Recuperação florestal no entorno da Ilha São João é iniciada

by Diário do Vale

Volta Redonda – A prefeitura de Volta Redonda, através da secretaria de Meio Ambiente (SMMA), iniciou nesta quarta-feira, dia 5, a recomposição florestal do entorno da Ilha São João. Será feita a recuperação de uma área com aproximadamente 15 mil metros quadrados, por meio do plantio de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A ação vai beneficiar o leito do Rio Paraíba do Sul, além da fauna e da flora da região.

A recuperação iniciou com a raspagem do solo, removendo todos os vestígios e sementes para que seja feita a introdução das espécies nativas, como: Ipê Amarelo; Chichá; Jequitibá; Sapucaia; Araribá Rosa; Tipuana; Cebolão; Pau Formiga; Canafístula; Peroba Rosa; Uvaia; Cambucá; Ipê Roxo; Fedegoso; Figueira; Ipê Branco; Pau Rei; Angico Vermelho; Jacarandá; Ipê Tabaco; Mamão Jaracatiá. O plantio seguirá um distanciamento adequado e as espécies terão níveis de crescimento diferentes.

“Vamos substituir as espécies exóticas e invasoras que estão no local por espécies daqui da região, que já estão em nossa programação de plantio pela cidade. Isso vai ajudar a não assorear o rio e será um atrativo para fauna, para uma flora nova que crescerá de forma natural”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jadiel Teixeira.

Além da recuperação florestal, a secretaria também vai criar uma área de compostagem com aproximadamente 3,5 mil metros quadrados. “Os resíduos das árvores retiradas vão passar pelo triturador e o material será transformado em um composto que tem matéria orgânica. Ele será usado no plantio das flores, de outras mudas, na arborização urbana de outros pontos da cidade. É uma maneira de não desperdiçar nenhuma parte da planta”, explicou Jadiel, acrescentando que todo o plantio tem previsão para ser concluído em 30 dias.

Será feita a recuperação de uma área com aproximadamente 15 mil metros quadrados (Foto: Evandro Freitas)

Programa de arborização já plantou mais de 20 mil mudas

O Programa de Arborização Urbana e Paisagismo de Volta Redonda já realizou o plantio de mais de 20 mil mudas em diversos pontos da cidade, como ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos. A meta é plantar 30 mil mudas no município.

Toda a verba destinada ao plantio é originada de multas de compensação ambiental. Através do programa, o município de Volta Redonda tem recebido árvores nativas da Mata Atlântica, todas da região e indicadas para arborização urbana, seguindo padrões de plantio para a cidade. No total, serão aproximadamente 400 km de vias arborizadas.

“Uma cidade mais verde a cada dia. Além da arborização, Volta Redonda já investiu na reforma do Zoológico, na criação do Parque Natural Municipal e do Jardim Botânico na Ilha São João. A proximidade, o contato da população com a natureza é fundamental para a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

 

 

You may also like

7 comments

Saudosista 5 de agosto de 2020, 21:51h - 21:51

Concordo, no entorno da Rodoviária praticamente as flores sumiram. A cidade está mais cinzenta. A noite a CSN solta fumaça e resíduos poluentes na atmosfera. É um horror.
Parece que tudo piorou. A Vila Santa Cecília que já foi um cartão postal agora está cheia de lixo, drogados e mendigos, camelôs, menores infratores que entram em lojas e ameaçam que está lá. Muito triste.

Emir Cicutiano 6 de agosto de 2020, 09:31h - 09:31

Fumaça da CSN, mendigos, pedintes. Nada disso existia antes… É cada uma…

E VR não tem nada de cinza. Em qualquer foto, mesmo nas áreas centrais, se destacam bastante as árvores e áreas verdes. Participo de um grupo de discussões urbanas, onde já postei fotos do município e as pessoas se assustam com a quantidade de verde para uma cidade industrial, elogiam bastante. Aí o nativo usa de estereótipos da década de 70 (quando nem na Beira-Rio havia árvores) para ficar de mimimi e com picuinha política…

Beto 5 de agosto de 2020, 20:55h - 20:55

Plantar sob instalação elétrica também não é uma boa, em margens de canais onde escoa água pluviais, as árvores que cria muitas raizes por crescer muito só traz prejuízo, só verificar o canal que passa no Vila Rica todo destruído devido às enorme raizes de árvore! Plantar sem um estudo só traz prejuízo para árvore e pavimentação. É necessário saber que tipo de árvores se adequa no local, para evitar sacrificar a mesma lá na frente, pois a mesma passa atrapalhar !

Zero 5 de agosto de 2020, 20:01h - 20:01

Esse Fanfarrão tem que aprender com os moradores dos bairros Barreira Cravo e Sam Remo que estão revitalizado a beira do Rio. Plantação e limpeza da imundice deixado pelo Prefake.

Parabens à população

flor 5 de agosto de 2020, 18:14h - 18:14

Volta Redonda conseguiu atingir um bom nível de arborização das ruas com esse projeto. Entretanto, hoje com a tecnologia é muito fácil georefenciar cada muda e disponibilizar um mapa digital com a localização, data do plantio, espécie etc para que a população identifique o local e consiga acompanhar de forma interativa e ao mesmo tempo participativa com a conservação medindo e incluindo no sistema algumas informações relevantes como as árvores mortas ou danificadas para a substituição. É um sistema aberto interativo e participativo pela internet relativamente simples que qualquer startup ou mesmo estudante de escola técnica consegue desenvolver. Essa base de dados permitiria o uso pelas escolas para educação ambiental, aula de ciências, estatística etc.

Ceesar 5 de agosto de 2020, 16:34h - 16:34

Realmente vi várias mudas plantadas pela cidade.
Mas o que me impressiona e numa rua que tem bastante movimentos de transeuntes, não vi uma sequer plantada, a mesma e Rua 33, na Vila Sta Cecília.
Onde o nosso Governo Municipal, praticamente acabou com o canteiro central que já foi todo florido.

OLeitorvr 5 de agosto de 2020, 21:57h - 21:57

Secretaria de meio ambiente e de infraestrutura tem que ir lá na Vila Americana para ver as invasões lá nos morros que a cada dia vem tendo invasões e queimadas para fazerem casas, o morro está todo devastado…Uma verdadeira favela se formando ali, cortaram várias árvores e vegetação

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996