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Professores do Estado são indicados ao Prêmio de Educação Científica

Matéria publicada em 5 de dezembro de 2015, 16:00 horas

 


Rio – A Secretaria de Educação comemora a indicação de três professores da rede estadual para o II Prêmio de Educação Científica, cujo objetivo é valorizar e estimular o trabalho de docentes da rede pública que atuam nas áreas das Ciências, por meio da divulgação e promoção de boas práticas e projetos científicos. A cerimônia foi realizada esta semana, às 19h, na Sala Cecília Meireles, na Lapa.
O Prêmio é uma iniciativa da BG Brasil em parceria com a secretaria e o British Council, com a assessoria da Fundação Victor Civita. Este ano, serão premiados seis docentes, o dobro da primeira edição, sendo três de cada segmento de ensino: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) – disciplinas de Ciências e Matemática; Ensino Médio – Biologia, Física, Matemática e Química.
Os seis vencedores serão contemplados com uma viagem educacional de oito dias para Londres, na Inglaterra (em janeiro – período de férias escolares), com todas as despesas pagas. O roteiro possibilitará uma imersão ao mundo das Ciências, com atividades interativas, palestras, seminários e visitas a museus e escolas. Os docentes ainda contarão com uma ajuda de custo em dinheiro, entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, de acordo com a colocação do premiado.
Na ocasião, serão anunciadas as classificações dos finalistas: Daniela da Silva – leciona a Matemática no Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba; Deise Jacques – professora de Biologia no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, em Campo Grande; e Luiz Cláudio Guimarães – leciona Física no Ciep 439 – Luiz Gonzaga Junior (Gonzaguinha), em São Gonçalo.
Segundo o secretário Antonio Neto, parcerias como essa contribuem para o desenvolvimento educacional do país.
– Esse prêmio é fundamental porque fomenta, na prática escolar, a importância do desenvolvimento científico. A parceria com a BG Brasil possui essa virtude de propiciar projetos que valorizam a Ciência, na unidade escolar, qualificando ainda mais o professor – destacou.
Para a escolha dos indicados ao II Prêmio de Educação Científica, foram considerados os seguintes critérios: apresentação; inovação; aplicabilidade e potencial de desenvolvimento; articulação entre objetivos e conteúdos curriculares ensinados; metodologia e participação dos alunos; avaliação de aprendizado; e responsabilidade socioambiental.

Projetos inovadores

Autor do projeto “Geração e consumo consciente de energia elétrica”, o professor de Física Luiz Cláudio Guimarães, do Ciep 439, diz que estar entre os premiados possui um significado especial.
– Há exatos 10 anos, deixava de ser aluno do Ciep 439 e tenho um carinho enorme pela escola. Foi nela que sempre acreditaram em mim e me estimularam a nunca deixar de seguir com os estudos. Foi um sonho voltar pra lá como professor. Trazer um prêmio para a comunidade é um sentimento de vitória ímpar – destacou Luiz.
A docente de Matemática Daniela Mendes, do CE Hebe Camargo, também comemora a indicação ao prêmio. Ela é autora do projeto “Pães mofados e função exponencial, tudo a ver”.
– Fiquei extremamente feliz por mim, por meus alunos e por minha rede. Essa premiação representa a valorização da educação científica na escola pública e a valorização do trabalho do professor – disse Daniela.
Assim como os dois docentes, Deise Jacques, que leciona Biologia no CIE Miécimo da Silva, também reconhece a importância do prêmio. Ela é autora do projeto “Aprendizado científico em Botânica na 1ª série do Ensino Médio”.
– É mais que um prêmio, é a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais que acreditam na educação como instrumento de mudança. É uma injeção de ânimo, não só pelo reconhecimento do meu trabalho, mas por representar uma prerrogativa de valorização dos professores de Ciências do Rio de Janeiro – avaliou.


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