Samuca analisa recomendação do MP e diz que comércio fica aberto por enquanto

by Diário do Vale

Volta Redonda –  O prefeito Samuca Silva afirmou que está avaliando os pedidos feitos pelo MPE (Ministério Público Estadual) e pela Defensoria Pública sobre a suspensão do acordo que possibilitou a reabertura do comércio. Samuca informou que a prefeitura ainda não foi informada a respeito das recomendações feitas pelos órgãos.

Segundo ele, o comércio ficará aberto até que haja uma decisão judicial.

O prefeito informou que está analisando também como será o movimento do comércio durante esta terça-feira, dia 12, e os outros fatores que possibilitaram a abertura das lojas.

– Entretanto, mantenho nossa posição favorável ao acordo. Volta Redonda estabeleceu a reabertura do comércio através de critérios técnicos de monitoramento do avanço do vírus e da capacidade de atendimento à população- lembrou o prefeito.

Samuca destacou que, no primeiro dia de abertura do comércio (segunda, dia 11), ocorreram pontos de aglomeração.

-Por isso sempre digo que todos devem fazer sua parte, indo às ruas apenas em casos de necessidade, mantendo o grupo de risco em isolamento, evitando aglomeração, usando máscaras e realizando a higienização das mãos. Quem puder, fique em casa – pediu.

Entenda o caso

O MPE (Ministério Público Estadual)  encaminhou petição à Justiça pedindo a reconsideração de reabrir o comércio do município, que voltou a funcionar ontem. O MP alega que houve uma “drástica mudança” de cenário desde a celebração do acordo com a prefeitura, em que foi condicionada a retomada de algumas atividades econômicas à capacidade de leitos hospitalares e sua ociosidade no momento da celebração do pacto.

Segundo informações recebidas pelos promotores, o governo do estado já determinou a Volta Redonda inclua, no Sistema Estadual de Regulação, os leitos de UTI vagos existentes no Hospital São João Batista e no Hospital Munir Rafful, o que indica a intenção do estado de encaminhar a tais unidades de saúde pacientes acometidos por Covid-19 oriundos de outras cidades.

O MPRJ cita ainda o recente estudo da Fiocruz recomendando a adoção de medidas mais rígidas (lockdown) em todo o estado. Embora o estudo técnico esclareça que as medidas devem ser adequadas às realidades de cada cidade, o documento adverte que não devem ser implantadas “de forma isolada”, concluindo pela sua necessidade em todo o território fluminense.

Já a Defensoria Pública classifica como “inoportuna pactuação” o acordo, que, no entender dos defensores, favorece a aglomeração de pessoas e, consequentemente, a disseminação do novo coronavírus entre a população.

You may also like

37 comments

Mateus 13 de maio de 2020, 22:16h - 22:16

Boa seu prefeito. Você é excelente na sua administração. Vai lá e trabalha no meu lugar e sai do gabinete. Live no gabinete é fácil, quero ver live na Amaral Peixoto.

guto 12 de maio de 2020, 22:35h - 22:35

Quarentena é para a cidade de Manaus no Amazonas onde o Lula construiu um estádio de futebol que não serve para nada, pois fica fechado o ano inteiro! Lá em Manaus as pessoas estão morrendo em casa, pois não HÁ LEITOS DISPONÍVEIS! NÃO HÁ HOSPITAIS NEM LEITOS DISPONÍVEIS!
Parabéns Samuca Silva por ter sido um dos prefeitos que mais investiu em saúde nos seus três anos de governo democrático e eficiente, que respeita o dinheiro público!
O que dizer do governo petista que investiu na estratégia romana do “Pão e Circo” se esquecendo da saúde e da segurança pública?!
Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

tata 13 de maio de 2020, 10:38h - 10:38

Ja que voce concorda com essa irresponsabilidade do Prefeito. Entre voce e outra pessoa que for precisar de um respirador e consequentemente de uma vaga de UTI, voce abriria mal disso? deixaria para o outro?
Se todos que querem que voltamos a um “normal”que nao e mais possível abrissem mao de um tratamento. Vamos realizar um documento com assinatura! Se abre o comercio, se volta ao “normal”com essa condição!! Alguém vai se candidatar a dar seu lugar para o outro? Nao ne! Enfim… Ser igorante é uma benção pois nao tem a ideia do perigo.

