quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Samuca propõe terminal que integra ônibus e bicicletas na Vila Santa Cecília

Samuca propõe terminal que integra ônibus e bicicletas na Vila Santa Cecília

Matéria publicada em 3 de dezembro de 2019, 19:26 horas

 


Objetivo do projeto, que terá também edifício-garagem, é melhorar mobilidade urbana no bairro, um dos principais centros comerciais da cidade

Edifício-garagem facilitará a vida de motoristas e integrará modos diferentes de transporte

Volta Redonda – Nesta terça-feira (3/12), o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, reuniu especialistas em soluções e gestão de estacionamentos e apresentou o projeto de uma estação intermodal de transportes sobre a rodovia BR-393, ao lado do shopping, na Vila Santa Cecília. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, através de engenheiros e urbanistas do IPPU, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município. O projeto prevê a criação de, no mínimo, 500 vagas de estacionamento.

Os especialistas que participaram do encontro representam a Indigo, empresa responsável pela gestão de diversos estacionamentos em cidades populosas por todo o mundo. A ideia é que a proposta de inovação do prefeito Samuca seja executada por meio de PPP (Parceria Público-Privada).

— Estamos falando de inovação, de um projeto sustentável, que interliga modais de transporte como bicicletas e ônibus. O prédio estacionamento vai solucionar um problema antigo da Vila, que é a falta de vagas para veículos — explicou Samuca Silva.

O prédio está projetado levemente inclinado, para que as rampas não sejam muito íngremes, e o próprio edifício, com sua inclinação sutil, criar rampas. Além disso, o projeto inclui a estação intermodal na parte de baixo, onde a população irá poder utilizar ônibus, parar sua moto ou bicicleta. Além disso, a estação estará próxima ao ponto de parada da linha de ônibus do Tarifa Comercial Zero.

— Com esse projeto, a população vai poder deixar seu carro num edifício sustentável, moderno e confortável, e poder circular dentro dos centros comerciais — contou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro.

De acordo com o CDO da empresa Indigo, Roque Perachi, o projeto está bem evoluído. “É mais que um estacionamento. Ele terá um mix de vagas de estacionamento rotativo e também será um suporte de mobilidade urbana através de ônibus. Ele conversa com a mobilidade da cidade como um todo. É uma ideia grandiosa do prefeito Samuca”, explicou.

O prefeito Samuca afirmou que está colhendo opiniões e realizando pesquisas para finalizar a proposta e avançar na parte burocrática de autorizações para dar início à execução do projeto.

 

Samuca discute questões ambientais com novo superintendente do Inea

Reflorestamento das margens do Rio Paraíba do Sul, redução do pátio de Reflorestamento das margens do Rio Paraíba do Sul e licenciamento sustentável foram alguns dos temas discutidos em reunião entre o prefeito Samuca Silva e o novo superintendente Regional Médio Paraíba do Sul do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o engenheiro ambiental Edson de Medeiros de Oliveira.
A reunião foi realizada nesta terça-feira, dia 03, no Palácio 17 de Julho, e também contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, e do assessor especial Rafael Capobiango.
O prefeito Samuca Silva comentou a importância da visita do representante estadual do Inea. “É fundamental o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente com o Inea, órgão máximo do governo do Estado, para agregar forças em políticas públicas em defesa do Meio Ambiente e nos projetos ambientais de nossa cidade”, disse.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, reforçou a importância do diálogo. “O município terá uma atuação em conjunto com o órgão estadual, que será o elo na gestão de políticas do meio ambiente, fortalecendo todo o sistema ambiental”, enfatizou.
Segundo o superintendente, que tomou posse na última semana, o trabalho será pautado em melhorar a eficiência do órgão. “Vamos programar uma agenda para desenvolver o trabalho. A nossa meta é melhorar ainda mais o processo de licenciamento, fiscalização e o atendimento à população pensando no desenvolvimento sustentável da nossa região. Eu estou à disposição para o que o município precisar”, assegurou Edson de Oliveira.
Na reunião, o prefeito Samuca Silva lembrou que o governo municipal conseguiu reverter para a cidade as multas ambientais aplicadas às empresas poluidoras, recursos que são utilizados em investimentos nas políticas públicas ambientais.
Edson Medeiros acrescentou que toda equipe será orientada na forma como conduzirá o trabalho. “O empresário que nos procurar não poderá sair com mais dúvidas, tem que ter uma solução mais clara possível. A minha finalidade será melhorar o licenciamento ambiental, melhorar a fiscalização e buscar o atendimento à população de forma sustentável”, reforçou o superintendente Regional do Inea.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

25 comentários

  1. Avatar

    Legal a ideia, precisamos fazer algo para a mobilidade urbana urgente mesmo

  2. Avatar

    VAI VENDO aí. Um responsável por um órgão fiscalizador como o INEA fazendo parcerias com um órgão executivo como a prefeitura. VAI VENDO fará parcerias, tbm, com as empresas poluidoras e agressoras ao Meio Ambiente.

