Quatis divulga campanha de vacinação contra febre aftosa para novembro

by Diário do Vale

Quatis – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Quatis dará início a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a febre aftosa, no próximo mês. Nesta etapa da campanha, todos os animais bovinos (bois e vacas) e bufalinos (búfalos) com até dois anos de idade devem se vacinar entre os dias primeiro e 30 de novembro.

A vacinação é obrigatória. Os produtores que não apresentarem o certificado de vacinação serão impedidos de comercializar o gado e os produtos derivados do rebanho, como carne e leite.

Dados da secretaria mostram que Quatis possui cerca de 17 mil animais, no rebanho bovino. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a produção de leite é de 30 mil litros por dia, representando a principal atividade econômica da cidade, sendo responsável pela geração de emprego e renda para mais de 900 trabalhadores.

O diretor de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto de Abreu Torres, explicou que as doses de vacinas devem ser adquiridas pelos próprios proprietários dos rebanhos, nos estabelecimentos comerciais da cidade e da região, que são credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Após imunização, os produtores devem apresentar os certificados da vacinação na Secretaria de Desenvolvimento Rural de Quatis, que fica no prédio da prefeitura, de segunda-feira à sexta-feira, de 8h às 17h.

Doença

A febre aftosa pode causar a morte de animais bovinos e bufalinos, a vacinação, que é aplicada no pescoço do animal, é o único método para evitá-la.

Os sintomas são: febre; aftas na boca, nas tetas e entre as unhas. Os animais doentes costumam ficar isolados, babam e ficam arrepiados com frequência, param de se alimentar, entre outros sintomas.

A Prefeitura Municipal orienta que os animais devem ser imunizados em horários com temperaturas mais frescas durante o dia, através de agulhas e seringas novas. Outra orientação é que os produtores de descartarem as doses em recipientes térmicos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996