Projeto sobre biodiversidade é lançado pela equipe ambiental do MEP

by Diário do Vale

Volta Redonda- Com o objetivo de lembrar o Dia Internacional da Biodiversidade, criado em 1992 pela ONU, e celebrado do dia 22, a equipe ambiental do MEP(Movimento Ética na política), torna público mais uma etapa do seu trabalho socioambiental em Volta Redonda.

Na sexta-feira, 21, o Grupo de Trabalho de Biodiversidade e Educação Ambiental do MEP, lançou o ‘Projeto de Mapeamento da Biodiversidade em VR’.

No encontro realizado via plataforma digital, o professor Dr. Fernando Pinto, ecólogo e coordenador da equipe, adiantou alguns detalhes do projeto.

– Com a participação de biólogos, acadêmicos, cidadãos, especialistas de diferentes áreas, como Camila de Souza, Clener, Davi de Sousa, José Arimathéia, Marcus Vinicius, Vanessa e Michel Bastos, o grupo de trabalho debateu e pontuou ações inovadoras com foco na ciência cidadã”, Ressaltou Fernando Pinto.

Projeto de mapeamento da ‘bioecologia na cidade’

Fernando, informou que, ao fim do encontro os presentes interagiram bem e formularam novas propostas, quando da apresentação da linha do tempo dos trabalhos ambientais do MEP, em especial mostrando a caminhada da equipe multidisciplinar do Movimento em relação à Pedreira da Voldac e outros temas.

“Apresentamos da linha do tempo, a partir de 2018, quanto a professora Silvia Real, ex-coordenadora, estruturou a equipe ambiental, tendo como marco a Pedreira da Voldac, onde foi um aprendizado no MEP. A partir de 2021, fui designado para dar continuidade, e estamos trabalhando, e onde Michel Bastos, mestre em biologia tem sido nosso âncora na equipe”, contou animado o ecólogo.

De acordo com o professor Fernando Pinto, o grupo de trabalho irá trabalhar de forma a buscar mapear e fazer um diagnóstico da biodiversidade da cidade e com coleta de dados da fauna e flora; radiografia dos fragmentos das florestas urbanas; observação os espaços das margens do Rio Paraíba do Sul (não habitadas) e intensificação da educação ambiental com atividades presenciais e via plataformas.

– Montaremos estratégias de coleta de dados, inclusive incentivando a participação de estudantes em fase conclusão de cursos biologia, engenharia ambiental, técnico de meio ambiente, etc”, Disse Fernando animado com resultado do encontro.

Clener e Marcus, estudantes de ciências biológicas, presentes na reunião, informaram que já estão pesquisando algumas áreas de Volta Redonda.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996