SAMU já atendeu em 2018 mais do que durante todo o ano de 2017

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Inaugurado no dia 09 de julho de 2012, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Médio Paraíba tem números que impressionam nos atendimentos. De acordo com a coordenação do serviço, entre janeiro e outubro de 2018 foram feitos 21.958 contra 21.124 ao longo de todo ano passado. Em Volta Redonda, são cerca de 270 chamadas diárias e este número pode chegar a 800 ligações em toda região em um dia cheio. Obviamente, nem toda chamada se torna necessariamente em um atendimento.

De acordo com José Luiz da Silva, coordenador de Enfermagem do serviço, o serviço atualmente é gerenciado pela Viva Rio. Em todo Médio Paraíba, o SAMU conta com vinte unidades de suporte em operação, sendo treze de Suporte Básico de Vida (USB) e sete de Suporte Avançado de Vida (USA), as chamadas UTI móveis.

– Contamos ainda com sete reservas técnicas de forma a possibilitar a manutenção preventiva e emergencial de toda a frota, sendo que em Volta Redonda operamos com duas USB e uma USA – diz.

Quanto aos recursos humanos, o coordenador José Luiz destaca que o quadro de trabalho no Médio Paraíba é composto por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutor socorrista, telefonista auxiliar de regulação, além da estrutura administrativa. Isso representa 211 pessoas em ação pelo SAMU Médio Paraíba.

Os chamados mais frequentes são para eventos emergenciais de natureza clínica, como mal súbitos das mais diversas etiologias. “Em menor proporção, atendemos os casos de natureza traumática como acidentes de trânsito e casos de violência com armas de fogo e arma branca, além de quedas e outros do tipo”, afirmou.

O SAMU pode ser solicitado pela população, por exemplo, em casos de dores fortes no peito de aparecimento súbito, envenenamento, queimaduras graves, trabalho de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto, suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio no canto da boca são os sintomas mais comuns), crises convulsivas e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

– Por outro lado, não se deve chamar o SAMU 192 para os casos de febre prolongada, dores crônicas, vômito e diarreia. Não podemos também levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames, não fazemos transporte de óbito, para dor de dente ou trocas de sonda. Cortes com pouco sangramento, entorses e todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica estão fora de nossa lista. Nestes casos e em todos os casos sem caracterização de urgência ou emergência, o paciente poderá ser encaminhado ao posto de saúde ou então as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas – alerta.

Campanha para evitar trotes

Como todo trabalho que tem como ponto de partida o telefone, o SAMU Médio Paraíba sofre com um inimigo antigo e ainda usual: o trote. Segundo José Luiz, é necessário que população entenda que o trote nestes casos está longe de ser uma brincadeira e pode acabar atrapalhando no salvamento de uma vida.

– Lembramos que poderia ser até mesmo um familiar de quem realizou o trote – diz.

Para que a conscientização se espalhe, diversas ações são organizadas pelos funcionários.

– Estamos trabalhando neste contexto por meio de campanhas como o “SAMUZINHO nas Escolas”, para conscientizar as crianças e multiplicar este entendimento quanto ao risco para a população quanto a esta prática. Outra medida está sendo realizada em parceria com a Polícia Civil, onde fizemos contato de forma a encaminhar a este órgão o número do telefone dos usuários que realizam o trote, de forma que sejam responsabilizados. Lembrando que quando o autor da ligação é uma criança, até mesmo os pais podem ser responsabilizados – destacou.

 

You may also like

2 comments

Smilodon Tacinus 25 de novembro de 2018, 20:04h - 20:04

Um trabalho nobre, extenuante e que exige muito sacrifício e dedicação, assim como quem trabalha no corpo de bombeiros. Um trabalho pouco notado, o foco é sempre o incidente, mas deve ser reconhecido…

ze do bairro 26 de novembro de 2018, 08:50h - 08:50

faço das suas as minhas palavras

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996