>
segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 09:16 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende adota novas medidas de contenção ao coronavírus

Resende adota novas medidas de contenção ao coronavírus

Matéria publicada em 18 de março de 2020, 11:02 horas

 


Novo decreto prevê regras para contenção e distanciamento social previstas em protocolos da Organização Mundial da Saúde

Decreto entrará em vigor na quinta-feira (19)
(foto: Divulgação PMR)

Resende – A prefeitura de Resende publicou um novo decreto prevendo adoção de medidas temporárias de prevenção e distanciamento social, previstas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para prevenção ao coronavírus (Covid-19).

O documento segue as diretrizes e protocolos passados pela OMS, bem como levou em consideração as ações mais recentes do Governo do Estado. Por isso, Resende também confirmou Situação de Emergência em Saúde Pública em território municipal.

Regras

A partir da próxima quinta-feira (19), todas as atividades com presença de público em salões de festas, casas de festas, casas de show, boates, salões comunitários, auditórios e locais similares, estão suspensas por 15 dias. O mesmo vale para exibições em cinemas, teatro, comícios, passeatas e atividades do mesmo tipo.

Comércio

O decreto prevê que bares, restaurantes, lanchonetes, cafés e estabelecimentos congêneres (inclusive dentro dos shoppings) só poderão funcionar até às 18h. Estão permitidos serviços de entrega ou retirada de produtos no próprio estabelecimento após 18h. Academias, centros de ginástica/luta e estabelecimentos similares deverão parar de funcionar no período.

Shoppings, centros comerciais e estabelecimentos do mesmo tipo devem funcionar das 12h às 20h, sendo que as lojas só devem funcionar seis horas por dia. O comércio em geral e as lojas de rua também deverão funcionar no máximo seis horas por dia.

Comerciantes devem ficar cartazes com o horário de funcionamento em lugar visível ao público; as medidas não serão aplicadas a supermercados, açougues e similares, assim como não alcança a feira livre, farmácias e estabelecimentos de saúde (consultórios, clínicas, etc) em geral.

Turismo

Bares, restaurantes e lanchonetes que funcionam no interior de pousadas e hotéis só poderão atender hóspedes. Banhos em lagoas, rios ou piscinas públicas estão suspensos no prazo estipulado no decreto.

Transporte público

Sem aulas na rede pública, fica proibido o passe livre de estudantes pelo período de 15 dias, para que seja incentivada a quarentena voluntária de crianças e jovens. Já as vans e ônibus, que circulam no município, deverão manter as janelas abertas durante o trajeto e fornecendo álcool em gel sempre que for possível.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde deverá programar até o dia 23 deste mês a suspensão de alguns procedimentos por 15 dias, como as cirurgias eletivas, exames eletivos de diagnóstico e consultas laboratoriais; com exceto casos graves e autorizados pelas autoridades.

– O documento prevê ainda que funcionários de saúde que tiverem suas atividades normais suspensas devem ficar de prontidão para atuação na mesma unidade ou em outra unidade de saúde do município, de acordo com a carga horária correspondente do servidor, para combate à epidemia, a partir da convocação e necessidade da Secretaria Municipal de Saúde – destacou em a prefeitura em nota, acrescentando que é fundamental que as pessoas devem ficar em casa e buscar por atendimentos médicos em casos de dificuldade respiratória.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. enquanto isso o skydive de resende está funcionando a pleno vapor lotando o avião com 17 pessoas e saltando de paraquedas o dia todo, a semana toda, sem qualquer noção de risco de disseminação da doença, uma vez que muitos paraquedistas vem do rio de janeiro para saltar na cidade, uma completa falta de noção em prol do dinheiro em detrimento da população

Untitled Document