Resende – Uma ação de peixamento foi realizada na noite desta terça-feira (4), no Rio Paraíba do Sul, em Resende. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente do município e foi realizada pela prefeitura, ArcelorMittal e pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente). O evento contou com a presença do secretário Municipal de Resende, Wilson Moura, do diretor Industrial das Unidades da ArcelorMittal Sul Fluminense, Paulo Marcelo Rodrigues, do analista de Meio Ambiente da ArcelorMittal Sul Fluminense, Peterson de Oliveira, do gestor do Parque Estadual da Pedra Selada, Carlos Dário, da consultora especial da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), Lorena Souza, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, da produtora de aço e moradores da comunidade.
A atividade foi realizada em frente ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Resende. O peixamento de alevinos foi de espécies nativas no Rio Paraíba do Sul. Na ocasião, foram soltos 3,5 mil peixes do tipo Grumatã, Piabanha, Lambari do rabo amarelo e Cauda Branca. O Grumatã e o Piabanha, inclusive, correm risco de extinção. Além do peixamento, o município, através da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), tem uma programação especial preparada para celebrar a Semana do Meio Ambiente, com atividades até a próxima sexta-feira (8), com oficina, palestra, plantio de mudas e muita informação. Além disso, haverá uma ação de descarte solidário de resíduos eletrônicos de eletrodomésticos no Parque das Águas.
Paulo Marcelo, diretor da ArcelorMittal Sul Fluminense, reforçou o compromisso da empresa com a comunidade sul fluminense e o meio ambiente. “O Rio Paraíba representa muito para as nossas operações. Ele é o Rio que abastece as nossas operações de Resende e Barra Mansa, então nada mais justo do que a gente contribuir para a comunidade local, com essa iniciativa aí do peixamento. É uma iniciativa que a gente já faz há cerca de oito anos e isso a gente sabe que está renovando o ecossistema da região e trazendo aqui, mantendo as condições do Rio que a gente espera que se mantenha, mesmo com as nossas operações, e a ArcelorMittal tem. Das políticas de sempre fazer o melhor e tentar tornar os ambientes melhores do que a gente encontrou”, revelou.