Projeto “vem passarinhar” acontece neste fim de semana em Resende

Por Diário do Vale

Observação de aves (Crédito: PMR)

Resende – Estão abertas as inscrições para a quarta edição do projeto “Vem Passarinhar”, que acontece neste fim de semana em Resende (sexta, sábado e domingo), nas localidades de Visconde de Mauá e Serrinha do Alambari, ambas na região serrana do município. Conforme a programação, o evento será aberto na sexta-feira, dia 19, às 18h30, na sede do Parque Estadual da Pedra Selada com a exposição de fotografias “Aves da Mata Atlântica”. Os interessados em participar das atividades devem se inscrever até a próxima quarta-feira, dia 17, pelo email [email protected].

Na sexta-feira, dia 19, acontece a abertura da exposição de fotos “Aves da Mata Atlântica”, às 18h30, na Sede do Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá. No sábado, as atividades de campo começam as 6h30, na Pousada Fazenda do Mel, em Visconde de Mauá. Às 11 horas uma palestra “Ecologia de Strigiformes para Guias e Observadores de Aves”, com a Associação Pró-Coruja, acontecerá na sede do Parque Estadual da Pedra Selada. A observação das corujas será as 18h30 no entorno da sede do parque. No domingo, dia 21, a programação encerra com atividade de campo, às 6h30, no Camping Clube do Brasil, na Serrinha do Alambari.

Criado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), o evento conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, e chega este ano à sua quarta edição. Contará com atividades de campo, observação de coruja e uma palestra sobre o tema “Ecologia de Strigiformes (aves de rapina de hábitos noturnos/coruja) para Guias e Observadores de Aves”. As atividades de campo serão realizadas em Visconde de Mauá e na Serrinha do Alambari, na Pousada Fazenda do Mel e no Camping Clube do Brasil, respectivamente. Já as demais ações acontecerão na Sede do Parque Estadual da Pedra Selada, em Mauá.

De acordo com o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, o evento, que visa promover a observação de aves na região e o turismo nas unidades de conservação sob a responsabilidade do INEA, é aberto para todos os públicos, mas voltado principalmente para os apreciadores de aves. As vagas, no entanto, são limitadas devido à realização das atividades de campo, já que um número excessivo de pessoas no local pode inibir a presença das espécies.

– Além de ser um atrativo para aqueles que já têm como hobby fazer a observação de pássaros, esse evento também é uma excelente oportunidade para inserirmos novas pessoas neste universo. Além disso, ele também contribui para valorizar a fauna da nossa região, que apresenta uma diversidade muito grande, e para difundir o potencial turístico do município, atraindo pessoas do mundo todo – explica o secretário.

Para participar do evento, o interessado deve informar no e-mail os seguintes dados: nome completo, número do telefone celular, e-mail e de qual atividade de campo deseja participar, lembrando que é possível participar de mais de uma atividade.

Observação de aves (Crédito: PMR)

Parque Estadual da Pedra Selada

Criado em 2012, o Parque Estadual da Pedra Selada está situado na Serra da Mantiqueira, com sede em Visconde de Mauá, e apresenta área total de 8.036 hectares, sendo uma pequena parte no município de Itatiaia (1.694,8 hectares) e o restante em Resende (6.340,81 hectares).

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996