Psicólogo afirma que isolamento pode contribuir para abuso sexual

by Diário do Vale

Conselho tutelar registrou em 2020 um aumento no número de casos de abuso sexual – Foto: Divulgação.

Barra Mansa- Dos 29 atendimentos feitos pelo Conselho Tutelar de Barra Mansa no ano passado, cinco estavam relacionados a abuso sexual (17,24%), enquanto no ano anterior, dos 59 atendimentos, quatro foram relacionados a abuso sexual (6,77%), de acordo com o registro dos atendimentos feitos pelo serviço de psicologia do conselho por meio de planilhas eletrônicas, feito pelo psicólogo Tiago da Silva Cabral.

O psicólogo Tiago ressalta que o primeiro dado a se observar é que em 2020 o número de atendimentos em geral reduziu-se significativamente devido às medidas de isolamento tomadas pela municipalidade. Em 2017 foram 65 atendimentos; em 2018 foi 66; em 2019 foram 59 enquanto que em 2020 foram 29 atendimentos.

– Esta queda já esperada tendo em vista que o fechamento da sede impossibilitou os atendimentos, além disso, mesmo nos meses subsequentes o público pode ter evitado procurar o órgão devido às restrições sanitárias impostas. Porém, o número de atendimentos psicológicos decorrentes de denúncias de abuso sexual deveria seguir mesma tendência de queda, mas não foi o que observamos – afirmou.

Pandemia possibilitou uma maior convivência do agressor com a vítima

O psicólogo do conselho tutelar de Barra Mansa acredita que um dos fatores que pode ter contribuído para um aumento nos casos de abusos sexuais junto as crianças e adolescentes, foi a maior permanência do abusador junto a vítima durante a pandemia.

– O que tem sido levantado é que com o fechamento das escolas, as crianças passaram mais tempo perto de potenciais abusadores. Lembrando também que muitas vezes é na escola que as crianças verbalizam esse tipo de abuso. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) obriga agentes públicos a denunciar esse tipo de crime, por isso acabam chegando aos órgãos competentes – ressalta Tiago.

O psicólogo explica que geralmente os abusadores são pessoas próximas à família, com a acesso frequente a criança, isso quando não são, infelizmente, parentes dela.

– São pessoas geralmente com convívio quase diário e confiança da família, e por serem pessoas próximas, geralmente acaba havendo um conflito. Algumas vezes a proximidade dos abusadores é tão grande que a família chega a pensar que a criança está mentindo ou confusa. A denúncia muitas vezes vem de alguém de fora da família ou de uma instituição. Claro, existe o caso de familiares conscientes que entendem a gravidade da situação e denunciam essa pessoa. Sei que isso parece absurdo, mas é uma decisão difícil para algumas dessas pessoas procurarem as autoridades pra denunciar o abusador devido à proximidade com ele – lamentou Tiago.

Conclusão

Tiago conclui que é necessário alertar para o aumento da quantidade de casos de abuso sexual atendidos pelo serviço de psicologia do Conselho Tutelar de Barra Mansa, tendo em vista que se entende que os casos que chegam até o atendimento psicológico podem representar apenas uma fração do total de ocorrências no município. “É importante mobilizar não somente a equipe do conselho, mas também toda a rede de atendimento à criança e ao adolescente de Barra Mansa tendo em vista traçar estratégias em conjunto para evitar o abuso sexual de crianças e adolescentes, e quando houver abuso, incentivar a denúncia, e havendo denúncia, ofertar atendimento às vítimas e suas famílias”, destacou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996