segunda-feira, 19 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Rodrigo Drable inaugura Fábrica de Óculos em Barra Mansa

Rodrigo Drable inaugura Fábrica de Óculos em Barra Mansa

Matéria publicada em 21 de julho de 2019, 18:34 horas

 


Unidade beneficia alunos da rede pública e idosos de baixa renda

Prefeito entregou óculos para 65 alunos durante inauguração (Foto: Chico de Assis Secom PMBM)

Barra Mansa – A Fábrica de Óculos de Barra Mansa foi inaugurada na manhã de sábado (20), a unidade atenderá os alunos da rede municipal de ensino, e em um segundo momento, os idosos de baixa renda. Durante a solenidade, o prefeito, Rodrigo Drable, entregou pessoalmente os óculos para 65 estudantes da rede municipal de ensino, que puderam escolher a cor e o modelo antecipadamente. Já estão agendadas 350 consultas nessa primeira etapa.

Junto com o Rodrigo Drable, participaram da solenidade a vice-prefeita, Fátima Lima, o presidente da Câmara, Paulo Chuchu, o ex-prefeito de Volta Redonda e padrinho da Fábrica de Óculos, Antônio Francisco Neto, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades de classe, associação de moradores e institutos de ensino, como também a comunidade.

Durante a solenidade, Rodrigo relembrou que desde a época de seu avó, o ex-prefeito municipal Marcelo Drable, existem alguns casos de baixo índice de rendimento escolar causado por doenças relacionadas a visão.

– Os alunos continuavam com dificuldade, mesmo com uma estrutura melhor e com professores melhores. E descobriram que era causado por deficiência visual – disse.

Ainda segundo o prefeito, a Fábrica de Óculos é a realização de um sonho.

– Agora poderemos entregar os óculos para as nossas crianças das escolas municipais e para os nossos idosos que não têm condição de fazer um óculos. Isso aqui é a realização de um sonho, é o exemplo de que quando a gente quer e se cerca de boas pessoas, se determina, projeta e trabalha, os sonhos podem ser realizados sim – falou.

A Fábrica de Óculos funciona no pátio da Prefeitura, e oferece um espaço confortável, onde é feita a escolha da armação, produção e medição da lente. Com capacidade diária pra a montagem de 50 óculos, a unidade conta com aparato completo para a produção das lentes e suas fixações nas armações, que são feitas com equipamentos de ponta, como lensômetro digital, esmeril diamantado e facetadora.

No evento, a população pode aproveitar a apresentação do quarteto de Sax do Projeto Música nas Escolas, diversos serviços da Saúde e do Saae e as crianças se divertiram com as brincadeiras realizadas pela equipe da subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer.

O padrinho da unidade, Antônio Francisco Neto, destacou o trabalho que vem sendo realizado no município.

– Nós ouvimos das pessoas, dos pais das crianças, elogios sobre a qualidade da Fábrica de Óculos. Queria parabenizar o Rodrigo por tudo que tem sido feito em Barra Mansa. Ele conseguiu montar uma boa equipe, com uma gama de pessoas que têm um compromisso com sua cidade – disse Neto, que aproveitou a oportunidade para apresentar o coordenador da Fábrica de Óculos, João Reis Machado, que ficou 16 anos à frente da Ótica da Cidadania de Volta Redonda.

Atualmente, o benefício é oferecido aos alunos da rede municipal de ensino, pelo Programa Educação e Saúde, que através das enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde, conseguem identificar as crianças e jovens com problemas de visão. Eles passam pelos procedimentos necessários e são encaminhados ao serviço oftalmológico do município.

A moradora do bairro Nossa Senhora Aparecida, Taynara Eloy Soares, mãe do pequeno Pedro de 7 anos e estudante da Escola Municipal Independência e Luz, contou sobre a alegria de seu filho ao saber que ia ganhar os óculos.

– Ele estava muito ansioso para ganhar os óculos, pois ele estava enfrentando grandes dificuldades pela falta deles, inclusive tendo dores de cabeça. Fiquei muito feliz! – comemorou.

Serviço

A Fábrica de óculos fica na Rua Luís Ponce, nº 263, no Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document