Rio Paraíba do Sul: Resende realiza peixamento na semana do meio ambiente

Cerca de 3,5 mil peixes de espécies nativas da região, incluindo espécies com risco de extinção, serão soltos no rio nesta terça-feira, a partir das 16h 

by Mayra Gomes

Resende – O Rio Paraíba do Sul, em Resende, vai receber uma ação de peixamento nesta terça-feira (4). A atividade, que conta com o apoio da Prefeitura de Resende, faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e será realizada pela ArcelorMittal e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), a partir das 16h. O evento contará com a presença do prefeito Diogo Balieiro, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, da produtora de aço e moradores da comunidade. 

O peixamento de alevinos será de espécies nativas no Rio Paraíba do Sul. Na ocasião, serão soltos 3,5 mil peixes do tipo Grumatã, Piabanha, Lambari do rabo amarelo e Cauda Branca. O Grumatã e o Piabanha, inclusive, correm risco de extinção. O prefeito Diogo Balieiro Diniz celebrou as parcerias realizadas pelo município que trazem muitos benefícios ao meio ambiente da região. 

– Desde 2018, quando a ArcelorMittal chega em Resende, formamos uma importante e frutífera parceria com a empresa, com vários projetos em conjunto em diferentes áreas como na da educação, da cultura e do meio ambiente. O peixamento é mais um uma ação, que reforça o compromisso da empresa em contribuir na melhora e no cuidado com a comunidade na qual está inserida – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz. 

Os peixes são oriundos do Banco Genético Vivo de espécies ameaçadas de extinção da Bacia do Rio Paraíba do Sul, sediado no Projeto Piabanha, que fica localizado em Itaocara, no Rio de Janeiro. O peixamento está incluso na programação da Semana do Meio Ambiente em Resende, que terá atividades até a próxima sexta-feira. 

O peixamento garante o equilíbrio e a reprodução do ecossistema, na manutenção da estabilidade e na preservação das espécies. A ação reforça ainda o compromisso da ArcelorMittal com a comunidade Sul Fluminense e o meio ambiente. Investimos continuamente para contribuir com a preservação ambiental das regiões onde atuamos destacou Paulo Marcelo, diretor da ArcelorMittal Sul Fluminense. 

A atividade será realizada em frente ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Resende (Endereço – Av. Pref. Botafogo – Bairro Comercial, Resende. 

Além do peixamento, o município, através da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), tem uma programação especial preparada para celebrar a Semana do Meio Ambiente. A programação começa nesta terça-feira (4) e se estende até o dia 7, com oficina, palestra, plantio de mudas e muita informação. Além disso, haverá uma ação de descarte solidário de resíduos eletrônicos de eletrodomésticos no Parque das Águas. 

Serviço 

Peixamento do Rio Paraíba do Sul 

Data: terça-feira (4)

Horário: a partir das 16 horas 

Local: Em frente ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Resende (Endereço – Av. Pref. Botafogo – Bairro Comercial, Resende – RJ, CEP.: 27541-030) 

Programação da Semana do Meio Ambiente 

Terça-feira (4): Reintrodução de espécies Nativas do Rio Paraíba do Sul 

16H: Novo “Peixamento” no Rio Paraiba do Sul – AMAR / ArcelorMittal / Revismep 

Local: Av. Prefeito Botafogo, s/n° – Bairro Comercial (Margem do Rio Paraíba do Sul, na Beira Rio, em frente ao IFRJ) 

 

 Quarta-feira (5): Artecologia no Parque das Águas 

8h: Saudação ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com: Prefeito Diogo Balieiro Diniz, Wilson Moura (Presidente da AMAR) e convidados 

8h30: Início das atividades simultâneas com: Apresentação do Grupo de Canto Coral com alunos da E. M. Roberto Silveira – (CRIARTE) 

Teatro Ambiental – “A Mágica da Reciclagem” – (AMAR/Secretaria de Educação). 

Plantio de 10 mudas de Mata Atlântica no Parque das Águas. 

Tenda da AMAR com o Projeto Educação Ambiental & Resíduos – “Estações de Resíduos”. 

Tenda da AMAR com doação de mudas aos usuários do Parque das Águas. 

Tenda da Secretaria de Educação: mini oficina de pintura de rosto e atividades gerais de educação ambiental. 

Tenda Secretaria de Turismo: Colorir e desenhar. 

Tenda do CCZ: Relação da dengue com a água; observação de larvas do mosquito Aedes Aegypti em microscópio. 

Tenda da AEDB: “O meio ambiente com direito à vida, à saúde e à felicidade” 

Tenda da UERJ: Atividades sobre tratamento de água, reaproveitamento de resíduos e produção de corantes com pigmentos naturais. 

Tenda Águas das Agulhas Negras: Laboratório de análise de agua; Projeto “Trata Oleo” e bebedouro. 

Tenda da INB: Jogos lúdicos e desenho infantil. 

Tenda Grupo Escoteiro Guia Lopes 17/RJ: Práticas escoteiras para o cuidado e a preservação da natureza. 

Tenda CEIVAP, ACEVAP & CBH-Médio Paraíba: com informações sobre a questão hídrica em nossa região. 

Tenda Revismep + RevisTurfeira : Com informações gerais sobre as duas unidades. 

Tendas Cluster automotivo de Resende – Projeto Costurando o Futuro (VWCO), Projeto The Wall (BENTELER). Projeto Upcycling (JLR). Ações de replantio X Animais silvestres, ciclo de vida e reciclagem de pneus e Arvore que fala (MICHELIN), Jogo da Memória Ambiental; Experiência Pintura de Veículo (STELLANTIS), Carro elétrico e banners com projetos ambientais (NISSAN). 

Tenda SANEAR: com atividades relacionadas a água e meio ambiente. 

9h às 15h:: 8° Descarte Solidário de Resíduos Eletroeletrônicos de Resende. AMAR/ Rotary Club de Resende. Local: Avenida Rita Ferreira da Rocha, s/n° 

 

Quinta-feira (6): Oficina Interativa 

9h às 11h: Oficina interativa – Animais peçonhentos – Orientações gerais 

Local – Grupo SEB – Itatiaia 

 

Sexta-feira (7): Mutirão de Mudas no Horto Municipal 

9h às 11h: Ação – Mutirão de mudas no Horto Municipal – com as turmas do Jovem Aprendiz da AEBD 

Local: Horto Municipal de Resende 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996