terça-feira, 15 de junho de 2021 - 12:57 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Quatis assina decreto que permite retorno de atividades religiosas e academias

Quatis assina decreto que permite retorno de atividades religiosas e academias

Matéria publicada em 15 de junho de 2020, 21:00 horas

 


Horário de funcionamento das atividades econômicas com restrições passa a ser das 10h às 18h, incluindo os finais de semana e feriado

Quatis – O prefeito Bruno de Souza assinou um novo decreto no fim da tarde desta segunda-feira (15) que permite a retomada das atividades religiosas e de academias, em Quatis. No mesmo decreto foi prorrogado até o dia 30 deste mês, a validade de três decretos em vigor, que são as ações no controle de acesso de veículos e pessoas pelas barreiras sanitárias (decreto Nº 2.864/2020); decreto nº 2.865 que determina os procedimentos de prevenção da Covid-19; e o decreto Nº 2.878 sobre o uso obrigatório de máscaras.

A íntegra do decreto pode ser encontrada neste link.

Regras

Segundo o decreto, tanto os templos religiosos quanto as academias de ginástica deverão limitar a no máximo 50% o uso de espaço interno. O ingresso e a permanência das pessoas deverão ser permitido apenas com uso contínuo de máscara e de produtos para higienização das mãos.

Nas entradas ,deverão ser verificadas as temperaturas corporais dos frequentador; se a temperatura for acima de 37,7ºC, bem como alguém demonstrar sintomas próprios da Covid-19, a pessoa não poderá acessar o local e deve ser orientada a procurar por atendimento médico.

O decreto também proíbe aglomeração de pessoas antes ou depois da realização de cultos ou atividades físicas.

Academias

As atividades que envolvam contato físico entre praticantes, compartilhamento de aparelhos, instrumentos, pesos e outros equipamentos, sem a prévia higienização está proibido.

Os bebedouros de água por pressão de uso coletivo não poderão ser usados, sendo cada aluno responsável por levar o próprio líquido para consumo. Os clientes deverão assinar um termo de responsabilidade sobre os itens contidos no decreto e ainda responder um questionário clínico onde deverá informar o seu estado de saúde e se possui contato direto com pessoas do grupo de risco.

Antes de retomarem suas atividades, os responsáveis pelas academias deverão encaminhar um relatório fotográfico à Secretaria Municipal de Saúde para comprovar a adoção dos procedimentos de prevenção determinados no decreto, sendo vedado o seu funcionamento sem a apresentação desse relatório.

Horários

Com exceção do comércio considerado essencial, os templos religiosos e as academias, que não terão restrição no horário de funcionamento, todas as demais atividades econômicas parcialmente liberadas terão seu horário para funcionar entre 10 e 18 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Em caso de denúncia comprovada e descumprimento das determinações deste decreto, a atividade poderá ser suspensa e o proprietário responsabilizado.

Idosos

A Prefeitura orienta pelo decreto que idosos com mais de 60 anos e imunodeficientes, pertencentes ao grupo de risco do Covid-19,permaneçam em casa, mantendo o isolamento social e realizando suas orações de forma reservada. Para atendê-los, o decreto também orienta que seja mantida ou implantada as transmissões de celebrações religiosas por meio online.

Repartições municipais

O horário do expediente da Prefeitura passa a ser das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira, tanto no Centro Administrativo quanto nas repartições municipais fora da sede. A exceção, são os serviços essenciais que terão suas atividades mantidas de forma ininterrupta, conforme critérios definidos pelos secretários municipais.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Essa abertura permite aos “pastores” voltarem a achacar os pobres crentes, em nome de um jesus que só serve a eles.

    • Capeta da grota do Santa cruz

      Belíssimo comentário . E o pessoal de uma determinada denominação não perde tempo. Ontem passando na porta de uma já deu para perceber o grande número de fiéis….

Untitled Document