    Podemos imaginar que o Meio Ambiente estará ferrado.

  3. Avatar

    Mobilidade começaria no incentivo ao uso da bicicleta. Como seria possível se não temos ciclovias e ao menos um bicicletario, espaço para bicicletarios não falta! Na Vila por exemplo, Praça Brasil, Juarez Antunes, Biblioteca, Praça Pandiá Calógeras e etc…
    Quem trabalha na Vila por exemplo se indo de bicicleta não tem onde guardar.

    Iniciativas simples ajudam bastante.

    Volta Redonda não suporta projetos como esse!

  4. Avatar

    Boa, prefeito
    Muito boa !

    • Avatar

      Só Vc sempre puxando saco. Não tem vergonha, não?

      Quem lê o DIÁRIO DO VALE sempre está por dentro de tudo o que acontece na cidade e região, bem ao contrário daqueles que se informam dentro das bolhas da internet (as redes sociais, infinitamente menor que a internet).

    • Avatar

      Eu conto seis grandes estacionamentos privados na vila e em todos eles os preços são justos. Não precisamos de edifício garagem. Precisamos é melhorar o transporte público, incentivo a bicicleta como meio de transporte e não como meio de lazer implantando ciclovias seguras que integrem os bairros aos centros comerciais. Precisamos de hospitais e postos de saúde funcionando e não apenas de enfeite. Precisamos tampar a buraqueira que está em nossas ruas. Precisamos pagar a fatura de 80 milhões que caiu em nosso colo, junto com a fatura de mais de 1 bi que vem se juntando há anos. Se quiser saber do que mais precisamos é só se reunir com as associações de moradores. Não precisamos de edifício garagem, não precisamos de escritório central, não precisamos de hospital comprado e alugado que não funcionam, não precisamos de mais dívida.
      E olha que eu votei nesse prefeito.

  5. Avatar

    Alguém avise para o Sr. Prefeito que não tem ciclovias em Volta Redonda. Andar de bicicleta é uma aventura de altíssimo risco para a vida.

    • Avatar

      O Prefeito nem consegue inaugurar a beira rio com tantos buracos que o Saae faz pra arrumar a tubulação de agua que estoura duas vezes por semana,podem notar toda semana o Saae esta trocando tubulação furada arruma uma estoura outra porque não troca tudo de uma vez ao invés dessa vergonha toda hora ta tudo podre já passou da hora de ser troca do tudo.

    • Avatar

      Esae prefeito só governa pra empresários, olha quem é o assessor especial dele, Rafael Capobiango, dono da Capobiango shopping da Construção. Você s acham que esse senhor vai defender interesse da população ou da sua empresa ??

  6. Avatar

    Como é possível que alguém chame um edifício Garagem de um “edifício Sustentavel”?, Com mais opção de estacionamento na vila só vai colocar mais carro em um trânsito já tão caótico, meu querido prefeito, sustentabilidade é realizar ações em prol da transporte coletivo, pedestres e ciclistas. O que o senhor está fazendo é criar um edifício garagem para incentivar o uso de modo de transporte que polui e o pior ainda empurrar para população como sendo um edifício Sustentavel. Realmente foi uma pena ter acreditado na sua gestão. Triste.

    • Avatar

      Concordo integralmente. Eu me arrependo a cada dia desta Gestão por ter feito campanha para uma pessoa tão RETRÓGRADA. Que decepção.

    • Avatar

      VAI VENDO aí! Ele confunde tudo. kkk kkk

      Se ele confunde obrigação com transparência; arbustos com árvores; lagoa do Jd. Belvedere com lago artificial; empréstimo de 80 milhões autorizado pelos 21 vereadores com ajuda financeira da CAIXA; etc, não é à toa que vai, tbm, confundir garagem para carros automotores individuais com garagem sustentável.

      VAI VENDO AÍ o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública. Eles mostram que não entende nada de sustentabilidade.

  7. Avatar

    Enquanto isso os moradores da periferia se ferram todo dia pra conseguir chegar no trabalho e voltar pra casa.,visto que não temos transporte decente!!

