Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação

Medida para reduzir preços atinge azeite e café, dentre outros

by Agatha Amorim

País – O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (6), a isenção do imposto de importação para nove produtos alimentícios considerados essenciais. A medida tem como objetivo reduzir os preços dos alimentos para o consumidor.

Os itens que terão os tributos zerados são:

  • Azeite (atualmente 9%)
  • Milho (atualmente 7,2%)
  • Óleo de girassol (atualmente até 9%)
  • Sardinha (atualmente 32%)
  • Biscoitos (atualmente 16,2%)
  • Massas alimentícias (macarrão) (atualmente 14,4%)
  • Café (atualmente 9%)
  • Carnes (atualmente até 10,8%)
  • Açúcar (atualmente até 14%)

Além disso, a cota de importação do óleo de palma, que hoje é de 65 mil toneladas, será ampliada para 150 mil toneladas.

A redução das tarifas entrará em vigor nos próximos dias, após aprovação pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).

Medidas adicionais

O governo também anunciou a priorização dos alimentos da cesta básica no próximo Plano Safra, programa que oferece financiamentos com juros subsidiados para a produção agrícola. O objetivo é incentivar os produtores rurais que abastecem o mercado interno.

Essa priorização também se estenderá aos óleos de canola e de girassol, que são culturas de inverno.

Outra medida anunciada é a recomposição dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que haviam sido reduzidos nos últimos anos. No mês passado, a Conab solicitou R$ 737 milhões para reabastecer esses estoques.

Regulação

O governo ainda determinou a ampliação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Esse sistema descentraliza as inspeções sanitárias, permitindo que estados e municípios realizem o trabalho. No entanto, a adesão ao Sisbi ainda é baixa.

Atualmente, o SIM limita a venda de produtos ao município onde foram produzidos. Com a medida, produtos já certificados no âmbito municipal poderão ser comercializados em todo o país por um período de um ano.

A mudança beneficia itens como leite fluido, mel, ovos e outros produtos de origem animal. O governo pretende ampliar o número de municípios cadastrados no sistema, passando dos atuais 1.550 para 3.000. Com informações da Agência Brasil.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996