segunda-feira, 17 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Projeto Artemis: A primeira mulher na Lua

Projeto Artemis: A primeira mulher na Lua

Matéria publicada em 20 de maio de 2019, 11:54 horas

 


Nasa planeja desembarcar um casal no polo sul lunar daqui a cinco anos

Jorge Luiz Calife

SLSpadO foguete: O SLS deve começar a voar em 2020

Cinquenta anos depois de colocar homens na superfície da Lua, durante o projeto Apollo, a agência espacial americana NASA lançou o projeto Artemis. Que pretende colocar uma mulher no polo sul da Lua no ano de 2024, daqui a cinco anos. Na mitologia Artemis, a deusa da Lua, é a irmã do Apollo. Para lançar o novo plano de exploração lunar o presidente Donald Trump assinou uma emenda no orçamento de 2020 acrescentando a soma de 1,6 bilhões de dólares para terminar o desenvolvimento do foguete gigante SLS e a nave Orion, a sucessora da Apollo.

Num vídeo direcionado aos funcionários da NASA e divulgado semana passada, o diretor da agência, Jim Bridenstine falou sobre o novo projeto: “Como vocês sabem o presidente deu a nossa agencia a ousada missão de pousar o próximo homem e a primeira mulher no polo sul da Lua, em 2024. E agora o presidente Trump estendeu seu voto de confiança em nosso trabalho com um acréscimo de 1,6 bilhão de dólares para o orçamento de 2020.”

Com esse dinheiro, disse Bridenstine, será possível acelerar o desenvolvimento da nave Orion e do Sistema de Lançamento Espacial. E também do Sistema de Pouso na Lua e da exploração robótica do polo sul lunar. Até hoje o único país que conseguiu pousar um robô na região polar sul da Lua foi a China, com o seu Coelho de Jade 2. Foi o avanço do programa chinês de exploração lunar que levou Trump a acelerar o programa americano.

De modo a atingir o objetivo de colocar pessoas na Lua em 2024, a NASA vai reduzir o tamanho da estação lunar Gateway. Que só deveria ficar pronta em 2028. A Gateway é o ponto de baldeação, onde o casal a caminho da Lua deve trocar de nave. Eles decolam da Terra na Orion, viajam nela até a estação Gateway e lá embarcam num modulo lunar de desenho avançado para completar a viagem.

O problema é que ainda falta desenvolver muita coisa e cinco anos é pouco tempo. Na década de 1960 a mesma NASA levou oito anos para desenvolver o foguete Saturno 5 e a nave Apollo. A partir do discurso do presidente Kennedy, em 1961, que estabeleceu como meta a colocação de um americano na Lua antes do final da década. Na época a NASA tentava superar os avanços da União Soviética no espaço e a corrida lunar provocou tragédias como o incêndio da Apollo 1, que matou três astronautas em 1967 e o desastre com a nave russa Soyuz, que matou o cosmonauta Vladimir Komarov.

O projeto Artemis envolve quatro veículos: O foguete SLS, a nave Orion, a estação Gateway e o módulo lunar reutilizável. Desses o projeto mais adiantado é o da Orion, que fez um voo de teste sem tripulação em 2014. Seu primeiro voo com tripulação está marcado para 2021. A Orion é lançada ao espaço pelo foguete gigante SLS. Que deveria ter começado a voar em 2018, mas sofreu uma série de atrasos e agora só deve ficar pronto em 2020. Os outros dois elementos, a estação Gateway e o módulo lunar ainda não saíram do papel.

A parte humana é a mais desenvolvida. A NASA tem uma equipe de astronautas, que inclui homens e mulheres altamente treinados nas missões na Estação Espacial Internacional. Uma forte candidata a se tornar a primeira mulher na Lua é a astronauta Anne McClain, aquela que teve um passeio espacial cancelado porque não tinha roupa adequada. Por sinal um novo traje lunar é algo que precisa ser desenvolvido e testado nos próximos cinco anos. O traje usado na Estação Espacial Internacional é muito pesado para ser usado na Lua. E a roupa usada pelos pioneiros das missões Apollo já se encontra obsoleta.

De qualquer forma, depois de décadas sem um objetivo definido a NASA tem agora uma nova missão. Que pode entrar para os livros de história assim como os voos Apollo da década de 1960.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Tecnicamente a última missão tripulada que pousou na superfície da Lua foi a Apollo 17, em dezembro de 1972. Então, 47 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document