Rodrigo Drable reinaugura unidade de saúde de Floriano

Por Diário do Vale

Barra Mansa – O prefeito Rodrigo Drable reinaugurou na noite de terça-feira, dia 18, a USF Fonseca Ramos, no distrito de Floriano. A Unidade Saúde da Família passou por reforma geral, com pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, entre outras intervenções. O local está com móveis novos. A reforma marca os 50 anos da unidade, inaugurada em 1968, pelo então prefeito Marcello Fonseca Drable, avô do atual prefeito.

Participaram da cerimônia o secretário de Saúde, Sérgio Gomes; o subsecretário de Saúde, Silvio Daniel; os vereadores Marcell Castro, Renatinho e Wellington Pires; o presidente da associação de moradores do distrito, Anderson Gansinho; além dos demais secretários, equipe técnica da unidade e moradores.

Localizada na Rua Martins Tostes, a USF tem consultas com clínico geral, vacinação, curativos, preventivos, pré-natal, entrega de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos; testes rápidos de HIV, Sífilis e hepatite B e C, além de atendimento com a equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) com psicóloga, fisioterapeuta, assistente social, ginecologista, nutricionista e pediatra.
A equipe fixa é formada por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e quatro agentes comunitários de saúde. O Nasf atende quinzenalmente na unidade. As consultas com fisioterapia e psicóloga acontecem uma vez na semana. A USF realiza mensalmente 500 atendimentos e tem a finalidade de acompanhar 1,8 mil moradores do distrito de Floriano, Vila dos Remédios, Primavera, Pombal e Fazenda do Salto.

-Agora tenho a oportunidade de entregar esse posto para a comunidade com condições adequadas. Isso é resultado de muito trabalho, de dedicação de uma equipe técnica, coordenada pela Secretaria de Saúde, e apoio da comunidade, mostrando que quando se quer, é possível transformar a realidade, mesmo com todos os desafios – afirmou.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, explicou que quando assumiu a pasta no início do ano passado, foi verificado que a unidade de Floriano funcionava sem o “habite-se”, certidão expedida pela prefeitura atestando que o imóvel esta pronto para ser ocupado e foi construído ou reformado conforme as exigências legais estabelecidas. Além disso, o atendimento era feito em condições precárias, sem água instalada e energia elétrica, o que impedia que alguns serviços como a vacinação e os preventivos fossem realizados.

-Ao mesmo tempo em que pegamos a USF funcionando sem inauguração e condições deficitárias, não tínhamos recursos financeiros para terminar as obras. Conseguimos este ano concluir os serviços necessários para o funcionamento da unidade com recursos próprios. Também equipamos a USF com novos mobiliários, como macas, bebedouro, balança digital, aparelho de pressão e televisão. O local recebeu reforma completa, com pintura e adequação dos cômodos. A unidade já era bem avaliada pela população devido o bom atendimento realizado pela equipe. A reforma traz mais conforto e dignidade ao Sistema Único de Saúde do município – completou Sérgio Gomes.
O presidente da Associação de Moradores de Floriano, Anderson Gansinho, destacou a importância do serviço.

-Quando a unidade estava sem luz alguns serviços não eram disponibilizados, mas mesmo assim, o atendimento era muito bem feito pela equipe técnica do local. Agradeço toda a comunidade, vereadores e ao prefeito por ter cumprido essa promessa e nos entregar uma unidade preparada, com equipamentos novos, luz e água. Serviços essenciais, mas que não eram oferecidos no passado – disse Anderson.
A artesã Rita de Cássia, moradora há mais de 40 anos na localidade, fez questão de acompanhar a inauguração. Segundo ela, o diferencial da unidade é o atendimento humanizado feito pelos técnicos, médicos e agentes comunitários.

-A minha mãe é cadeirante e tem Alzheimer, por isso eu sempre necessito de assistência de saúde. Os agentes que vão até minha casa nos tratam muito bem e fazem a diferença em nossas vidas. Estão sempre buscando nos ajudar, entregando os medicamentos necessários, marcando exames e consultas – afirmou.

Para o comerciante André Lemos, ex-presidente da Associação de Moradores, a entrega da unidade reformada é um sonho realizado.
-Estamos muito satisfeitos. Quando o Rodrigo assumiu a prefeitura, ele nos garantiu que a USF seria reformada. Agora, ele está cumprindo com a sua palavra e dessa forma, trazendo mais dignidade para a população do distrito – finalizou.

 

Rodrigo Drable destaca a emoção de reinaugurar a unidade de saúde, 50 anos depois de ter sido inaugurado por seu avô Marcello Fonseca Drable
Credito: ( Chico de Assis )

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

Diretora Revoltada 19 de setembro de 2018, 15:40h - 15:40

Parece final de governo….vazio…..E a Educação vai continuar sob o comando do maestro? Brincadeira Prefeito!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996