quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Saae-BM vai instalar 250 lixeiras de cimento armado nos bairros em 2020

Saae-BM vai instalar 250 lixeiras de cimento armado nos bairros em 2020

Matéria publicada em 5 de dezembro de 2019, 10:44 horas

 


Autarquia planeja reforma das cinco Estações de Tratamento de Água e retomada das obras das Estações de Tratamento de Esgoto para 2020

Objetivo é evitar atos de vandalismos nas lixeiras e prejuízos aos cofres públicos
(Foto: Arquivo DV)

Barra Mansa – O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) vai instalar as novas lixeiras confeccionadas à base de cimento, nos bairros do município a partir de janeiro de 2020. O objetivo é substituir 250 lixeiras nas comunidades. Na região central, o equipamento já está sendo usado.

De acordo com o diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, as lixeiras em cimento armado têm maior durabilidade, praticidade e impacta na redução de gastos do município, além de serem esteticamente mais bonitas.

– A ação de vândalos sobre as lixeiras plásticas causam prejuízos da ordem de R$ 100 mil/ano para os cofres da autarquia. Com as novas lixeiras nossa meta é eliminar este tipo de problema – destacou o diretor ressaltando que a nova lixeira não acumula água das chuvas.

A ampliação da coleta seletiva foi destacada por Fanuel.

– Hoje, Barra Mansa é líder no Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa atende 60 bairros, mas nossa meta é atingir novos patamares e chegar em 1º lugar no país – ressaltou.

A coleta seletiva é fundamental para a preservação ambiental. Também ajuda na geração de renda para os trabalhadores da CoopCat (Cooperativa de Catadores de Barra Mansa) e na diminuição dos valores pagos a empresa responsável pela coleta tradicional de lixo.

– Quando há redução do lixo enviado ao Centro de Tratamento de Resíduo Sólido, conseqüente, os valores dos serviços prestados pela empresa também tendem a cair – explicou Fanuel.

Investimentos

Fanual citou sobre os investimentos projetados para 2020, como as melhorias das cinco ETAs (Estações de Tratamento de Água) e a retomada das obras das ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto).

– Projetamos deixar as cinco ETAs adequadas para atender a população de Barra Mansa. A reforma da Estação de Água do São Sebastião, responsável pelo abastecimento do Centro e Ano Bom, será concluída até fevereiro do próximo ano. Também vamos dar continuidade as obras das Estações de Esgoto. A de Saudade tem recursos de R$80 milhões garantidos através de emenda do deputado federal Alexandre Serfiotis. Já as estações de esgoto da Barbará e Ano Bom exigem contrapartida da prefeitura – concluiu.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document