>
sábado, 28 de maio de 2022 - 00:45 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Rede de supermercados Floresta pede recuperação judicial

Rede de supermercados Floresta pede recuperação judicial

Matéria publicada em 8 de setembro de 2017, 17:22 horas

 


Empresa afirma que recessão em 2016 e estagnação em 2017 tornaram mais difíceis as operações; salários estão em dia

Volta Redonda – A rede de supermercados Floresta anunciou nesta quinta-feira (07), em sua página na rede social Facebook, que ingressou com um pedido de recuperação judicial. A medida vai permitir que a empresa apresente um plano – que precisa da aprovação de seus credores – para recuperar-se financeiramente e sanar suas dívidas.

A empresa afirmou, na rede social, que a medida foi tomada devido à recessão econômica ocorrida em 2016 e à estagnação detectada em 2017. Apesar disso, segundo a nota divulgada na rede social, a empresa afirma estar com os salários de seus 1.2 mil empregados em dia. A rede de supermercados é um dos estabelecimentos de varejo mais tradicionais da região. Foi fundada há 65 anos e opera 14 lojas no Sul Fluminense.

O primeiro passo do processo é o juiz aprovar o pedido de recuperação. A empresa terá, então, sessenta dias para apresentar um planejamento indicando como vai pagar suas dívidas. O juiz deverá divulgar esse plano a todos os credores. Eles têm até 180 dias para informarem se aceitam ou não o plano de recuperação apresentado. Se os credores não aprovarem o plano de recuperação, o juiz declara a falência da empresa. O processo de negociação entre a empresa e os credores é mediado por um administrador apontado pela Justiça.

floresta

O que deve constar no plano de recuperação judicial?*

 

A empresa tem que apresentar à Justiça e aos credores um plano de como sairá da atual crise. É um processo baseado na negociação e permite que credores e devedores apresentem as condições que acreditam ser razoáveis.

No plano, é analisada toda a parte contábil, de produção, estoque e fluxo de caixa da empresa. É necessário fazer uma a projeção de como a companhia fará para organizar as contas e sair do vermelho.

É necessário apresentar aos credores como é que as dívidas serão pagas, em qual prazo e como fará isso. Por exemplo, deve estar discriminado se o pagamento será feito em parcelas fixas, se para isso a empresa venderá bens, se irá se desfazer de uma filial etc.

 

O que é feito durante o processo de recuperação judicial?*

 

Durante o processo de recuperação judicial, a empresa deve cumprir o estabelecido no plano. Enquanto isso, as operações da empresa seguem normalmente. A empresa precisa apresentar um balanço mensal para prestar contas ao juiz e aos credores sobre o andamento da empresa.

* fonte: significados.com.br

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

44 comentários

  1. Esse povo está falando muita besteira!!
    Pensa nas familias que dependem dessa empresa pr sobreviver, são 1200 funcionários diretos, mais os prestadores de serviços..
    Senhor tende piedade desse povo que não sabe o fala, vamos ser mais solidários..

  2. Entrei muito pouco nesse mercado, mal cuidado, péssimo atendimento, sujo, juiz antes da aprovar deveria mandar investigar as condições de trabalho e ambiente.

  3. O Guanabara a um Tempo atrás tentou comprar a Rede do Floresta quem sabe agora ele não Compra

  4. Mercados sujos, mal iluminados, mal organizados. Era obvio que iria fechar mesmo. E o Royal deve ir pelo mesmo caminho, parece que o único que presta é o do Aterrado, porque os outros estão um lixo.

    • Pegando carona digo que o Extra na Vila não se consegue nem entrar devido o mal cheiro, horrível. Tem aquela rampa que ninguém merece e um elevador velho que não funciona. Os atendentes e as caixas nem falo…

    • PLATÃO, O FILÓSOFO

      A filial da 207 é deprimente; uma imundície; tinha que ser fechada. Um horror!

  5. Desejo de coração que o Floresta saia dessa, pois tem muitos pais de familia que tiram o sustento dali.. Vai da tudo certo c credores a empresa vai firmar de novo..

  6. Também acho que foi por má administração, tenho 33 anos, e o Floresta já existia quando eu nasci, mas sempre foi aquele supermercado com má aparência. Sempre teve bom movimento de clientes, mas nunca investiram em qualidade do atendimento, rapidez nos caixas, e na aparência, que sempre foi mal cuidado. Outro que deve ir para o mesmo caminho é o Royal, digo o de Barra Mansa, que tem mais de 30 anos, não tem estacionamento, nem vaga na rua, é apertado e o recebimento de mercadorias do fornecedores é na frente de loja, dividindo o espaço com os clientes, é comum um cliente ser atropelado por palets de produtos, e é o estoque fica no meio das seções.

