quinta-feira, 13 de maio de 2021 - 02:29 h

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Programa cubano tem bons resultados na luta contra a esclerose múltipla

Programa cubano tem bons resultados na luta contra a esclerose múltipla

Matéria publicada em 3 de março de 2017, 18:19 horas

 


Havana – Um programa cubano para tratar a esclerose múltipla, uma doença que ataca o sistema nervoso, tem tido bons resultados, disseram especialistas na quinta-feira (2). A informação é da Agência Xinhua.

O programa utiliza um procedimento único, projetado em Cuba para combater a doença na província central de Sancti Spíritus, e agora será estendido a outros centros de saúde cubanos.

Segundo o portal de notícias Cuba Si, Rodneys Jimenez, o principal pesquisador do projeto, explicou que o tratamento tem como público pacientes em estágios avançados de  esclerose múltipla de deterioração adicional.

Procura-se abordar o tratamento de forma holística, considerando as funções motoras do paciente, o estado emocional e habilidades manuais para proporcionar melhor qualidade de vida.

A esclerose múltipla muitas vezes interrompe a capacidade de partes do sistema nervoso de se comunicar, resultando em problemas físicos, mentais e às vezes psiquiátricos.

Esta doença não tem cura e é mais comum em pessoas com idade entre 20 e 40 anos. O único tratamento atualmente é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    A Medicina de Cuba é referência na OMS (Organização Mundial da Saúde), equivalente ou melhor do que a de muitos países do chamado Primeiro Mundo.

  2. Avatar
    Geraldo Claret Plauska

    Cuba tem uma das melhores medicinas do mundo. Para quem desconhece ( A Globo não vai noticiar) , a proporção de habitantes por leito de hospital em Cuba é de 400, enquanto no nosso pais de corruptos e golpistas gira em torno de 8000.Os médicos cubanos são excelentes, porque além de um ótimo curso, eles se formam para serem efetivamente médicos , salvar vidas ( como dizia o grande líder Fidel Castro); ao contrário do Brasil, onde a grande maioria se forma porque papai queria que o filhinho fosse médico ou para ganhar muito dinheiro. E muitos medicozinhos de merda brasileiros criticam o programa “Mais Médicos” ou porque sabem que os cubanos são melhores para atender o povo ou porque, com o bom atendimento, estarão diminuindo a reserva de mercado e o “status” que criaram para se valorizarem e ganharem mais.
    Os brasileiros, em sua maioria, não atendem adequadamente e nem querem ir para o interior para cuidar do povo mais humilde, mas não admitem que os cubanos o façam.
    Se o povão está satisfeito, que venham mais médicos cubanos.VIVA LA REVOLUCION CUBANA !

    • Avatar
      O BAGULHO É DOIDO

      Aí Che Guevara “viajei” no seu comentário! Muitcho Loco! Eu, Bob Marley, Jimmy Hendrix, Janis Joplin e Kurt Cobain vamos nos mudar e fundar uma sociedade alternativa em Havana. Hey que endurecer, pero jamas perder la ternura.

Untitled Document