quinta-feira, 20 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Sábado tem mutirão de exames contra câncer de mama e útero

Sábado tem mutirão de exames contra câncer de mama e útero

Matéria publicada em 13 de setembro de 2018, 17:00 horas

 


Resende – No sábado, dia 15, será de prevenção e cuidado com a saúde da mulher em Resende. O motivo é a realização de mais uma edição do mutirão de preventivos contra o câncer de mama e de colo de útero, voltado para mulheres de todas as idades. A ação, que teve início no dia 4 de agosto e sempre acontece aos sábados para facilitar a vida de quem trabalha e não consegue comparecer a uma unidade de saúde durante a semana, chega neste dia 15 à sua quinta edição. Nas quatro anteriores, 857 mulheres foram atendidas.
Conforme a programação da Secretaria de Saúde, no sábado onze unidades de saúde espalhadas pelo município funcionarão das 8h às 16h, oferecendo os exames. São elas: Postos de Saúde Resende (antigo Posto do Estado), Unidade Básica de Saúde da Cidade Alegria (Avenida das Mangueiras) e do Manejo, Postos de Saúde da Família dos bairros Liberdade, Paraíso, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Morada da Barra, Morro do Cruzeiro e Engenheiro Passos, além do Condomínio Gardênia.
Durante o atendimento, uma profissional de enfermagem faz a coleta de material para realização do preventivo do câncer de colo de útero e as mulheres são incentivadas e orientadas a fazer o autoexame de palpação das mamas para identificar possíveis nódulos. Para ter acesso ao serviço, as mulheres devem se dirigir ao posto mais próximo de sua casa, levando o cartão SUS. A única recomendação é que quem esteja grávida ou em período menstrual não faça o exame, já que as circunstâncias podem alterar o diagnóstico.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz lembra que, tanto o câncer de colo de útero como o de mama, que estão entre as doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo, podem ser curados em quase 100% dos casos, desde que o diagnóstico seja feito precocemente, daí a importância deste mutirão.
– Todos os mutirões que realizamos na área da saúde são de extrema importância, mas este é ainda mais, já que tem um caráter preventivo e pode evitar duas doenças que podem levar à morte. Por isso, quero fazer um apelo às mulheres para que elas não percam esta oportunidade e compareçam aos postos de saúde neste sábado para colocar seus preventivos em dia. Esta atitude simples pode salvar muitas vidas – frisa o prefeito.

Onze unidades ficarão abertas em Resende para atender mulheres de todas as idades.
Credito: ( Patrick Reis )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document