  7. Vou torcer muito para esse floresta ir a falência e sumir definitivamente da nossa cidade, esse mercado é uma caçamba de lixo, uma imundície, funcionários tem que sair dos caixas para limpar o chão, o da 207 parece criadouro de pombos e ratos, tenho pena das pessoas humildes que não percebem aquilo ou por falta de opção continuam comprando com seu dinheiro suado nessas lixeiras e o donos se aproveitam disso. Sumam daqui seus porcos, não tem competência para administrar uma empresa principalmente de alimentação então desistam e vão viver num chiqueiro.

  8. Mais uma vítima do capitalismo selvagem. No caso, do capitalismo florestal…

  9. Isso é cada vez mais comum em caso de empresa administrada por linhas de sucessão (não sei se é o caso desse mercado). Bem vindo à livre competição, baby. Infortúnio de uns, proveito de outros.
    No mais, é mimimi de empresário com aversão ao risco, que parou no tempo e não soube administrar e/ou delegar a administração de seus negócios.

  10. É incrível como deixam uma rede de supermercados. vir a baixo..
    Isso é má administração…
    E falta de foco ao cliente..na qualidade e atenção.
    A rede possui um bom fluxo de caixa..lojas bem localizadas..e sempre com movimentação.

  11. De novo isso não cola mais para com isso.

  12. E a má administração porque único setor que está vendendo é alimentício com essa crise.

  13. po essa ideia é boa. tambem vou pedir uma recuperação judicial, não to conseguindo pagar ninguem. O problema é que empresario consegue a gente não.

  14. Olha o Guanabara ae gente !!!!!

    • O Guanabara tem produtos com ótimos preços, mas abra a página PROCON RJ na internet, e veja toda a sujeira dentro das lojas, produtos vencidos(principalmente os perecíveis), remarcados para a revender. O PROCON RJ vive nas lojas do GUANABARA. Se vier para Volta Redonda terão que andar na linha. Houve um boato ano passado, que as lojas da 207 e Av. Amaral Peixoto seriam deles.

  15. Bons tempos do MERCI e depois CASAS DA BANHA… (agora fui longe hein ?)

  16. eu nao sei se é bem feito pro floresta ou se isso é um golpe, pois o floresta bancou a candidatura do SAMUCA PREFEITO DE VOLTA REDONDA……pessa emprestado a ele agora ué

  17. Próximo passo é abrir uma filial no QATAR

  18. الفتح - الوغد

    O problema não é falta de venda ou receita. O fluxo de caixa é bom, o supermercado está sempre cheio, o problema é má administração, amadorismo puro. O mesmo ocorreu com o Carumbé e o Avanço, dentre outros… Olho grande não entra na China (nem no japón, né…)…

  19. Não é de se estranhar uma rede de supermercados como rede citada entrar em crise, com a chegada de novos mercados na cidade que oferecem melhores serviços e principalmente funcionarios educados e solicitos , em um ambiente limpo que transmite segurança aos clientes coisas que está rede não oferece , so para citar funcionários sempre de mal humor , os açougues desta rede são simplesmente uma vergonha de sujeiras e mal cheiro açougueiros querendo sempre empurrar carnes diferentes da solicitadas pelos clientes.
    É o triste fim de uma rede mal administrada.

    • Disse tudo! Hoje passei lá pela manhã, até mesmo para ajudar, porque costumo ir ao Royal… a funcionária do caixa estava bocejando, nem respondeu ao meu bom dia ou olhou para mim. Essa atitude negativa só piora; é o brasileiro exercendo seu papel de mal educado… aposto que chega em casa e vai reclamar da vida. Vou pedir a Deus que ilumine o dia dessa pessoa.

  20. Ouvir dizer anos atrás que o Guanabara estaria disposto a adquirir a Rede Floresta, mas acho que só foi boato, não se falou mais no assunto.

  21. Senhor Vice Prefeito ajuda a gerir nossa cidade, mas não consegue sequer cuidar do sua própria empresa.

    Maycon Abrantes, assim fica difícil.

    • Pois é! Eu estou apostando (apostando pq não estou vendo ação nenhuma para conter o endividamento) que o Samuca deixará uma dívida maior do que os 1,2 BI deixada pelo Neto.

      Com essa do Floresta e sabendo que o vice-prefeito é da casa, já começo a ter certeza que a dívida de VR triplicará até o fim do governo.

  22. Culpa do PT, PSDB, PMDB, DEM, a última e única saída é a intervenção militar, fechamento do congresso por dez anos, nova constituinte e investimento pesado em educação básica.

  23. Creuza, doméstica de carro

    DE NOVO???? KKKKKKKKK É MUITO BOM SER EMPRESÁRIO NO brasil. Como bem diz Zé Simão, o país da piada pronta. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  24. A loja do Perequê é horrível.. Parece um mercadinho sujo e desorganizado!!!

  25. Morador de Barra Mansa

    Nunca vi um supermercado vender tanto como o Floresta de Barra Mansa no último
    final de semana, caixas super lotado, ainda mais depois da reforma, deu um up.
    Vamos torcer para que saia dessa.

Untitled Document
close