Programas trabalham prevenção ao uso de álcool e tabaco em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – A prefeitura de Volta Redonda através da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) executa programas e projetos que estimulam a prevenção ao uso de álcool e de tabaco no município. A PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) divulgada em novembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística apontou que o consumo de álcool vem crescendo no Brasil, enquanto o de tabaco está diminuindo.

O coordenador da CMPD de Volta Redonda, o psicólogo Ricardo Vinícius da Cunha, o declínio do consumo do tabaco se deve ao fato de o Brasil e a Turquia serem os dois únicos países, dentre as 171 nações que aderiram às medidas globais da Organização Mundial da Saúde (OMS), que implementaram ações governamentais de sucesso para a redução do consumo de tabaco.

– O resultado está no 7º Relatório da OMS sobre a Epidemia Mundial do Tabaco. Isso comprova que Políticas Públicas de Prevenção do uso de cigarro, álcool e outras drogas são efetivas. Em Volta Redonda, o governo municipal entendeu e autorizou a CMPD a implantar urgentemente essa política municipal – explicou Ricardo.

A professora de Educação Física, Mônica Cândido, faz parte da equipe técnica da CMPD e conta que a coordenadoria tem a missão de articular e executar as ações integradas com as demais secretarias, além das instituições da sociedade civil por meio de programas e projetos com atuação em Prevenção Universal, Seletiva e Indicada.

– O compromisso com programas que fomentam projetos e campanhas de prevenção sistemática em todos os setores do município, principalmente nas comunidades, funciona como fator de proteção para a população – afirmou Mônica.

Projetos

Em relação ao crescimento do uso de álcool apontado pela pesquisa, a Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas informa que vem organizando em Volta Redonda a construção das Políticas Públicas de Prevenção do uso de álcool e de outras substâncias desde 2017, através da implantação de programas como Escola Preventiva, Educação Permanente e Comunidade Preventiva.

Dentre os projetos executados pela CMPD estão o Cuidando de Quem Cuida, que possibilita trazer cuidado para os servidores que atuam nos dispositivos públicos, visando o fortalecimento do autocuidado e aperfeiçoamento de práticas, condutas do seu cotidiano, além de uma intervenção que colabora na educação familiar, propõe possibilidades de aperfeiçoamento no cuidado, visando o plano físico, psicológico e social de crianças e adolescentes.

Tem também o ‘Conectados com a Vida’ – uma oficina de educação em saúde, roda de conversa simples e direta para adolescentes, jovens e adultos, para que possam fazer escolhas mais saudáveis, retardar e ou evitar que o consumo de álcool e outras drogas tragam danos.

O Projeto De Prevenção nas UBSF’s busca trabalhar com as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família a demanda da rede de ensino municipal, por meio de atuação direta com os adolescentes e familiares. Promove-se a capacitação das equipes de saúde da família referente ao acolhimento, construção do Projeto Terapêutico Singular e, principalmente, o trabalho da grupalidade dentro dos serviços. Para isso, este projeto da CMPD atua intersetorialmente e diretamente com as secretarias de Saúde (SMS) e de Esporte e Lazer (Smel) para fortalecimento de um cuidado humanizado e integral dos casos.

O Núcleo de Prevenção ao uso de Álcool e outras Drogas por meio do Esporte (Nupe) é um projeto pioneiro que funciona dentro do programa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). O projeto de prevenção ao uso de álcool e outras drogas acontecerá nos núcleos (ginásios esportivos). São intervenções sistemáticas e diretas que oferecem possibilidades de ajuda na tomada de decisão destes adolescentes e crianças.

Por meio do Projeto Paes (Prevenção com Arte, Educação e Saúde), são feitas intervenções de prevenção universal específica para crianças e adolescentes, desenhadas especialmente para intervir o mais cedo possível, contribuindo para evitar ou atrasar o uso de álcool e outras drogas na fase da infância e adolescência.

A lista de projetos contempla ainda o de Capacitação. Acontece de forma itinerante, são presenciais e on-line, qualificando líderes comunitários, religiosos, membros de conselhos, profissionais da educação, da saúde, da assistência social, do esporte entre outros. Objetivo é coordenar e organizar programas, projetos, campanhas efetivas e sistemáticas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, nos diversos dispositivos da rede e da comunidade em geral.

IBGE mostra queda no consumo de cigarro e Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas reforça importância de programas e projetos
(foto: Secom VR)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996