VAI VENDO 12 de maio de 2020, 21:29h - 21:29

Por que esses órgão públicos com seus salários superdimensionados e em dia não bloquearam o canaval. Por que agora estão preocupados com o Covid?

Felippe Gottsching 12 de maio de 2020, 20:50h - 20:50

Parabéns prefeito
Medidas corretas

Quem discorda está fazendo politicagem e sabe disso

Charles 12 de maio de 2020, 16:37h - 16:37

É uma situação complicada, mas a decisão deve ser em favor da vida, em primeiro lugar. A China já não tem novos casos há cerca de um mês, mas a população em massa continua andando de máscara nas ruas. A consciência coletiva lá, como no Japão e na Coréia, é muito grande, que é da cultura deles, pensar em coletivo, no próximo.

Andreia 12 de maio de 2020, 23:42h - 23:42

Mas o povo está todo usando mascara . To até orgulhosa de Volta Redonda . Tenho certeza e fé em Deus q os casos aqui vao diminuir e em brava vai acabar

Marcelo Albuquerque 14 de maio de 2020, 11:50h - 11:50

Pode melhorar muito ainda o uso de máscara em VR. Tem gente andando na rua sem máscara se achando super homens ou super mulheres, mas não tem noção que a máscara é para proteger os outros também, ninguém quer interagir com gente sem máscara. Temos duas opções, seguir os cientistas ou seguir os idiotas, quem está seguindo os idiotas andando sem máscara está cometendo uma grande falta de respeito consigo e principalmente com os outros. Tá feio andar sem máscara. Num outro comentário aqui falaram que a ignorância é uma dádiva pq a pessoa não tem noção do perigo, concordo em parte, nesse caso é um grande perigo para os outros…

Ronaldo 12 de maio de 2020, 16:19h - 16:19

Para os engravatados do MP é fácil, eles tem seus empregos e salários garantidos por nós. Estamos vivendo a ditadura do judiciário, onde se rasga a constituição federal e quem administra o município são pessoas que não receberam um único voto para tal.
Senhor prefeito, ou você pega as rédeas e governa, ou pede para sair.

Astor da Silva 12 de maio de 2020, 18:42h - 18:42

Primeiro que no MP Analista não anda de gravata e segundo, se eles têm estabilidade é porque estudaram e conquistaram-na. Larga de ser invejo e alienado.

Carlos Magno dos Santos Rocha 12 de maio de 2020, 19:54h - 19:54

As pessoas não leem e ignoram medidas como o LOCKDOWN na Nova Zelândia por 45 ou 60 dias e que resultou em somente 21 mortes e lá são quase 5 milhões de habitantes. Face a isso lá já houve agora a abertura do comércio. Mortos não compram. Compreendo a dificuldade de alguns mas cabe aos Governos ajudar as pequenas e médias empresas e taxarem as grandes fortunas para auxiliar.

Oloco 12 de maio de 2020, 20:47h - 20:47

Na mosca, Astor

Inveja pura e simples
Se fosse um deles, estaria aí pela rua todo Pimpão de peito estufado e terno

VAI VENDO 12 de maio de 2020, 21:20h - 21:20

na ch i na ou em países ditadores não se pode comparar com países democráticos. Lá se os residentes não cumprirem são liquidados, por isso a obediência.

Inconformado:( 13 de maio de 2020, 09:41h - 09:41

Não quer trabalhar vagabundo #ficaemcasa. Agora o restante #boratrabalhar. Até parece que nunca teve doença nesse mundo. Fome mata mais do que qualquer doença. A diferença que ela só mata pobre por isso os políticos não se preocupam.

