Rússia quer mediação para evitar aumento de tensão no Oriente Médio

by Diário do Vale

Protestos na faixa de Gaza mataram 60 pessoas. (crédito AB)

Rússia – A Rússia pediu hoje (15) que o chamado quarteto de mediadores – formado em 2002 e composto pela União Européia, Nações Unidas, Rússia e Estados Unidos, designado para promover a paz no Oriente Médio – evite ações que possam “inflamar” as tensões na região.

“Desde o início, Moscou expressou preocupações relacionadas às ações dos Estados Unidos que poderiam provocar uma escalada de tensão no Oriente Médio. Infelizmente, foi exatamente assim que aconteceu. Essa situação e a morte de muitas dezenas de palestinos não podem deixar de causar nossa mais profunda preocupação”, afirmou Peskov.

Clima de tensão

A tensão permanece na região, após o exército de Israel ter aberto fogo contra manifestantes palestinos. O governo israelense justificou a ação em “defesa de seu território” e afirmou que os protestos, denominados a “Grande Marcha de Retorno”, foram coordenados pelo grupo extremista Hamas.

Após a escalada de violência, gerada pela abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, afirmou que os Estados Unidos não têm legitimidade para continuar na medição do conflito entre palestinos e Israel. O Hamas afirmou ontem que planejava novos protestos na Faixa de Gaza. As forças israelenses mantêm-se posicionadas na fronteira entre Israel e a Cisjordânia.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996