Região está preparada para receber turistas no Carnaval

by Diário do Vale

Penedo é um destinos procurados por turistas que preferem ter mais tranquilidade durante o Carnaval – Foto: Divulgação

Com a proximidade do Carnaval as cidades turísticas da região estão se preparando para receber um grande número de turistas. Em Itatiaia, o subsecretário de turismo, José de Luca, está otimista. “Já temos pousadas e hotéis com 100% de ocupação. A nossa expectativa é que até o Carnaval tenhamos de 80% de ocupação em toda a rede hoteleira. A cidade está preparada para isso e oferece cerca de 200 hotéis e pousadas com duas mil unidades habitacionais (UH), o que dá para receber em torno de 6 mil turistas, destaca.
Segundo ele, a preocupação em oferecer um bom acolhimento aos turistas que buscam Itatiaia é tida como uma prioridade.
– A prefeitura investiu na infraestrutura turística melhorando problemas de falta de água e recapeamento asfáltico em Penedo, além de placas de sinalização, pinturas de meio fio e dos quebra molas – diz.
A prefeitura também executou, segundo ele, melhorias nas vias de Maringá e Maromba. A estrada que dá acesso ao Parque Nacional de Itatiaia e os dois portais de informações turísticas, na entrada de Penedo e na subida do Parque, na Vila Pinheiro, também passaram por obras.
Segundo o subsecretário, os turistas que vão a Itatiaia buscam mais a natureza do local que é bastante aconchegante, já em Penedo o turista tem as opções gastronômicas, artesanato, ateliês, hospedagem e o lazer no ecoturismo, passeios a cavalo, ciclismo, pesque-pague e cachoeira.
O Parque Nacional de Itatiaia é outra opção turística no Carnaval.
– Conhecido pela sua fauna e flora, no local o turista pode desfrutar de banhos de cachoeiras, caminhadas, trilhas, escaladas, montanhismos e observação de aves e borboletas – explica.

Resende

Em Resende, segundo informações da diretora administrativa da Mauatur, Ana Luíza, a rede hoteleira disponibiliza 240 hotéis e pousadas com um total de 2.800 leitos. Já a taxa de ocupação para este ano deve ficar em 82%, afirma Ana Luíza.
Segundo o secretário de turismo, Tiago Diniz, além de ter promovido o pré-Carnaval por dois finais de semana consecutivos, a prefeitura preparou programação especial para os dias de folia propriamente ditos. Entre a sexta-feira, dia 1º de março, e o dia 5, terça-feira de Carnaval, o folião que decidir ficar na cidade terá algumas opções de lazer.
Na sexta-feira, dois blocos vão sair pelas ruas. Às 18 horas, o Bloco da Solidariedade abre os trabalhos na Cidade Alegria. Meia hora depois, o Bloco das Safadas se reúne no entorno da Igreja Santa Cecília para desfilar. Já no sábado, a programação está concentrada na Praça Oliveira Botelho, que terá o evento “Carnaval na Praça”, das 14 às 20 horas. No domingo, a programação se repete e ainda terá o Bailinho do Surubi, que vai das 14 às 21 horas.
Na segunda-feira, o principal evento acontece no Parque das Águas, com o popular Bloco das piranhas entre às 13 e 21 horas. Para fechar a folia, na terça-feira está programada nova edição do carnaval na Praça, do meio-dia às 20 horas.
Além da programação voltada para o Carnaval, a prefeitura também apoia um setor que costuma atrair quem quer fugir da folia. O turismo ecológico de Visconde de Mauá é sempre uma boa opção para quem deseja mais sossego que barulho durante os dias da Festa de Momo. E mesmo sem ser obrigação do governo municipal, os acessos à vila receberam ao longo dos meses trabalhos de manutenção feitos pela prefeitura. Da mesma maneira, Visconde de Mauá vem ganhando serviços importantes de infraestrutura.

Costa Verde

Localizada na região da Costa Verde, o município de Paraty é outra opção para os turistas neste Carnaval. Segundo a secretaria de turismo, nesta época do ano a taxa de ocupação gira em torno de 90%.
De acordo com o secretário de Turismo, Edson Moura, entre os atrativos turísticos, o folião poderá na parte do dia visitar as praias e cachoeiras de Paraty, como Trindade, São Gonçalo, Tarituba, Paraty Mirim e uma infinidades de ilhas da baía de Paraty. Ele explica que nos dias de Carnaval a cidade recebe turistas que ficam o período inteiro e também aqueles que vêm de cidades vizinhas como Ubatuba, Angra dos reis e Cunha, para passar o dia.
De acordo com o secretário, a cidade tanto na área de segurança como na de infraestrutura. Foram realizadas reuniões com os diversos agentes envolvidos no evento como a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal para alinhar as operações junto a Guarda Municipal, que vai atuar em diversos pontos da cidade para orientar e proteger o folião.
– Também teremos o apoio da Defesa Civil e Secretaria de Saúde, que estão com todas as equipes preparadas e as ambulâncias em prontidão para a Operação Carnaval – informou o secretário.
Edson Moura está confiante que o Carnaval este ano seja como o Réveillon, com uma festa sem ocorrência policial grave, sem grandes demandas para o hospital municipal e demais órgãos.
A programação de Carnaval deste ano vai começar na quinta-feira, dia 28, com o aniversário da cidade.
“Neste dia teremos o show de Diogo Nogueira, mas a programação se estende durante todo o carnaval com blocos no centro histórico, blocos em Trindade e na praia do Jabaquara”, diz.

Angra dos Reis

Em Angra dos Reis, o Carnaval promete ser animado e com boa expectativa de público, afirma o presidente da TurisAngra, João Willy. Na opinião dele, cerca de 100 mil pessoas – incluindo turistas/veranistas e day-use – circulem por Angra durante os dias de Carnaval, com ocupação máxima dos meios de hospedagem.
A rede hoteleira conta com o total de 262 meios de hospedagem com 4.411 quartos e 10.355 leitos. Segundo João Willy, a festa terá mais de 60 blocos, que vão desfilar no Centro e nos bairros, incluindo a Ilha Grande, durante uma semana, a partir de quarta-feira (27).
– A estrutura da folia contará com cinco pequenos trios para puxar os blocos em diferentes pontos da cidade. O percurso principal será pelas ruas do Centro, que vão receber decoração, reforço na iluminação e a instalação de banheiros químicos. Para garantir uma festa tranquila, haverá reforço no policiamento, com cerca de 70 PMs trabalhando no patrulhamento da cidade. Policiais do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) também vão auxiliar na segurança dos moradores e turistas – diz.
O presidente da TurisAngra ressalta que diversos setores da prefeitura (TurisAngra, Proeis, Trânsito, Fiscalização de Postura e Serviço Público) estarão trabalhando durante os sete dias de festa.

Por: Júlio Amaral

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996