Marcelo 13 de maio de 2020, 10:04h - 10:04

Bom mesmo é bolsonaro, que gasta 7,5 milhões com a família alegando que estão ameaçados. Esse dinheiro sustenta as carreatas, acampamentos e ataques nas redes sociais. Vcs que apóiam a reabertura não se importam com ninguém, essa é a verdade. Não são, acho eu, suas mães, pais e parentes que estão morrendo em cadeiras sem ao menos conseguir um respirador. Bolsonaro fez muitos filhos , mais a família está acabando , espero eu e muitos brasileiros.

celso guilherme 12 de maio de 2020, 15:41h - 15:41

pedimos ao sr prefeito municipal nao abrir mao dos leitos dos hospitais municipais porque vai se um temendo caos gente de outras cidade ja vem pro hospital reional e agora querem trazer pro municipal tb um absurdo pondo mais de 200 mil habitantes em risco façam igual volta redonda fez

Consciência 12 de maio de 2020, 16:32h - 16:32

você fala isso pq não é seu filho ou sua mãe que ta precisando do leito!

Leitor 12 de maio de 2020, 18:49h - 18:49

Isso me lembra a história da cigarra e da formiga.

Grande Rio é a cigarra e Volta Redonda é a formiga.

Andreia 12 de maio de 2020, 23:47h - 23:47

O prefeito está realmente empenhado em defender os leitos para nossa população e está totalmente certo. Fica firme Samuca não aceita q esse povo de fora venha mandar na nossa cidade. Já chega de todos virem aqui sugar o q é nosso

meme 12 de maio de 2020, 15:30h - 15:30

o beiçola nn manda nada

guto 12 de maio de 2020, 15:25h - 15:25

Eu conheço muitos funcionários públicos que estão em casa sem trabalhar recebendo salários, no entanto, os da iniciativa privada estão ficando sem emprego e morrendo de fome em casa, longe da vista dos promotores públicos e juízes, que ganham uma fortuna e podem ficar três quarentenas seguidas em suas mansões, vendo Netflix e bebendo vinho do Porto, esquecendo que a maioria do povo habita em casas pequenas, que mal dá para se mover!!!
O que dizer da ignorância desses juízes que se esqueceram que o povo precisa trabalhar para comer?!!!
Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”

Astor da Silva 12 de maio de 2020, 18:43h - 18:43

Estou trabalhando 3x por semana. Não tem propriedade pra falar sobre determinado assunto, cale -se.

Emir Cicutiano 12 de maio de 2020, 19:42h - 19:42

Cada um tem aquilo que merece ou tem capacidade para ter. Sempre foi, é e será assim, em qualquer lugar do mundo. Por isso o comunismo nunca deu certo e nunca funcionou, porque é utopia…

Andreia 12 de maio de 2020, 23:34h - 23:34

É muito ridículo esse MP quem tem q decidir as coisas da da cidade e o prefeito e os vereadores não esse povo q tem o seu gordo salário depositado todo o final do mês . Tem q mandar fechar nada se isso tiver q acontecer q seja o nosso administrativo da cidade q irá decidir . O judiciário realmente está exorbitando tão achando q podem mandar em tudo

MORADOR DO AÇUDE 12 de maio de 2020, 15:10h - 15:10

Caro prefeito, depois que a porteira for aberta, vai ficar difícil segurar!

Emir Cicutiano 12 de maio de 2020, 14:39h - 14:39

Ministério Público. Quando não caga na entrada, caga na saída. Se a cidade está isolada, e os transportes intermunicipais e interestaduais não funcionam (muito por conta de medidas do próprio estado), por quê essa decisão arbitrária, sem respaldo popular? Só para afrontar o presidente da república, já que procurador é na maioria esquerdista (como todo sanguessuga do érario)?… Os números estão controlados ao menos POR ENQUANTO, não faz qualquer sentido sustar o acordo!!…

Alexandre 12 de maio de 2020, 15:11h - 15:11

Meu caro, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência será esquerdista para você.
Devo lembrá-lo ainda de um tal deputado que há 30 anos também sempre sugou? Não bastando isso colocou ainda filhos, seguranças, milicianos, mãe de milicianos etc.
Não precisa ser esquerdista para isso, os “direitistas” também sabem fazer muito bem.

Thiago 12 de maio de 2020, 15:35h - 15:35

Com certeza Emir, se tivesse fechado eles iriam querer abrir, se tá aberto querem fechar, sempre do contrário a vontade da maioria pra demonstrar seu “poder”. Infelizmente o judiciário no Brasil é um câncer que custa extremamente caro aos cofres públicos. Tem um status de rei, são inatingíveis e sempre donos da razão.

