quarta-feira, 23 de junho de 2021 - 17:20 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Samuca apresenta melhorias para a Terceira Idade em Volta Redonda

Samuca apresenta melhorias para a Terceira Idade em Volta Redonda

Matéria publicada em 18 de setembro de 2017, 16:59 horas

 


Prefeito recebe pauta do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos

Volta Redonda – Representantes do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos foram recebidos na manhã desta segunda-feira (18), pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

O encontro aconteceu no Palácio 17 de Julho. O órgão sindical entregou uma pauta de 14 itens, que foram respondidos um a um pelo prefeito. A entrega do documento foi feita pela presidente regional do sindicato, Gloria Frotte, que foi acompanhada pela diretoria regional.

Das reivindicações do sindicato, algumas delas já estão em funcionamento e outras em andamento para implantação no município. Uma delas, por exemplo, é a criação da pasta municipal para as políticas para os idosos.

“Já criamos a secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos e a promessa de campanha foi cumprida. A política pública para os idosos está sendo elaborada. Estamos mapeando todos os programas da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), os da Educação; os da Saúde e da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) voltados à terceira idade. Atualmente, não há uma política pública para a terceira idade e sim ações isoladas, voltadas a ela. A política pública faz com que os projetos permaneçam, independente do prefeito que estiver a frente do Governo Municipal”, disse Samuca.

A secretaria municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos será a responsável pela elaboração dessa política, conforme pontuou o prefeito de Volta Redonda. A responsável será Dayse Penna, a secretária da pasta. Samuca Silva garantiu ainda que os projetos continuarão nas suas respectivas secretarias, mas a política pública será elaborada pela secretaria específica para os idosos.

Transporte

A entrada gratuita dos idosos nos ônibus também foi tema do encontro entre o prefeito e o sindicato. Samuca Silva solicitou a ajuda de todos os idosos e do sindicato para fiscalizar e denunciar a ação das empresas de ônibus. A entrada é uma lei federal. “Denunciem. Anotem o numero do ônibus, a linha e o horário da infração,”, pediu Samuca Silva. Para se ter uma ideia, a secretaria municipal de Transporte e Mobilidade Urbana já apreendeu dez ônibus neste ano e continua fiscalizando.

Hospital do Idoso

No encontro desta segunda-feira, o prefeito de Volta Redonda também explicou como funcionará o Hospital dos Idosos. “Será a centralização dos atendimentos das pessoas da Terceira Idade. Toda especialidade será encaminhada para lá (antigo Hospital São Camilo) e serão atendidos apenas moradores de Volta Redonda”, contou Samuca. Atualmente, a equipe do governo está realizando um inventario do local e, depois desse levantamento, será firmado o contrato de locação, que terá um valor abaixo do mercado, segundo informou Samuca Silva.

Debatendo: Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos foi recebido pelo prefeito (Foto: Divulgação/Gabriel Borges)

Debatendo: Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos foi recebido pelo prefeito (Foto: Divulgação/Gabriel Borges)

Hemodiálise

Em relação à Clínica de Hemodiálise, na Avenida do Retiro, o Governo Municipal solicitou o credenciamento do local no Ministério da Saúde. Samuca Silva esteve na Capital Federal para resolver todas as questões burocráticas. O credenciamento não estava no orçamento da União. “O ministro Ricardo Barros me garantiu que o orçamento da Saúde vai reabrir em setembro e colocará a clínica credenciada ao SUS (Sistema Único de Saúde). Temos que parar de mandar pacientes para outras cidades”, disse o prefeito.

Outro assunto abordado foi a Vila da Cidadania, projeto habitacional voltado aos idosos. Porém, a iniciativa é do Governo do Estado e não tem previsão para a retomada das obras. Essa é a mesma situação do Hospital Regional, que também é de responsabilidade do Governo do Estado. Sobre a mobilidade urbana, o sindicato questionou que ainda não houve uma reunião específica para os idosos no plano de mobilidade urbana. De imediato, Samuca Silva determinou que Wellington Silva, secretário municipal da pasta, agende uma reunião com os idosos. Além disso, o governo garantiu que cinco mil idosos irão participar da tradicional viagem no final do ano. O local e a data ainda serão definidos pela Smel.

