Projeto recolhe óleo de cozinha em Angra dos Reis

by Diário do Vale

A cooperativa está fornecendo recipientes (bombonas) para escolas municipais e também para estabelecimentos comerciais interessados em participar
(Foto: Divulgação)

Angra dos Reis – Pensando na conscientização ambiental e em melhores práticas de gestão do ambiente, a prefeitura de Angra dos Reis firmou um acordo de cooperação técnica com a Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Óleo Serra Mar – Coopbrilho. É o projeto Eco-óleo, coordenado pelo Instituto do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar), por meio de sua Superintendência de Meio Ambiente.

O foco do projeto é potencializar o sistema de coleta de óleo de cozinha no município. A cooperativa está fornecendo recipientes (bombonas) para escolas municipais e também para estabelecimentos comerciais interessados em participar. No caso das unidades de ensino, além do óleo utilizado no preparo de alimentos na própria escola, a intenção é envolver toda a comunidade do entorno, fazendo com que pais e mães de alunos, além de demais moradores, levem o óleo de suas casas para o descarte na escola, no recipiente do Eco-óleo.

– Com isso nós trabalhamos a educação ambiental entre os alunos e também contribuímos para reduzir a necessidade de manutenção da rede de esgoto, já que o óleo de cozinha despejado na pia é algo que desgasta e sobrecarrega a rede – explicou Fillipe Mota, superintendente de Meio Ambiente.

Com relação à questão ambiental, o despejo do óleo de cozinha compromete seriamente o ecossistema aquático. A iniciativa da prefeitura, além de ter custo zero para o município e contribuir para os cooperativados, também aumenta a participação de Angra dos Reis no ICMS Ecológico, que é um mecanismo tributário, do governo do estado, que possibilita aos municípios que cumprem determinados critérios relacionados a cuidados ambientais terem acesso a parcelas maiores de arrecadação que aquelas que já têm direito. Ou seja, “conforme o município melhora sua gestão ambiental, mais recurso ele ganha”, comentou o superintendente.

Serviço
Para quem tiver interesse em participar ou obter mais informações, o telefone da Superintendência de Meio Ambiente é (24) 3368-4435, e o da cooperativa é (24) 3367-2033 ([email protected]).

You may also like

1 comment

Alguém 13 de maio de 2019, 11:10h - 11:10

Fico espantada em como as pessoas gastam óleo!
Um vidro de óleo na minha casa dura muitos meses.
Mas também não faço nada frito.
Assem ao invés de fritar…
O coração de vcs agradece.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996