Projeto transforma orquídeas descartadas em fonte de renda para mulheres Guarani

Iniciativa em Angra dos Reis promove sustentabilidade, empreendedorismo e resgate cultural na Aldeia Sapukaí

by alice couto

Foto: Divulgação

Angra dos Reis – Orquídeas sem valor comercial, doadas para a Secretaria Municipal de Urbanização Parques e Jardins pelo supermercado Zona Sul, são transformadas em oportunidades de renda, empreendedorismo e sustentabilidade. O projeto YVOTY-RÔ (Casa de Flor) realiza Oficinas de Orquidário com as mulheres da Aldeia Sapukaí para promover sua autonomia financeira, fortalecendo as tradições culturais do povo Guarani e a participação feminina na comunidade.

As oficinas ocorrem todas as segundas-feiras pela manhã, uma vez por mês, e ensinam como fazer o manuseio e plantio das orquídeas, usando produtos naturais como alho, babosa e canela em pó. A Aldeia Sapukaí localiza-se a cerca de seis quilômetros da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), no bairro Bracuí, em uma área montanhosa e cercada pela Mata Atlântica. Posteriormente, as alunas podem vender as orquídeas na Praça do Porto, no Centro da Cidade.

A parceria com o supermercado Zona Sul começou em julho de 2023. A empresa repassa para a Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins as orquídeas descartadas (que não foram para venda). Para as mulheres da aldeia, esse projeto é uma oportunidade de aprender uma nova atividade, além do seu artesanato tradicional.

“Tenho muito orgulho desse projeto. Temos também o projeto Meliponário, em que resgatamos as madeiras que sobram dos bancos e confeccionamos casinha para as abelhas, possibilitando a  produção de mel. Os dois projetos são importantes para o regaste cultural e religioso da tribo”, declarou Beth Brito,  secretária municipal de Urbanização, Parques e Jardins.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996