segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 - 23:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Rodrigo Drable diz que há risco de voltar a fechar o comércio de Barra Mansa

Rodrigo Drable diz que há risco de voltar a fechar o comércio de Barra Mansa

Matéria publicada em 5 de maio de 2020, 19:40 horas

 


Prefeito vai acompanhar evolução do número de casos e considera provável que cidade tenha de parar novamente

Rodrigo diz que pode voltar a fechar comércio para salvar vidas

Barra Mansa – O prefeito Rodrigo Drable disse, em transmissão ao vivo feita -pelas redes sociais, que é provável que ele precise decretar novamente o fechamento do comércio. Ele disse que, a partir dos próximos dias, vai ser possível verificar a intensidade do crescimento do número casos da Covid-19 desde que o comércio foi reaberto, na semana passada. Dependendo do resultado, as lojas podem voltar a fechar.

– Sei que vão reclamar, que vão me xingar, mas se for preciso, se houver um cenário ruim, podemos ter que parar de novo – disse o prefeito.

Ele afirmou que há um dado positivo no fato de a maioria das pessoas estar usando máscara nas ruas, mas disse que a minoria que não usa está se colocando em risco e colocando também seus semelhantes em perigo. Ele comentou que viu casais andando de mãos dadas ou abraçados “como se nada estivesse acontecendo”.

– Isso não pode ocorrer. A situação é grave, e não voltamos à normalidade só porque abrimos o comércio. Não é o momento de andar de mãos dadas ou abraçados, nem de cumprimentar com apertos de mão, abraços ou beijos no rosto. São essas pessoas que se arriscam, tendo contato físico, saindo sem máscara ou sem necessidade real de ir à rua, que depois podem acabar precisando de um leito de hospital – disse o prefeito.

Leitos

Rodrigo falou também que existe a possibilidade concreta de parte dos leitos de UTI do município ser ocupada por pacientes de fora, vindos de cidades onde a rede pública de saúde já entrou em colapso, tendo mais doentes precisando de cuidados intensivos do que leitos de UTI em seus hospitais.

Ele disse que parte dos leitos de cuidado intensivo da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa são regulados, ou seja, têm sua ocupação gerenciada por uma central estadual. Se houver necessidade, esses leitos certamente poderão ser usados por pacientes de fora.

Outros leitos não foram colocados na central de regulação e são próprios do município, não havendo obrigação de cedê-los para pacientes de outras cidades.

– Mesmo parte desses leitos próprios de Barra Mansa podem acabar sendo cedidos. Se chega uma ambulância de fora com um paciente em estado grave, correndo risco de vida, seria desumano recusar socorro – afirmou o prefeito.

Bancos

Rodrigo voltou a falar da necessidade de encontrar uma solução para a aglomeração de pessoas nas filas para receber o auxílio financeiro do governo federal nos bancos. Segundo ele, é preciso encontrar uma forma de evitar a aglomeração.

A prefeitura tem mantido equipes perto das agências bancárias para orientar e socorrer a população, se for preciso. Nesta terça, algumas senhoras de idade passaram mal na fila de uma agência da Caixa Econômica Federal na cidade e foram atendidas por esse grupo.

O prefeito disse que aceitou a sugestão feita por um amigo de colocar banheiros químicos e distribuir água em copinhos. Drable, além de colocar a ideia em prática, instalou também lavatórios para as pessoas higienizarem as mãos.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

56 comentários

  1. M Eterna Quintão

    Dificil é agradar, o povo,se faz fala se não faz reclamam então, prefeito tem que fazer o que você acha que é correto, e cada um que fazem sua parte para evitar o coronavírus , e Que Deus esteje no comando de Tudo.

  2. Essas pessoas que pedem pelo comércio aberto se esquecem que morto não paga conta e nem movimentam a e economia.

  3. Ônibus da triecon tá lotado, tiraram vários carros da linha , uma vergonha! E ninguém faz nada.

    • Nilo Daniel Nunes da Silva

      Bom dia prefeito, sugestão põe um rodízio de placa dos carros para circular em Barra mansa, pois tem MT carro na rua tendo rodízio cairá o movimento de gente na cidade, pois MT gente q estão nas rua vão de carro, isso ajudaria reduzir aglomeração e não fecharia o comércio

  4. Célio Marcos dos prazeres Prazeres

    Banheiro químico .pode ser perigoso

  5. Fez tudo ao contrário prefeito, quando era pra manter aberto fechou e agora com 70 casos reabriu! Isso é falta de estratégia e planejamento.

