Rússia adverte para guerra mundial em caso de ofensiva terrestre na Síria

by Diário do Vale

Moscou – O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, adverte, em entrevista à revista alemãHandelsblatt, que será publicada na sexta-feira (12), que uma ofensiva terrestre estrangeira contra a Síria apresenta risco de desencadear uma “guerra mundial”.

“As ofensivas terrestres geralmente levam a uma guerra permanente”, advertiu o primeiro-ministro russo, salientando que todas as partes deveriam sentar-se à mesa das negociações em vez de “desencadear uma nova guerra mundial”.

“Os americanos e os parceiros árabes devem pensar muito bem: querem uma guerra permanente, pensam que a podem ganhar rapidamente? Uma escolha daquela ordem é impossível, especialmente no mundo árabe”, declarou o chefe do governo russo.

A Arábia Saudita tem alimentado recentemente a ideia de enviar tropas terrestres para a Síria, no âmbito da coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, contra o grupo extremista Estado Islâmico. Washington disse ver “com bons olhos” a proposta saudita.

Os principais atores do dossiê sírio iniciaram hoje conversações em Munique, depois de uma proposta russa para um cessar-fogo, apesar do regime de Damasco, apoiado pela Rússia, continuar a ofensiva terrestre.

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, anunciou ter feito uma proposta “concreta” de cessar-fogo no início da reunião do Grupo Internacional de Apoio à Síria, que reúne 17 países em Munique.

A Rússia é suspeita de tentar atrasar as conversações para ter vantagem no campo militar e diplomático e fortalecer o regime do líder sírio Bashar Al Assad, antes do início das negociações de paz, lideradas pela ONU, em Genebra.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996