Princesa Coroa Diamantes 12 de maio de 2020, 15:38h - 15:38

Se você continuar no isolamento social dia 12 de junho você não ganhará presente. Aliás faz um tempão que não ganha não é ?

Edu o bom 12 de maio de 2020, 15:45h - 15:45

Vc só fala merda!

Jorge Lucas 12 de maio de 2020, 16:00h - 16:00

Totalmente de acordo!

Joao 12 de maio de 2020, 16:03h - 16:03

minha mãe trabalha em uma funerária em Barra mansa, os meios de comunicação falam em apenas 2 mortes enquanto na realidade o numero é maior, muitas vezes no laudo n ta escrito que morreu de covid e sim de insuficiência respiratória ou coisa do tipo.. se você fizer uma breve pesquisa, vai ver que o numero de óbitos por conta disso também esta aumentando e outra coisa, se não forem tomadas atitudes ANTES da situação se descontrolar vai ser bem mais difícil depois, pegue como exemplo o que aconteceu em Nova Iorque e na Itália que deixaram para tomar medidas tarde demais, enquanto nos países escandinavos que tomaram medidas no momento certo, ANTES do surto, o numero de mortes e até mesmo de infectados é infinitamente menor.. No Brasil as pessoas não entendem a gravidade das coisas por isso a necessidade de fechar tudo até q essa situação seja controlada, quem sabe se não tivesse aberto as lojas ou se tivessem sido fechadas antes a situação já seria melhor no BRASIL! Não adianta pensar na sua região pois ela não se sustenta sozinha, querendo ou não você esta em uma sociedade e deve pensar no coletivo.

Carlos Magno dos Santos Rocha 12 de maio de 2020, 20:01h - 20:01

As pessoas não leem e ignoram medidas como o LOCKDOWN na Nova Zelândia por 45 ou 60 dias e que resultou em somente 21 mortes e lá são quase 5 milhões de habitantes. Face a isso lá já houve agora a abertura do comércio. Mortos não compram. Compreendo a dificuldade de alguns mas cabe aos Governos ajudar as pequenas e médias empresas e taxarem as grandes fortunas para auxiliar.

guto 12 de maio de 2020, 22:50h - 22:50

Carlos Magno dos Santos Rocha sua proposta de taxar grandes fortunas é tão imbecil que só poderia vir de uma apoiador do “Ciro manda bala no Moro”!
Esse tua proposta foi implementada na França e os franceses moveram o dinheiro deles para a Inglaterra, deixando a França mais pobre!
E o governo não pode nem consegue ajudar eternamente as pequenas e médias empresas, pois não são estatais, logo muitas vão quebrar e apenas poucas continuarão a funcionar, deixando um rastro de 20 milhões de desempregados no Brasil!
Então Carlos Magno, por favor, pense antes de escrever, não venha aqui com esses devaneios e alucinações, que só podem vir de pessoas delirando, talvez você já esteja com o vírus e não sabe! Não é melhor você ir ao hospital verificar sua saúde?!

José Nicolau 12 de maio de 2020, 14:38h - 14:38

O povo não acredita no coronaviruis o mercado era o shopping para o povo agora abriu o comércio todos vão correndo para ver às coisas muitos me compra por que não pode ficar espremedor roupa ou sapatos e difícil viver em comunidade vamos pagar as contas outras coisas depois compra gente vamos obedece nossas autoridades e governantes morrer muitas pessoas mais vamos envinta a morte seja simples ou de coronaviruis população me desculpe essa e minha opinião.

Paulo 12 de maio de 2020, 14:34h - 14:34

Parabéns Prefeito.

moises 12 de maio de 2020, 19:18h - 19:18

vamos manter o comercio aberto pois os comerciantes estão desesperados, e esse negocio de ficar em casa não protege ninguém , o governador da Flpórida nos EUA , disse que a maioria das pessoas que morreram do corona virus nos EUA , estavam em casa antes de serem transportados ao hospital, eram pessoas que estavam em quarentena.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996