domingo, 25 de outubro de 2020 - 18:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Quatis conta com previsão de chuva no fim de semana para coibir as queimadas

Quatis conta com previsão de chuva no fim de semana para coibir as queimadas

Matéria publicada em 21 de agosto de 2020, 15:08 horas

 


Realização de queimadas é considerado crime ambiental
(foto: Divulgação PMQ)

Quatis – O grupamento ambiental da Guarda Municipal de Quatis foi acionado várias vezes nesta semana para combater o fogo que atingiu algumas áreas da zona rural do município. Com a previsão de chuva para esta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22, se confirmadas, será bem-vinda e pode ajudar a evitar a ocorrência de novas queimadas em Quatis.

Agentes utilizaram de equipamentos especiais como abafadores e bombas costais com capacidade de armazenar 20 litros de água para combater os focos de queimadas . Dentre as regiões com registro de queimadas e que foram combatidas pelo grupamento estão a localidade do Quilombo de Santana e a Estrada do Glicério. Neste último, na quarta-feira, já era noite quando o fogo foi contido pela equipe.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta que a vegetação seca causada pelo período de estiagem é um facilitador para a propagação das queimadas. Segundo um relatório da secretaria, de junho a agosto do ano passado, foi registrado 21 ocorrências de queimadas em áreas da zona urbana e rural do município.

– Este período de estiagem ainda deve seguir até final de setembro e por isso é importante que a população tenha o cuidado para não praticar nenhuma ação que possa dar início ao fogo na vegetação seca e trazer graves consequências ambientais e a saúde da população – afirmou a secretária Edna Azevedo.

Conscientização

A prefeitura de Quatis em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica da Região do Rio Paraíba do Sul, vem desenvolvendo ações de prevenção contra as queimadas na área urbana e rural da cidade, desde janeiro deste ano.

Município recebeu a doação de cinco placas educativas de orientação contra as queimadas. As placas, que foram fixadas em pontos estratégicos nas principais estradas e rodovias que cortam o município foram doadas pelo Comitê, por meio da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

Crime

A realização de queimadas é proibida pela lei municipal número 954/2016 e o Código Ambiental do Município, além das legislações nos âmbitos estadual e federal.

Em Quatis, o grupamento ambiental tornou-se responsável pelas ações de prevenção, combate e apuração destes casos, no âmbito municipal, após sua formação, ocorrida a partir do ano passado, com o processo voltado à seleção dos guardas municipais e a nomeação dos respectivos agentes. Os registros de queimadas podem ser informados para o telefone da corporação, cujo número é 99945-7371 (24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document