    • Se o comércio não tivesse reaberto , talvez os riscos seriam menores Sr Prefeito. Pq deixou isso acontecer nossa cidade não está preparada para esta epidemia. Pense um pouquinho , nossas vidas , nossas famílias e toda população está com medo. Pessoas sem máscaras e não estão fazendo aglomeração. Estamos pedindo socorro.

  6. Quem manda é a curva de contágio. Vamos aguardar a curva depois que abriu o comércio. Pode ser a curva da morte pela ganância ou não. Rodrigo me faz lembrar do filme Tubarão. Revejam para entender.

    • Eu concordo de dar o copinho de água lugar para lavar as mãos mas o banheiro químico eu sou contra isso não vai dar certo porque várias pessoas vai começar a usar o banheiro sendo que esse o convite também pode vir pelo banheiro não vai ter ninguém para ficar higienizando essa banheiro então é melhor não usar o banheiro químico

  7. População se mostrando mto mais irresponsável do q parecia. Ah, tem bares abertos na cidade, viu? Consumindo no local. Gritaria e aglomeração. E esse negócio de abrir igrejas aí é pra pastor ladrão, pq os q não são entendem q podem mto bem orar em suas casas. Filas em lojas a população ñ aceita distanciamento tb não. Qdo reclamamos somos xingados pelo povo ignorante das cavernas q nem sei pra q q existe essas b… só Jesus na causa mesmo. A ignorância vai matar o povo.

  8. Era pra ter decretado lockdown no inicio dos primeiros casos…e ir relaxando as medidas depois…agora ta na cara que vai precisar fechar de novo

  9. Que preocupação! depois de um carnaval 25 de fevereiro,11 março ONU classifica
    pandemia covid,engraçado deixar de fazer carnaval ninguem deixou,puro interesse político e financeiro,por isso confio só.Deus.

    • Liberdade de expressão#Nada que Prefeito fizer vai estar bom para todos.
      Alguém já tentou se por no lugar dele?!?!
      Quantas decisões..quais tomar…o que trará menos caos..etc…todo o cenário é novo em BM é novo no Mundo,ainda não tem como saber o que será mais eficaz pois também depende do povo saber respeitar.
      O Presidente coitado está ainda numa posição pior…sem partido …sem palavras coerentes na maioria das vezes porém bem realista.Hoje qualquer decisão que ele tome também haverá críticas.
      Não sou bolsonarinha de coração nao!
      Ele era a melhor opção de voto e se amanhã houver outra opção assim será.
      Infelizmente o vírus existe é letal, é nisso que cada um tem que se preocupar e fazer as medidas protetivas certas.
      O Povo tem que cuidar do povo cuidar de seu próximo,não e hora de adquirir bens materiais.

      Me dói ver pessoas que saem na rua com uma superioridade na alta se achando imune com máscara no pescoço,ou com nariz pra fora da máscara,detalhe que pra falar….tiram a máscara,do que adianta ????? Sem noção!!!!!
      Essas pessoas devem ler mais sobre doenças virais e os relatos de infectologistas sobre as já existentes e esse novo Covid19.
      E lamentável ter que ficar longe de quem amamos é por isso que temos que ter conciencia da real situação e se previnir. não importa qual cansativo seja.
      Já e ruim ficar longe de quem amamos imagine o quanto pior é que essa pessoa se infecta e não tenha um final feliz e você deixou de ficar perto deixou de abraçar e ela se foi?!?!?!
      Cuide de seu próximo.
      Se o próximo se preucupar com o seu próximo existirá uma corrente do bem,a verdadeira proteção!

      Se não confiam nas autoridades devia mais ainda respeitar o Fica em casa!!!!

      Essa propagação está assim se espalhando na cidade porque mentem sobre sintomas ….alguns sabem que está sob suspeita mesmo assim sai pra rua.

      Sem amor ao próximo.

      Assim comércio não precisará ser fechado radicalmente.

