Resende: projeto ‘Caminhadas na Natureza’ acontece nesta sexta-feira (7)

Caminhada também contará com o 'Circuito Cachoeira da Fumaça'

by Mayra Gomes

Resende – A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Turismo, vai realizar mais uma edição projeto “Caminhadas na Natureza” com o Circuito Cachoeira da Fumaça. O evento gratuito acontece no próximo sábado (8), e as inscrições já estão esgotadas. 

Para a realização da prova, é recomendada a utilização de calça, camisa, meias e boné ou chapéu, além de levar uma capa de chuva. O percurso com o total de 12km, considerando ida e volta, abrange pontos turísticos e inúmeros pontos de beleza natural para apreciar durante uma valiosa atividade física. 

É importante lembrar que a caminhada é um evento democrático, aberto a um público abrangente, com jovens, adultos e terceira idade, em grupo ou individualmente, com idade mínima de 14 anos.  

Chegamos a mais uma edição, com um percurso repleto de paisagens que destacam a beleza da nossa região. A caminhada é indicada para pessoas que pratiquem atividades físicas regularmente. É importante lembrar que os participantes deverão levar seu lanche e água acomodados em mochila, evitando bolsa de mão. Esperamos que os participantes desfrutem de mais essa oportunidade maravilhosa de praticar uma atividade física e explorar as belezas naturais do nosso município – destacou o secretário municipal de Turismo, Tisga Vieira. 

O Percurso 

A concentração será às 8h, na praça principal da Vila da Fumaça com saída as 9h. O percurso é todo por estrada de terra, passando por belas paisagens, até chegar na Cachoeira da Fumaça. São, ao todo, 12 km de caminhada (6 km na ida e 6 km na volta). A previsão de término é as 14h 

A Cachoeira da Fumaça está situada no Rio Preto e é considerada a maior cachoeira do estado do Rio de Janeiro, com 2 km de corredeiras e 200 metros de desnível. Está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende pelo Decreto Municipal 043/1999. Para conservar a queda d’água foi criado em dezembro de 1988 o Parque Municipal Natural da Cachoeira da Fumaça e Jacuba. A unidade de conservação possui cerca de 180 alqueires. 

A Vila da Fumaça está situada a 33 km do centro urbano de Resende. Na localidade encontram-se as belas igrejas São Vicente Ferrer e Nossa Senhora dos Aflitos. 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996