“Vocês sempre terão portas abertas no gabinete. Tudo estiver ao meu alcance, ajudarei”, garantiu o prefeito de Volta Redonda. Atualmente, estima-se que há mais de 24 mil idosos morando na cidade.

Gloria Frotte, a presidente regional do sindicato, saiu confiante da reunião e acredita na evolução no tratamento dos idosos, aposentados e pensionista em Volta Redonda. “Estamos confiantes que Volta Redonda vai melhorar muito nas ações para a Terceira Idade. O que é melhor: vamos criar uma política pública para os idosos. Isso é fundamental porque o legado fica, independente do prefeito que estiver na prefeitura”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

32 comentários

  1. GRATUIDADE EM ÔNIBUS SUCATAS!!!??

    O preço da passagem a R$3,80, deve ter sido também para isto, pois melhoria nos serviços, estanmos esperando sentados!!!!! Além da GRATUIDADE, que é LEI, façam seu trabalho, e FISCALIZE DE VERDADE estas empresas de ÔNIBUS SUCATA, que transitam pela cidade, colocando a vida não só dos idosos, como de toda população em risco. Os ônibus são velhos, problemáticos e vivem dando problemas (Ontem peguei a linha 425, na Amaral Peixoto, por volta das 18:30 hs, péssimo, com defeito na catraca, e outro dia um 440, estava com aquecimento, sei lá onde) . ACIDENTES continuam acontecendo, só NÃO SÃO DIVULGADOS.

    SE MORRER ALGUÉM NESTAS SUCATAS, VOCÊS SERÃO CULPADOS! VÃO AGUENTAR A CONSCIÊNCIA, SE É VOCÊS TEM ALGUMA?

  2. todo prefeito que entra congela o salario do servidor publico não repassa o reajuste do salario minimo e fica assim por vários anos essa defasagem ja deve estar em torno de 50% de perda real, assim os funcionários não vão nem chegar na 3ª idade. é deve ser tática.

  3. Todo dia o DV anuncia uma ação do prefeito, e ainda assim a turma critica kkkkkkkkk acabou a mamata galera, quem mamou não mama mais.

  4. O filme de terror para os pacientes renais continua.
    O Pref bla bla bla continua enganando.
    Kd a clinica de hemodialise.?
    Kd o restaurante popular?
    A populaçao de VR esta abandonada!

    • Criticar é fácil. Quero ver você exercer sua cidadania e apresentar propostas e soluções. Existem vários canais para isso e inclusive você pode marcar uma reunião com o Samuca e explicar suas demandas. O restaurante popular foi um baita problema implantado pela política demagoga do Garotinho que ja foi preso umas 10x. Todos municípios estão sofrendo com esses restaurantes e o uso político eleitoreiro. Temos que mudar essa postura de cidade abandonada e apontar os locais que estão abandonados.

  5. comedia este prefeito , só promessas , clinica de hemodialise vai acabar no sucateamento sem ter funcionado , cada momento uma desculpa esfarrapada , pacientes internados em hospitais a 04 meses sem previsão de tratamento , horrível isso tudo , falta de respeito com pacientes renais

  6. Samuca, Olha para o Centro de Imagens por favor. Aquilo la esta largado, minha vó foi fazer exame esperou mais de uma hora para ser atendida e quando foi reclamar foi mal tratada pelo coordenador e foi debochado. Da para perceber que o coordenador do lugar não sabe a diferença entre Rx e ultrasson. Na hora que eu estava lá era todos reclamando

  7. E OS PACIENTES RENAIS IDOSOS?

    Quero saber o que fez de concreto pelos pacientes renais idosos que estão tendo que viajar para três rios, Angra, Barra do Pirai, Resende para fazer hemodiálise. Porque a clínica de Volta Redonda não inaugura nunca. Fica só na promessa.

  8. Entra prefeito sai prefeito e o erro continua, tem sim que ter atividade para idosos, mas o foco deve ser os jovens sem emprego, experiência profícional, nenhuma nova empresa na cidade, não há geração de empregos.

  9. Pensando no idoso tem que facilitar o acesso nos ônibus, deveria ficar na altura da calçada. Os melhores pontos de ônibus pra entrar são o do Shopping e do Manoel Marinho, fica praticamente na altura da escada , isso quando o motorista para no ponto eles estão tão impacientes e apressados que estão parando no meio da rua. Só quem tem uma dificuldade seja joelho, pé ,coluna etc. sabe a dificuldade de entrar no ônibus.