  10. Clécio Bruno de oliveira

    Tem que abrir os comércios sim, voltar ao normal e cada pessoa tem que ser sensata, ter responsabilidade, aplica uma multa de R $ 500.00 no CPF de cada um que estiver sem máscara. Tem que voltar todos a funcionar , fábricas, comércios, indústria, o país não pode parar as pessoas e quê tem que ter responsabilidade. Os empresários tem aluguel pra pagar, salários para pagar, e preciso voltar ao normal e cada pessoa tem que ser sensata.se as empresas fecharem as portas onde vamos trabalhar e manter nossas famílias.

  11. Clécio Bruno de oliveira

    Se não houvesse tanta corrupção no Brasil todas as cidades teriam condições de atender seus moradores, quantos leitos precisam para atender a população de Barra mansa? Quantos respiradores tem que ter para atender a população de Barra mansa? Faça antes de precisar, isso se chama prevenção, temos vários campos de futebol nos bairros. Cada cidade tem que se organizar para atender sua população.

  12. Capeta da grota do Santa cruz

    Não e bem assim pois segundo a lei a omissão de socorro também e crime e o prefeito deixando de viabilizar esses leitos a quem vier precisar estará cometendo crime

  13. POVO DE BM TEMOS Q FICAR EM KSA MAS DESCORDO D COBRAR MULTA PQ NAO TEMOS DINHEIRO TEM PESSOA Q NAO TEM.O Q FALAR FIQUE QUIETO

  14. Clécio Bruno de oliveira

    Se todos usarem as máscaras e forem na rua só quando for realmente necessário não a problema algum, vcs estão esquecendo que se não abrir o comércio os comerciantes quebram, depois não vão ter empregos, sejam racionais, tem que ter e responsabilidade. O PAIS não pode parar

  15. Reabriu só para o dia das mães e passando fecha e reabre para o dia dos pais pra isso pra aquilo. Isso se chama Brasil

    • Fernanda Aparecida de Abreu

      Exatamente

    • Antonio Carlos Breves de Souza

      Isso mesmo

    • O povo pagando caro para vir de Floriano. Empresa Tela com tirou todo a os horários. Para quem trabalha aqui na cidade fica 20 e poucos reais a mais.
      Multe quem está sem máscara. Quer terminar de acabar com o município? Vamos ficar presos até quando? A grande maioria está sem máscara.

  16. Será que ele achou que seria diferente? Que a população iria se manter em casa? Apenas sairiam aqueles q realmente precisam?

  17. Está simplesmente insuportável ver o pessoal totalmente tranquilo como se não estivesse acontecendo. A fila do Banco Itaú perto da Matriz é de dar medo

  18. Torcedor de ouro

    Como assim abrir UTI para outros estados ? se BM não tem respiradores suficientes para nós como vão trazer gente de fora ? Que cada cachorro lambe a sua caceta prefeito

    • cidade e nao estado

    • DANIELE ZANELATO DA SILVA

      Todos estamos em tempos difíceis,se as pessoas estão brincando de faz de contas fica complicada essa situação. E os hospitais não podem nem devem negar assistência para ninguém,mesmo que sejam em outras cidades. O momento e de nos cuidarmos. Sem sermos egoístas,o que tem mais ajudar o que não tem e assim tentar fazer o que a minoria tenta fazer pelo próximo. Vamos deixar a política de lado, estamos vendo que muitos não estão nem aí, só Deus por nós e quem puder que ajude um ao outro..

    • Na verdade BM não tem hospital, somente a Santa Casa é claro e cristalino que se houver uma explosão de casos em BM, VR terá que pagar a conta.

    • Esses incapazes querem acabar com o Brasil. Bando de incopetentes. Querem derrubar o presidente. Fora corrupção e cambada de mercenários.

    • Eu concordo em manter, o comércio aberto, mas as pessoas tem que se concientizar. Ontem eu vi várias pessoas na rua andando e comendo salgados, como se não tivesse acontecendo nada, gente estamos no meio de uma pandemia, vamos nos cuidar, e dos outros também.

    • Rapaz tem muita gente de barra mansa no hospital de Acary voce pode ser um deles ,pare de olhar só para o seu umbigo

  19. Pref feche tudo ,não espere piorar mais a situação. Não é momento p priorizar nenhum comercio presencial. PRIORIZE VIDAS.

    • POLITICAGEM…
      CADA LIVE ELE FALA DE UMA FORMA… rema conforme a maré… E o povo? Q povo?

