segunda-feira, 3 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Relatório Final da Comissão da Verdade ganha espaço em bibliotecas

Relatório Final da Comissão da Verdade ganha espaço em bibliotecas

Matéria publicada em 10 de dezembro de 2016, 14:00 horas

 


Rio – A Coordenadoria Estadual por Memória, Verdade e Direitos Humanos, vinculada à Superintendência de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, ganhou um reforço importante na missão de divulgar o Relatório Final da Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio), que encerrou os trabalhos em dezembro de 2015. A partir de novembro, a Superintendência da Leitura e do Conhecimento, da Secretaria de Cultura, passou a oferecer o documento nos espaços de leitura mapeados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas.

– O Relatório da Comissão da Verdade do Rio representa o resultado de uma pesquisa extensa sobre as graves violações de direitos humanos, que ocorreram no período da ditadura. A divulgação do documento torna possível à sociedade conhecer o contexto dessas violações e cumprem o papel de educar as futuras gerações. A disponibilização desse material em bibliotecas públicas do Estado do Rio de Janeiro ampliará o acesso dessas informações pelo público em geral e, especialmente, os nossos jovens estudantes – disse Aline Inglez, superintendente de Promoção dos Direitos Humanos.

Documento

Resultado de dois anos e oito meses de trabalho, o Relatório Final da CEV-Rio foi entregue ao Governo do Estado e à sociedade civil em cerimônia no Palácio Guanabara, em dezembro de 2015. O documento está dividido em seis partes, englobando desde o contexto de criação das Comissões da Verdade até a identificação de locais de prisão e tortura. O documento já pode ser encontrado em todas as Bibliotecas Parque (Manguinhos, Niterói, Rocinha e Presidente Vargas) e no Alemão.

Espaço: Resultado de mais de dois anos de trabalho, documento está disponível ao público (Foto: Divulgação)

Espaço: Resultado de mais de dois anos de trabalho, documento está disponível ao público (Foto: Divulgação)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Comissão da verdade feita por “esquerdistas”.

    Eles nunca contarão o pq dos militares terem entrado em ação defendendo Brasil.

Untitled Document