quinta-feira, 14 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Queda do Muro de Berlim faz 30 anos: veja relatos de quem esteve lá

Queda do Muro de Berlim faz 30 anos: veja relatos de quem esteve lá

Matéria publicada em 9 de novembro de 2019, 10:49 horas

 


Alemanha – Este sábado (9) marca a passagem dos 30 anos da queda do Muro de Berlim, o chamado “muro da vergonha” que durante 28 anos separou a histórica capital germânica em duas até a reunificação da Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) e da Alemanha Oriental (República Democrática Alemã) em um só país.

O geógrafo Telmo Martino e o jornalista Silvio Queiroz, moradores de Brasília, foram testemunhas oculares daquele momento. Estiveram em Berlim quando o muro era derrubado. Eles comentaram sobre o 9 de novembro de 1989, quando o mudou o mundo para sempre.

A queda da barreira de cimento, ferro no meio de Berlim representou o colapso do socialismo real sob a liderança da extinta União Soviética (formada pela Rússia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Estónia, Geórgia, Lituânia, Letônia, Moldávia e Ucrânia) e também implementado pela Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Tchecoslováquia, além da Alemanha Oriental – países que formavam a cortina de ferro que separava o mundo capitalista e o mundo socialista.

O fim da matriz europeia do socialismo é a antessala do século 21. Um tempo sem Guerra Fria entre americanos e soviéticos, mas com outros riscos a paz e outros muros – maiores e até menos transponíveis do que o Muro de Berlim, como lembra Telmo Martino.

*Informações da Agência Brasil


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    O muro caiu há 30 anos e existem uns idiotas por aqui que veem comunistas a cada crítica que recebem.

  2. Avatar

    O muro foi construído pelos comunistas, pois o povo fugia do país comunista para procurar um país capitalista… Hoje ocorre a mesma coisa na Venezuela e em Cuba, o pessoal foge desses países procurando os EUA, a Colômbia e o Brasil!
    Por isso que no mundo atual a Venezuela e Cuba são considerados países atrasados e não democráticos!

  3. Avatar
    Observador de Relatos

    O episódio da queda do muro é uma parte bonita dessa história do fim do comunismo no leste europeu, mas ela só existiu porque Hungria e Tchecoslováquia, não aguentando a pressão do povo, já tinham liberados a passagem por sua fronteiras para quem quisesse ir para a Alemanha Ocidental.
    E a Alemanha Oriental oficialmente só acabou em 1990.
    E atenção: socialismo não é automaticamente a mesma coisa que comunismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document