    • Nilo Daniel Nunes da Silva

      Vc deve ter uma vida MT confortável, deve ser aposentado , ou dependendo do marido ou as coisas chegam no molinho pra vc, todo dia a comida tá aí , e quem assalariado como faz fala pra mim, vc deve ser daquelas pessoas fecha tudo, foda se estou tranquilo isso não e realidade de todos.

  20. Agora não adianta mais fechar o comércio.
    Fico admirado com a falta de conhecimento da equipe que assessora o Prefeito de Barra Mansa.
    Uma vez que a população está nas ruas desde semana passada e considerando que o vírus se manifesta quatro dias depois de contraído e o tempo decorrido desde a liberação podemos concluir que não há mais nada a temer ou a fazer.
    Agora é relaxar, ter a certeza de que a curva não vai mais subir e manter os serviços de saúde em prontidão.

    • Auxílio,cestas básicas,falta de inteligência tudo no mesmo dia a guarda municipal não sabe se fica nas entradas das cidades ou na avenida,aonde se concentra todo movimento.o povo fica recolhido a meses.depois solta o dinheiro é abre as lojas vc quer o que com este resultado.

  21. — NA MINHA OPINIÃO ESTA FALTANDO TRANSPARÊNCIA DAS AUTORIDADES ,
    A POPULAÇÃO ANDA MUITO DESCONFIADA DAS AUTORIDADES , ACHO QUE
    NÃO PRECISO DIZER MUITA COISA , TODOS SABEM BEM O QUE QUERO
    DIZER

    • Fechar naoa há mais necessidades.. Se esta subindo e por conta de uns idiotas que estao fazendo uma aglomeração terrivel nas filas dos bancos e sem mascaras .atras do dinheiro como se o amundo fosse acabar…
      E isso nao pode acontecer …

      Agora fechar o comércio e fazer com que mais trabalhadores percam seus empregos. E familias começem a passar dificuldade ta de sacanagem ..

      FECHAR O COMÉRCIO NAO VAI MUDAR NADA SE CADA UM NAO FIZER A SUA PARTE

  22. * PAU. Corrigindo o corretor Google.

  23. Prefeito ,faz o que tem que ser feito, se vc fechar vão reclamar, se vc não fechar vão cair de pão do mesmo jeito . Quanto mais convivo com o ser humano , mais amo meu cachorro.

    • Com certeza tem muitas pessoas que ñ estão levando a sério, colocando em risco a nossas vidas, eu acho que ó senhor deveria começar a cobra multa porque infelizmente as pessoas respeitam só quando doe no bolso só assim como funciona, estou desempregada se ó senhor quiser me contratar para ser fiscal eu aceito pode se salvar mínimo infelizmente a nossa vi no tinha muito casos

    • Rodrigo Vinícius de Melo

      Não é isso não,a verdade é que quem queria o comércio aberto já foi lá,fez compras,trocou o sapato que estava com o número errado,comprou a tv nova,o novo smartphone para ver a próxima live e pronto, agora posso voltar a meter o pau e dizer”fique casa”,que absurdo, blá, blá, blá

  24. Eu só acho que nunca deveria ter reaberto…
    pois o povo brasileiro não esta preparado para lidar com tamanha situação de emergência.
    hoje a loja das Casas Bahia estava uma fila enorme todos muito próximos do outro sem manter a distancia minima de 1,5 metros.
    O POVO PRECISAR SE CONSCIENTIZAR PRIMEIRO E DEPOIS IA SIM REABRIR O COMERCIO.

    • Ou seja, nunca. Esperar o “povo” se concientizar?? Acorda

    • Exatamente

    • Arantinense, se o povo não consegue se conscientizar então mantenha o comercio fechado….

    • Fechar por que?? As lojas estão todas vazias,o que está acontecendo é tumulto nas filas pra receber os 600,00 o prefeito deveria mandar a guarda prá orientar esse povo a manter a distância ao invés de ficar fechando as entradas da cidade

  25. Tem que parar mesmo.. esse povo tá brincando, estão achando que covid é brincadeira … hoje barra mansa parecia final de ano.. ruas lotadas… filas gigantes pra entrar nos comércios…..

    • pobre adora Rua o covid se chama pobre

    • Vai esperar piorar pra tomar uma atitude prefeito de rede social ?
      Já passou da hora de vc governar BM, já não basta o vírus da intolerância também em Brasília e vc fazendo o mesmo.

Untitled Document