Rio Turvo transborda e invade casas no distrito de Amparo, em Barra Mansa

by Diário do Vale

Nível do Rio Turvo sobe com as fortes chuvas que atingem a região (Jane Portela)

 

Barra Mansa – O temporal do fim da tarde e da noite de terça-feira (4), em Barra Mansa, gerou consequências até a manhã desta quarta-feira (5), no distrito de Amparo. O Rio Turvo transbordou e pelo menos 100 casas localizadas no distrito de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, foram afetadas. As cheias, segundo informações da Defesa Civil do município, foram provocadas pelo excesso de chuvas que caíram na região de Conservatória, na cidade de Valença, na tarde desta terça-feira, dia 4.

Moradores da Rua Otto Christian Koening relataram que o nível da água chegou a 1,5 m de altura durante a noite. Por volta das 10 horas, desta quarta-feira (5), o nível era de 1.10 metros de altura.

O coordenador da Defesa Civil, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro,  ressaltou que no distrito não há pluviômetro, o que inviabiliza a medição do volume de chuvas e o sistema de alerta à população.

-A falta do equipamento impossibilita que a Defesa Civil faça o alerta para que os moradores deixem suas residências ou coloquem móveis, objetos pessoais e documentos em local seguro – disse.

Funcionários da prefeitura verificam situação de moradores de Amparo onde o Rio Turvo transbordou (Jane Portela)

Funcionários da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos estiveram na região alagada para verificar necessidades como colchões e alimentos. Eles também checaram o cadastramento dos afetados em programas sociais do governo. O Saae-BM distribuiu cloro para a limpeza das casas tão logo o nível do Rio Turvo se normalize.

Sem transtornos

As fortes chuvas em Bananal (SP) e na região do Sertão dos Hortelãs (RJ), elevaram o nível do Rio Barra Mansa, porém não provocaram transtornos na Rua Florianópolis, no Nova Esperança. Na região da Colônia o volume de água do Rio Bananal subiu bastante também em função das chuvas, porém o rio se manteve na calha.

Rio Paraíba do Sul 

O coordenador da Defesa Civil informou que o volume do Rio Paraíba do Sul está 1.10 metros acima do normal. Pela manhã, a medição apontava para 3.2 metros de profundidade.

-Quando o Paraíba chega a 3.5 metros de profundidade atinge a sua cota de alerta e já provoca alagamento em locais como a Vista Alegre, Vila Maria e Eduardo Junqueira – detalhou.

Dados do aplicativo da Defesa Civil que permitem monitorar o Rio Paraíba do Sul apontavam uma vazão de 532 metros cúbicos por segundo na manhã desta quarta-feira. A vazão considerada dentro dos parâmetros de operação de normalidade é de 290 metros cúbicos por segundo.

A Defesa Civil alerta para as possibilidades de pancadas de chuvas nas próximas horas. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a previsão é de chuvas para os próximos 15 dias em várias partes do Brasil. Existe acumulados de chuva significativos concentrados entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e podem variar entre 80 e 200 mm.

 

You may also like

7 comments

Pagador de impostos 6 de fevereiro de 2020, 09:25h - 09:25

Até os indígenas que sempre habitaram essas terras já sabiam disso. Na época das águas, ou seja, durante o verão, a calha dos rios aumenta de largura, pra comportar todo o volume de água em curso. Construção em margem de rio não deveria ser permitida ou feita, ou permitida depois de estudos de engenharia, de maneira a evitar ou mitigar esse tipo de problema. Mas, ….

ALMEIDA 5 de fevereiro de 2020, 21:25h - 21:25

A simples instalação de pluviômetros não resolve e nem mitiga o problema, ou seja, com os dados pluviométricos se consegue fazer uma antecipação na prevenção de eventos como deslizamentos. O monitoramento das chuvas e dos níveis dos rios são efetuados por “Estações Automáticas”, com monitoramento hidrometereológico, dotadas de sensores que produzem registros da precipitação e dos níveis d’água (cheia) em um determinado espaço de tempo. Esse monitoramento é de extrema importância porque gera informações que minimizam os danos causados pela cheias, na medida em que dá informações sobre o comportamento do rio, se o nível das águas está subindo ou baixando. Dessa maneira pode-se trabalhar com medidas preventivas e não corretivas.

Ricardo - Vista Alegre 5 de fevereiro de 2020, 19:51h - 19:51

De fato… Com instalação de pluviômetros inteligentes em pontos estratégicos da cidade, a Defesa Civil poderia implementar planos de ação com maior eficiência e agilidade na ocorrência…
Falta só o interesse do prefeito investir aonde não vai garantir muitos votos… E pensar no bem comum… Essa “seria” sua função…

Simone Ramos 5 de fevereiro de 2020, 19:44h - 19:44

Realmente o poder público tem um grande descaso por esses bairros mais afastados. É de se assustar, as vezes parece não fazer parte do município.
E por falta de um equipamento barato, ficam jogados a própria sorte.
Votei no prefeito atual e sinceramente me arrependo muito, assim como vários vizinhos. Fala demais e tem poucas ações.
Agora o que podemos fazer é orar todo dia e viver nessa aflição até março, que fecha o período das chuvas mais intensas.

Jorge Lucas 5 de fevereiro de 2020, 19:25h - 19:25

Concordo plenamente com a instalação do pluviômetro. Aliás, acho que deveríamos fazer um movimento nacional pela instalação de pluviômetros. Com certeza, se em Belo Horizonte e Vitória tivessem pluviômetros, as tragédias teriam sido evitadas.

Lucas Hugo 5 de fevereiro de 2020, 15:50h - 15:50

É um absurdo, que qualquer bairro que exista algum risco mínimo de inundação não tenha um pluviômetro.
Estamos falando de vidas. E uma medida simples que o governo municipal tem total capacidade de arcar com os custos.
Por favor, senhor prefeito. Como sinal de respeito a vida, instale pluviômetros nos bairros. Depois você vai lá faz vídeo, faz todo aquele circo que adora.
Mas dê o mínimo de dignidade a toda população. Porque na hora de pagar IPTU e votar, somos todos iguais. Mas não adianta sermos lembrados só nessa hora.

Morador de BM 5 de fevereiro de 2020, 22:36h - 22:36

Se não me engano, lá ninguém paga IPTU nem água pois tudo pertence a igreja católica.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996