Samuca propõe terminal que integra ônibus e bicicletas na Vila Santa Cecília

by Paulo Moreira

Edifício-garagem facilitará a vida de motoristas e integrará modos diferentes de transporte

Volta Redonda – Nesta terça-feira (3/12), o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, reuniu especialistas em soluções e gestão de estacionamentos e apresentou o projeto de uma estação intermodal de transportes sobre a rodovia BR-393, ao lado do shopping, na Vila Santa Cecília. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, através de engenheiros e urbanistas do IPPU, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do município. O projeto prevê a criação de, no mínimo, 500 vagas de estacionamento.

Os especialistas que participaram do encontro representam a Indigo, empresa responsável pela gestão de diversos estacionamentos em cidades populosas por todo o mundo. A ideia é que a proposta de inovação do prefeito Samuca seja executada por meio de PPP (Parceria Público-Privada).

— Estamos falando de inovação, de um projeto sustentável, que interliga modais de transporte como bicicletas e ônibus. O prédio estacionamento vai solucionar um problema antigo da Vila, que é a falta de vagas para veículos — explicou Samuca Silva.

O prédio está projetado levemente inclinado, para que as rampas não sejam muito íngremes, e o próprio edifício, com sua inclinação sutil, criar rampas. Além disso, o projeto inclui a estação intermodal na parte de baixo, onde a população irá poder utilizar ônibus, parar sua moto ou bicicleta. Além disso, a estação estará próxima ao ponto de parada da linha de ônibus do Tarifa Comercial Zero.

— Com esse projeto, a população vai poder deixar seu carro num edifício sustentável, moderno e confortável, e poder circular dentro dos centros comerciais — contou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rogério Loureiro.

De acordo com o CDO da empresa Indigo, Roque Perachi, o projeto está bem evoluído. “É mais que um estacionamento. Ele terá um mix de vagas de estacionamento rotativo e também será um suporte de mobilidade urbana através de ônibus. Ele conversa com a mobilidade da cidade como um todo. É uma ideia grandiosa do prefeito Samuca”, explicou.

O prefeito Samuca afirmou que está colhendo opiniões e realizando pesquisas para finalizar a proposta e avançar na parte burocrática de autorizações para dar início à execução do projeto.

 

Samuca discute questões ambientais com novo superintendente do Inea

Reflorestamento das margens do Rio Paraíba do Sul, redução do pátio de Reflorestamento das margens do Rio Paraíba do Sul e licenciamento sustentável foram alguns dos temas discutidos em reunião entre o prefeito Samuca Silva e o novo superintendente Regional Médio Paraíba do Sul do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o engenheiro ambiental Edson de Medeiros de Oliveira.
A reunião foi realizada nesta terça-feira, dia 03, no Palácio 17 de Julho, e também contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, e do assessor especial Rafael Capobiango.
O prefeito Samuca Silva comentou a importância da visita do representante estadual do Inea. “É fundamental o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente com o Inea, órgão máximo do governo do Estado, para agregar forças em políticas públicas em defesa do Meio Ambiente e nos projetos ambientais de nossa cidade”, disse.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, reforçou a importância do diálogo. “O município terá uma atuação em conjunto com o órgão estadual, que será o elo na gestão de políticas do meio ambiente, fortalecendo todo o sistema ambiental”, enfatizou.
Segundo o superintendente, que tomou posse na última semana, o trabalho será pautado em melhorar a eficiência do órgão. “Vamos programar uma agenda para desenvolver o trabalho. A nossa meta é melhorar ainda mais o processo de licenciamento, fiscalização e o atendimento à população pensando no desenvolvimento sustentável da nossa região. Eu estou à disposição para o que o município precisar”, assegurou Edson de Oliveira.
Na reunião, o prefeito Samuca Silva lembrou que o governo municipal conseguiu reverter para a cidade as multas ambientais aplicadas às empresas poluidoras, recursos que são utilizados em investimentos nas políticas públicas ambientais.
Edson Medeiros acrescentou que toda equipe será orientada na forma como conduzirá o trabalho. “O empresário que nos procurar não poderá sair com mais dúvidas, tem que ter uma solução mais clara possível. A minha finalidade será melhorar o licenciamento ambiental, melhorar a fiscalização e buscar o atendimento à população de forma sustentável”, reforçou o superintendente Regional do Inea.

You may also like

25 comments

Sul Flu 4 de dezembro de 2019, 19:21h - 19:21

Legal a ideia, precisamos fazer algo para a mobilidade urbana urgente mesmo

VAI VENDO 4 de dezembro de 2019, 12:08h - 12:08

VAI VENDO aí. Um responsável por um órgão fiscalizador como o INEA fazendo parcerias com um órgão executivo como a prefeitura. VAI VENDO fará parcerias, tbm, com as empresas poluidoras e agressoras ao Meio Ambiente.

Podemos imaginar que o Meio Ambiente estará ferrado.

De Olho 4 de dezembro de 2019, 12:03h - 12:03

Mobilidade começaria no incentivo ao uso da bicicleta. Como seria possível se não temos ciclovias e ao menos um bicicletario, espaço para bicicletarios não falta! Na Vila por exemplo, Praça Brasil, Juarez Antunes, Biblioteca, Praça Pandiá Calógeras e etc…
Quem trabalha na Vila por exemplo se indo de bicicleta não tem onde guardar.

Iniciativas simples ajudam bastante.

Volta Redonda não suporta projetos como esse!

Ricardo Malesch 4 de dezembro de 2019, 08:03h - 08:03

Boa, prefeito
Muito boa !

