visa enriquecer a prática pedagógica dos professores, por meio do contato com a literatura de autores locais e a história da cidade. O “Percurso Literário” integrará história, literatura e música.
Roteiro do ‘Percurso Literário’
Entre as paradas e atividades do roteiro, destaca-se a Igreja Santo Antônio, no bairro Niterói, onde a professora Silvana Nunes, implementadora de História dos anos finais do Ensino Fundamental, caracterizada como sua personagem Laura, falará sobre Volta Redonda, unindo arte, história e poesia.
No Hotel Bela Vista, as professoras Andreza Duque, implementadora da Educação Infantil, e Mary Contê, formadora municipal do LEEI, realizarão uma leitura poética. O encerramento do percurso, na Praça Brasil, será marcado por uma ciranda de roda conduzida por Silvana, Mary e Andreza, com músicas e versos que celebram a cultura local e as práticas pedagógicas da Educação Infantil.