domingo, 15 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Programa apoia jovens com deficiência

Programa apoia jovens com deficiência

Matéria publicada em 12 de novembro de 2016, 14:00 horas

 


Inserção: Programa da Cedae para jovens com deficiência completa um ano (Foto: André Gomes de Melo)

Inserção: Programa da Cedae para jovens com deficiência completa um ano (Foto: André Gomes de Melo)

Rio – O projeto Jovem Aprendiz voltado para portadores de deficiência intelectual, cujo objetivo é garantir o primeiro emprego e a inserção social, completou em outubro um ano de implantação na Cedae. A ação é resultado da parceria com a Escola Especial Favo de Mel, da Faetec, o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e RioSolidario. O projeto emprega 13 jovens, que estão lotados em diferentes setores da Cedae.

Este é um programa que dá oportunidade de superar não apenas a dificuldade de ingressar no mercado de trabalho, mas também o preconceito. César Rubens Ribeiro de Andrade, de 24 anos, é exemplo disso, pois encontrou na Cedae sua grande chance profissional.

– Procurava estágio e emprego antes, mas não tinha conseguido ainda. Entrei para a Cedae, através do programa Jovem Aprendiz e trabalho na Assessoria Comercial da Diretoria Metropolitana. Já aprendi a trabalhar com todo o sistema de planilhas e acho que posso usar a experiência para outros trabalhos semelhantes no futuro – explicou César.

Outro beneficiado é Jorge Henrique da Costa, de 30 anos. O jovem trabalha na Diretoria de Produção e Grande Operação da Cedae fazendo a entrega de documentos, entre outras atividades.

Os jovens, como César e Jorge, atuam na função de auxiliar nas áreas de administração, comercial, financeira e recursos humanos, com cargas horárias de quatro horas diárias e contratos de dezessete meses.

Além de terem carteira de trabalho assinada, receberem auxílio-refeição, vale-transporte, férias e 13º salário, os jovens passam por curso de capacitação, oferecido pelo CIEE, com aulas semanais na UniverCedae.

Um comentário

  1. Avatar
    Rodrigo Rezende Pizzolante

    Bacana, belo exemplo!

Untitled Document