Recepcionistas da Policlínica da Mulher em VR recebem capacitação sobre acolhimento

by Diário do Vale

A capacitação foi ministrada em parceria com o setor de Educação Permanente – Foto: Divulgação PMVR.

Volta Redonda- Com o objetivo de preparar as recepcionistas da Policlínica da Mulher em Volta Redonda, para realizarem um bom atendimento e acolhimento junto aos usuários, foi realizado na segunda-feira, 24, uma capacitação sobre o acolhimento junto as profissionais que atuam na recepção.

De acordo com Eliane Rezende Alvarenga, coordenadora da policlínica, a formação foi de acordo a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, sendo ministrada em parceria com o setor de Educação Permanente, pela psicóloga Marcilea Dias de Sá Lima e pela enfermeira Ana Beatriz. E entre os assuntos, foram abordados: os princípios do Sistema Único de Saúde e a comunicação não-violenta, com foco na escuta qualificada e resolutiva, seguindo os princípios do SUS.

“O objetivo foi orientar a recepção sobre o acolhimento como uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes”, disse a coordenadora da policlínica.

Participaram da capacitação os atendentes da recepção geral da Policlínica, recepção da ginecologia, obstetrícia e marcação de exames, sempre mantendo o distanciamento com segurança e medidas preventivas contra a Covid-19. A recepcionista, Leticia Fátima de Freitas Ambrósio, destacou que a formação serviu para melhorar seu atendimento.

“Com a capacitação eu aprendi que o acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas”, disse.

You may also like

1 comment

CIRLENE MOURA 25 de maio de 2021, 13:04h - 13:04

LEMBRANDO QUE ESSAS RECEPCIONISTAS DE VOLTA REDONDA TANTO AS DE HOSPITAL PARTICULAR QUANTO DE HOSPITAL PUBLICO VIVEM SOBRECARREGADAS DE SUAS FUNÇÕES E FAZEM MAIS DO QUE SAO CONTRATADAS. INFELIZMENTE FALAR E FAZER CURSINHO É FACIL O DIFICIL E CONTRATAR FUNCIONÁRIOS NECESSARIOS PARA SUPRIR TODAS AS FUNÇOES DEVIDAS. NÃO EXISTE TEMPO PRA ACOLHIMENTO COM SOBRECARGA DE FUNÇÕES. EU COMO PACIENTE DE REDE PARTICULAR BEM SEI COM,O ESSAS MENINAS SOFREM.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996