  10. Ruim demais…….está só enchendo os bolsos, pois sabe que não ficará mais 4 anos, vai voltar para Brasilia rico!!! Alias o carro que ele comprou, cá pra nós, com o salário de Prefeito…hahahah um VOLVO zerado.

    • Cometendo o mesmo erro do prefeito anterior.esquecendo dos jovem e dos funcionários públicos. prefeito de um mandato Só.

  11. Falou tudo blá blá ele só aumentou a passagem de ônibus de forma exorbitante até agora

  12. outra classe que ele está querendo enganar, desativou tudo da terceira idade e agora tá cheio de blablabla.Era só deixar como estava e tava muito bom mas como foi o outro prefeito que fez e pra dizer que ele é o bonzão,acabou com tudo e agora vai começar tudo de novo do mesmo jeito que era, entenderam a jogada politica um bando de espertalhões.

  13. Prefake…. Cadê as empresas do Catar….. Blá Blá Blá….. Adolescente mimado….. Verdadeiro administrador….de merda…..

  14. Prefeito muito fraquinho, até a área de lazer de Volta Redonda a única coisa que o volta redondense tinha aos finais de semana que era o parque aquático ele conseguiu fechar, parabéns para o Samuquimha pode dar a mão para o presidente Temer.

  15. ESSE ZE RUELA JA ESTA A QUASE UM ANO GANHANDO SALARIO PARA NAO FAZER P…… NENHUMA!!!!!!!!!!!
    VOLTA NETO!!!!!!!!!!!

    • CHEIROU COLA… FUMOU CRACK… CAIU DA LAJE??? SÓ PODE ESTAR MALUCO QUERENDO A VOLTA DO GORDO NÉ? PERDEU SEU DAS??? KKKKKKKKKKKKK

  16. A Clínica de Hemodiálise é particular, mas depende do credenciamento no SUS, que depende do orçamento. Mas a verba já não existe para atender os pacientes de V. Redonda em outras cidades? E mais, o prefeito anterior não falou que só faltava a liberação da vigilância sanitária do Governo do Estado? Quem está contando a história pela metade e sonegando informações aos contribuintes? Onde estão os vereadores e deputados eleitos na cidade, que não conseguem nem um compromisso dos poderes executivos envolvidos nessa burocracia, que causa sofrimento nos pacientes e seus familiares?

  17. Mais uma desse GESTOR enrolao.

  18. Que sindicato é esse ? nunca vi isso,
    E o prefeito tá mal assessorado mesmo hem . Dizer que um hospital público só vai atender morador de VR. Ele deveria saber que isso é inconstitucional. O cidadão é cidadão no Brasil todo.. Tá mal mesmo , hem prefeito ?

  19. Parabéns pelo se trabalho fico muito agradecido!
    Quando tiver uma oportunidade faça um investimento nos jovens, pois eles são o futuro de Volta Redonda!

  20. Alguns pontos de ônibus (os de maior circulação) podem ser levantados cerca de 60 cm para facilitar o embarque dos idosos, grávidas e deficientes. Além de segurança o embarque no mesmo nível do coletivo trás agilidade nas paradas. Curitiba fez isso na década de 80 com as estações de embarque tubo onde o pagamento é feito antes do embarque. VR pode adotar modelo semelhante e climatizado.

  21. PREFEITO FRACO

  22. Parabéns senhor Prefeito. Gostaria de fazer aqui um apelo ao senhor. DETERMINE ao Secretário de Meio Ambiente
    que VERIFIQUE quem autorizou, e se cortaram sem autorização as árvores da RUA 33. Estão construindo grandes lojas modernas e bonitas, e CORTANDO as árvores para liberar estacionamento. Ou seja, primeiro o automóvel, depois as pessoas. Isso numa cidade super POLUÍDA como Volta Redonda. Além disso nesta mesma imponente rua tem árvores que já morreram e não são substituídas. Ponha esse povo da Secretaria para trabalhar.

  23. esse samuca já fez tudo e não fez nada .

  24. Bla bla bla bla bla bla…….

Untitled Document