terça-feira, 11 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Salário de vendedor do comércio sobe o triplo do de operador de máquinas

Salário de vendedor do comércio sobe o triplo do de operador de máquinas

Matéria publicada em 11 de novembro de 2018, 09:43 horas

 


Impulso que a cidade recebeu com crescimento do setor faz com que emprego na área deixe de ser visto como ‘bico’

Park Sul ajuda a ampliar a disputa por mão de obra no comércio – Foto: Paulo Dimas

Volta Redonda- Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que a distância entre os salários oferecidos pelo comércio e pela indústria em Volta Redonda está diminuindo. Entre 2014 e 2018, segundo o Caged, o salário médio de admissão do vendedor, cargo mais comum no comércio, subiu 32,45%, enquanto a remuneração média do operador de máquina fixa, cargo comum na indústria, subiu 11,41%.
Com isso, a diferença entre os ganhos das duas profissões, que era de 35,55% em 2014, caiu para 14,02% este ano.
Os dados referem-se apenas ao salário. Em geral, estabelecimentos industriais de porte médio para cima oferecem pacotes de benefícios (plano de saúde, cartão-alimentação e outros) mais atraentes do que comércios de pequeno porte. Estabelecimentos comerciais de grande porte já oferecem pacotes atraentes, também.
Uma das circunstâncias que podem ser apresentadas como motivo para esse crescimento é o aumento da oferta de empregos, o que faz com que os empregadores precisem oferecer condições mais atraentes.

Carreira

Com a melhoria das condições iniciais, o comércio deixou de ser apenas uma opção para o primeiro emprego. Em geral, o empregado do comércio era alguém que estava ali “de passagem”, enquanto esperava um emprego melhor. Agora, existe a opção de fazer carreira no setor. Vendedores costumam receber salários atraentes, com a ajuda das comissões, e os salários de gerentes de loja também costumam incluir parcelas variáveis de acordo com o volume de vendas do estabelecimento.
Já existem casos de pessoas que iniciaram e concluíram sua carreira profissional no setor, por se sentirem bem com o trabalho que realizam e por terem uma remuneração que elas consideram satisfatória.

Crescimento

A cidade já conta com 3.585 dos 8.810 estabelecimentos comerciais existentes na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense, que inclui, ainda, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende e Rio Claro.
Quando se trata da quantidade de empregos, ficam em Volta Redonda 15.619 dos 33.315 postos de trabalho que o comércio gera na região. O dado evidencia ainda a importância que o Park Sul terá em relação ao mercado de trabalho: as vagas formais que serão criadas a partir de outubro correspondem a aproximadamente 20% do que existe atualmente em Volta Redonda.
E mais: a não ser que as demais cidades do Vale do Paraíba Fluminense gerem uma quantidade significativa de postos de trabalho no comércio nos próximos meses, Volta Redonda poderá começar 2019 com metade de todos os empregos no comércio da microrregião.

A conexão entre indústria e comércio no mercado de trabalho

A tradição industrial de Volta Redonda ajuda a atrair empresas de outros setores. É que são os empregados do setor industrial que geram a demanda por serviços e mercadorias que faz com que setores como o comércio e os serviços (aí incluídos bancos, estabelecimentos de ensino, empresas de telecomunicações e uma enorme variedade de outras) se estabeleçam e gerem empregos em Volta Redonda.
Em alguns casos, como o dos shoppings, isso gera um efeito interessante. Eles se estabelecem em Vota Redonda porque o maior mercado consumidor está na cidade, e acabam atraindo pessoas de outros municípios, o que amplia a demanda local.
Fenômeno similar ocorre com as “Ruas de Compras” promovidas pela prefeitura em parceria com os comerciantes e entidades empresariais: além de atraírem consumidores da cidade, trazem clientes de municípios próximos, o que amplia o mercado consumidor local.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document