Rio comemora 450 anos com programação especial

Por Diário do Vale
pezao

( Foto: Divulgação)

 

Rio de Janeiro –

O Rio de Janeiro comemora neste domingo (1/3) seus 450 anos de fundação com programação especial. Para marcar a data, os cariocas vão ganhar de presente o Túnel Rio 450, que será inaugurado em homenagem ao aniversário da cidade. Com três faixas em operação em sentido único, do Centro para o Viaduto do Gasômetro, o primeiro túnel subterrâneo do Rio mede 1.480 metros de extensão e liga a Via Binário, primeira grande obra viária do Porto Maravilha, inaugurada em 2013, à Rua Primeiro de Março. A presidente Dilma Rousseff, o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes vão inaugurar a obra.

– Estou muito feliz por participar, como governador, das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa. É uma honra estar aqui, um pouco mais de um ano antes das Olimpíadas, e presenciar esse momento especial de transformação do Rio, que se tornou o maior canteiro de obras da América do Sul. Vamos trabalhar muito para trazer mais segurança, saúde, educação e paz para esse povo maravilhoso, que é o carioca. Parabéns, Rio de Janeiro e viva a carioquice – disse o governador.

Uma cerimônia cívico-militar, na Fortaleza de São João, na Urca, onde a cidade foi originalmente fundada, deu início às comemorações. Vinte veleiros, que partiram de Bertioga, em São Paulo, e refizeram o mesmo percurso feito por Estácio de Sá em 1565, chegaram ao Forte. Em seguida, foi celebrada uma missa no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião, a paróquia dos frades Capuchinhos, na Tijuca, com a presença da primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Cautiero Horta Jardim. O cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, abençoou três relíquias do Rio: a imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio; os restos mortais de Estácio de Sá; e a pedra fundamental da fundação da cidade.

O bolo de aniversário, com 450 metros, foi cortado na Rua da Carioca, no centro do Rio. A imagem peregrina de São Sebastião foi levada ao local por Dom Orani Tempesta, e a escola de samba Estácio de Sá se apresentou para o público.

– É uma honra representar a cidade em seu aniversário, nos seus 450 anos. O Rio de Janeiro tem muita história e muito da identidade brasileira. O meu des ejo é que, nos próximos anos, os cariocas vivam em uma cidade cada vez mais integrada e melhor – disse o prefeito Eduardo Paes.

Advertisement

A data marcou também a inauguração do Palácio Rio 450, em Oswaldo Cruz. O casarão de 1920 abriga a terceira sede administrativa da Prefeitura do Rio. As duas sedes atuais – o Centro Administrativo São Sebastião e o Palácio da Cidade – ficam na Cidade Nova e em Botafogo, respectivamente.

A cerimônia oficial de comemoração dos 450 anos da cidade do Rio irá encerrar o dia de festas, no Palácio da Cidade. No evento, será entregue a inédita Medalha 1º de Março, produzida em parceria com a Casa da Moeda, a personalidades que fizeram parte da história do Rio. Os homenageados também vão receber um selo comemorativo produzido pelos Correios.

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996