Reino Unido reduz nível de alerta terrorista

by Diário do Vale

Londres – O Reino Unido reduziu neste domingo (17) de “crítico” para “grave” o nível de alerta terrorista no país após a prisão de dois homens relacionados à explosão ocorrida na última sexta-feira (15) em uma composição do metrô de Londres, informou a ministra do Interior, Amber Rudd.

A ministra disse que a polícia britânica fez grandes progressos na investigação sobre o ataque, em que 30 pessoas sofreram ferimentos leves devido à explosão de um artefato em um vagão na estação Parsons Green.

O nível “grave” – o segundo mais alto de uma escala de cinco – significa que um ataque terrorista é altamente provável.

A ministra explicou que a decisão de reduzir o alerta foi tomada pelo Centro de Análise Conjunto de Terrorismo, composto por representantes de 16 departamentos do governo e com sede no escritório do serviço secreto MI5.

“Grave significa que um ataque é altamente provável, por isso peço a todos que fiquem alertas, mas não alarmados”, acrescentou.

A decisão foi tomada depois que a polícia prendeu neste fim de semana dois jovens, um de 18 e outro de 21 anos, por relação com o ataque.

O rapaz de 18 anos foi preso sábado (16) de manhã na sala de embarque do Porto de Dover, no Sudoeste da Inglaterra, e o outro também no sábado (16) à noite no bairro de Hounslow, perto do aeroporto de Heathrow, em Londres. As autoridades britânicas ainda não divulgaram nem as nacionalidades, nem as identidades de ambos.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do ataque, embora Amber Rudd tenha dito hoje à rede de televisão “BBC” que “não há evidências” de que a organização esteja por trás deste atentado.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996