  8. Avatar

    Tem que ser MUITO RETRÓGRADO para defender que Edifício Garagem irá melhorar a Mobilidade da cidade. Usam a coitada bicicleta, só pra dizer que o projeto é sustentável. Se está um caos por terem dobrado o número de vagas na Vila, esta intervenção irá AGRAVAR mais ainda os engarrafamentos. O centro do Rio está ali, na cara, pra todo mundo ver e aprender. RETIRARAM TODAS AS VAGAS DE ESTACIONAMENTO, NÃO construira
    NENHUMA edifício garagem, implantaram o VLT, Ciclovias, ampliaram as Barcas e alargaram diversas calçadas…. Mas só APRENDE e EVOLUI quem é inteligente! Definitivamente, não é este o caso neste projeto. Por este tipo de atitude que Samuca NÃO FEZ EM 3 ANOS O Plano de Mobilidade. Sem Plano… Ele propõe absurdos como estes, lamentável.

  9. Avatar

    Vamos raciocinar: se até agira, o prefeito se quer respondeu oficio do COMUTRAN, sobre o porquê, não enviou o PlanMob para conhecimento e manifestação do Conselho, desrespeitando-o, aí, tem a coragem de dizer que “vai ouvir opiniões”!
    Fala sério!

    • Avatar

      Exato. Se SEQUER ouve o Conselho de Transportes da cidade, ELEITO democraticamente para estas questões, que DIRÁ ouvir alguém? É só marketing… Só!

  10. Avatar

    Ha muito tempo que eu falo que aqueles trailers em frente ao shopping precisam ser retirados e fazer um terminal de onibus decente no lugar. Os pontos de onibus existentes sao uma vergonha. Pequenos, de pessimo acesso, nao comportam a quantidade de onibus que param, sujos e etc. Prefeito aquilo ali no centro da cidade merece um melhor tratamento. Ja passou da hora de modernizar igual Curitiba.

  11. Avatar

    Vamos desafiar o prefeito a mostrar esse projeto antes de qualquer gasto em obras. Mostrar o contrato da empresa é perda de tempo pq que não vai acontecer, assim como não mostrou o contrato da empresa construtora da rotatória em cima da lagoa do Belvedere.

    Rogério Loureiro sempre disse ser transparente. Agora que está no governo vamos ver ser realmente é transparente.

    • Avatar

      Prefeito que feixa a Radial Leste aos domingos prejudicando e muito quem necessita passar por ali, obrigando o cidadão de bem a passar em frente ao Aero Clube e ficar sem direito a passar, cercados por delinquentes protegidos pela Guarda Municipal e Polícia Militar, sendo obrigado a ver aqueles jovens, muitos menores de idade bêbados e drogados.
      Baile Fank derrota nacional.
      Droga, bebida e prostituição rolando solto.
      Como pode um governante e sua equipe apoiar isto?

    • Avatar

      Samuca só está andando de avião e helicóptero na cidade.
      A cidsde está uma merda. Cheia de buracos, cheia de sinais e quebra molas onde não devem existir.
      Sinais sem sincronia atrapalhando o trânsito.
      Bueiros e caixas d esgoto muito abaixo do nível do asfalto. Não aguentamos mais pagar para alinhar nossos carros e motos.
      A coisa tá feia.
      Só não vê quem é cego ou puxa saco do prefeito.

  12. Avatar

    O projeto é bacana entretanto só faz sentido se ao mesmo tempo for extinto o estacionamento em algumas vias na Vila para a expansão das calçadas que permitirá melhorar o paisagismo e arborização e até implantar ciclovias. A avenida 33 foi um local que sofreu uma agressão urbanistica com o estacionamento que descaracterizou a paisagem trazendo uma tremenda poluição visual.

  13. Avatar

    Esse cara é moleque mesmo. Pinta a sinalização do trânsito em cima de uma buraqueira nunca vista nas ruas da cidade, achando que o povo vai utilizar bicicletas no dia a dia. É incrível!!

    • Avatar

      Falou tudo.

    • Avatar

      A cidade não está preparada para isto.
      Prefeito está querendo inventar moda.
      Quer mostrar que está fazendo algo.
      Ninguém consegue andar de bicicleta com segurança na cidade.
      Não existe ciclovias.
      Não existe planejamento.
      Responsável pela mobilidade urbana em nossa cidade só está ocupando cargo, não manja nada. Vai ver o salário desse indivíduo?
      O pior é que o prefeito depois que é obrigado a indicar esses bostas não tem humildade e nem culhão para reconhecer a merda que fez.

    • Avatar

      Viva o prefeito Samuca Silva

      Visionário
      Gestor
      Responsável

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document