quarta-feira, 26 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / ‘Resende Cidadã’ chega a mais uma edição neste sábado

‘Resende Cidadã’ chega a mais uma edição neste sábado

Matéria publicada em 12 de abril de 2019, 21:47 horas

 


Prefeitura de Resende leva serviços à população
(Foto: PMR)

Resende – Esporte, cultura e, principalmente, cidadania. Estes são os conceitos envolvidos no ‘Resende Cidadã’, projeto promovido pela Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Em sua segunda edição, o evento chegará a Escola Municipal Maria de Assis Barboza, no bairro Cabral, neste sábado, dia 13, das 9h ao meio dia.
A ação, que foi elaborada a partir do conceito do antigo ‘Balcão de Direitos’, passou por uma reformulação visando expandir as atividades inseridas e otimizar a temática cidadania. De acordo com a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, o projeto é mais uma forma de deixar diversas oportunidades e serviços mais próximos da população.
– Muitas pessoas trabalham de segunda à sexta, cuidam dos afazeres de casa, de filhos e acaba sobrando pouco tempo para ir atrás de questões importantes, até mesmo de se divertir. Por isso, a ação acontece no final de semana, no sábado, para que haja mais chance de as pessoas estarem disponíveis para desfrutar de uma série de oportunidade. É com certeza um evento feito para o bem dos munícipes – explica a secretária.
O evento oferece uma vez por mês serviços públicos e incentiva à cidadania nas comunidades em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de acesso a bens e serviços. Com a ampliação feita para 2019, muitas novidades foram encorpadas à programação, fazendo com que o Resende Cidadã se torne uma grande referência em atendimento à população. A Escola Municipal Maria de Assis Barboza, local de realização do evento desenvolvido para toda a família fica na (Estr. da Vargem Grande, 388 – bairro Cabral).
Confira as atrações:

Esporte e Lazer
As atividades começam logo às 9h, com uma Oficina de Reciclagem. Nessa oportunidade, os interessados lidarão com produção de objetos a partir da reutilização de garrafas Pet, contribuindo também com o meio ambiente. Atividade aberta para pessoas a partir de 08 anos de idade (vagas limitadas). Também às 9h haverá um aulão de ginástica, com o grupo da Melhor Idade, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
O esporte ainda leva mais novidades, pois às 10h haverá uma apresentação do grupo de Karatê do Projeto de esporte na escola. Às 10h30 quem se apresenta é o grupo de Jazz também da secretaria. A cultura também marca presença através da contação de histórias, promovida pela Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda. Quem reúne a criançada e todo mundo que quiser ouvir uma boa história é a Maria Violante.

Assistência Social
Já pelo serviço de Assistência Social o evento contará com orientações e encaminhamentos com CRAS Paraíso, Cadastro Único, CREAS, Serviço de Abordagem Social, Centro Pop, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Orientações para mulheres em situação de violência (Lei Maria da Penha) com o NIAM. Divulgação e orientações para famílias que desejam tornarem-se famílias acolhedoras (Família Acolhedora).

Saúde, Trabalho e Educação
Na área da saúde, o evento contará com aferição de pressão arterial e glicemia, Saúde bucal, orientações e encaminhamentos de fisioterapia. Além disso, equipes estarão tratando do controle ao tabagismo, prevenção à tuberculose, hanseníase e doenças sexualmente transmissíveis, promoção e prevenção das doenças que acometem o trabalhador com o CEREST.
Quem almeja ser inserido no mercado de trabalho também terá vez com o ‘Resende Cidadã’, afinal, representantes do SINE farão a captação de currículos e levarão as vagas de emprego em aberto. Para enriquecer o currículo e se aprimorar, será possível fazer a pré-inscrição para Educação à Distância (semipresencial) para ensino fundamental e médio gratuito pelo CEJA e a pré-inscrição para cursos profissionalizantes da FAETEC.

Direitos
Outra oportunidade de muita importância para a população será a oferta de orientação jurídica com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio. A população poderá levar queixas sobre direito do consumidor com o PROCON, reclamações e, ainda, sugestões sobre serviços públicos municipais com a Ouvidoria Geral da Prefeitura.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document