VAI VENDO 4 de dezembro de 2019, 11:58h - 11:58

Só Vc sempre puxando saco. Não tem vergonha, não?

Quem lê o DIÁRIO DO VALE sempre está por dentro de tudo o que acontece na cidade e região, bem ao contrário daqueles que se informam dentro das bolhas da internet (as redes sociais, infinitamente menor que a internet).

Anderson 5 de dezembro de 2019, 08:57h - 08:57

Eu conto seis grandes estacionamentos privados na vila e em todos eles os preços são justos. Não precisamos de edifício garagem. Precisamos é melhorar o transporte público, incentivo a bicicleta como meio de transporte e não como meio de lazer implantando ciclovias seguras que integrem os bairros aos centros comerciais. Precisamos de hospitais e postos de saúde funcionando e não apenas de enfeite. Precisamos tampar a buraqueira que está em nossas ruas. Precisamos pagar a fatura de 80 milhões que caiu em nosso colo, junto com a fatura de mais de 1 bi que vem se juntando há anos. Se quiser saber do que mais precisamos é só se reunir com as associações de moradores. Não precisamos de edifício garagem, não precisamos de escritório central, não precisamos de hospital comprado e alugado que não funcionam, não precisamos de mais dívida.
E olha que eu votei nesse prefeito.

Carlos 4 de dezembro de 2019, 07:30h - 07:30

Alguém avise para o Sr. Prefeito que não tem ciclovias em Volta Redonda. Andar de bicicleta é uma aventura de altíssimo risco para a vida.

Claudio 4 de dezembro de 2019, 10:35h - 10:35

O Prefeito nem consegue inaugurar a beira rio com tantos buracos que o Saae faz pra arrumar a tubulação de agua que estoura duas vezes por semana,podem notar toda semana o Saae esta trocando tubulação furada arruma uma estoura outra porque não troca tudo de uma vez ao invés dessa vergonha toda hora ta tudo podre já passou da hora de ser troca do tudo.

Magnus 4 de dezembro de 2019, 12:29h - 12:29

Esae prefeito só governa pra empresários, olha quem é o assessor especial dele, Rafael Capobiango, dono da Capobiango shopping da Construção. Você s acham que esse senhor vai defender interesse da população ou da sua empresa ??

Decepcionado 4 de dezembro de 2019, 06:47h - 06:47

Como é possível que alguém chame um edifício Garagem de um “edifício Sustentavel”?, Com mais opção de estacionamento na vila só vai colocar mais carro em um trânsito já tão caótico, meu querido prefeito, sustentabilidade é realizar ações em prol da transporte coletivo, pedestres e ciclistas. O que o senhor está fazendo é criar um edifício garagem para incentivar o uso de modo de transporte que polui e o pior ainda empurrar para população como sendo um edifício Sustentavel. Realmente foi uma pena ter acreditado na sua gestão. Triste.

Aída Cardoso 4 de dezembro de 2019, 11:25h - 11:25

Concordo integralmente. Eu me arrependo a cada dia desta Gestão por ter feito campanha para uma pessoa tão RETRÓGRADA. Que decepção.

VAI VENDO 4 de dezembro de 2019, 11:45h - 11:45

VAI VENDO aí! Ele confunde tudo. kkk kkk

Se ele confunde obrigação com transparência; arbustos com árvores; lagoa do Jd. Belvedere com lago artificial; empréstimo de 80 milhões autorizado pelos 21 vereadores com ajuda financeira da CAIXA; etc, não é à toa que vai, tbm, confundir garagem para carros automotores individuais com garagem sustentável.

VAI VENDO AÍ o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública. Eles mostram que não entende nada de sustentabilidade.

Gilberto 4 de dezembro de 2019, 06:39h - 06:39

Enquanto isso os moradores da periferia se ferram todo dia pra conseguir chegar no trabalho e voltar pra casa.,visto que não temos transporte decente!!

Aída Cardoso 4 de dezembro de 2019, 01:08h - 01:08

Tem que ser MUITO RETRÓGRADO para defender que Edifício Garagem irá melhorar a Mobilidade da cidade. Usam a coitada bicicleta, só pra dizer que o projeto é sustentável. Se está um caos por terem dobrado o número de vagas na Vila, esta intervenção irá AGRAVAR mais ainda os engarrafamentos. O centro do Rio está ali, na cara, pra todo mundo ver e aprender. RETIRARAM TODAS AS VAGAS DE ESTACIONAMENTO, NÃO construira
NENHUMA edifício garagem, implantaram o VLT, Ciclovias, ampliaram as Barcas e alargaram diversas calçadas…. Mas só APRENDE e EVOLUI quem é inteligente! Definitivamente, não é este o caso neste projeto. Por este tipo de atitude que Samuca NÃO FEZ EM 3 ANOS O Plano de Mobilidade. Sem Plano… Ele propõe absurdos como estes, lamentável.

João Alves 4 de dezembro de 2019, 00:05h - 00:05

Vamos raciocinar: se até agira, o prefeito se quer respondeu oficio do COMUTRAN, sobre o porquê, não enviou o PlanMob para conhecimento e manifestação do Conselho, desrespeitando-o, aí, tem a coragem de dizer que “vai ouvir opiniões”!
Fala sério!

Aída Cardoso 4 de dezembro de 2019, 11:28h - 11:28

Exato. Se SEQUER ouve o Conselho de Transportes da cidade, ELEITO democraticamente para estas questões, que DIRÁ ouvir alguém? É só marketing… Só!

Junior 3 de dezembro de 2019, 23:57h - 23:57

Ha muito tempo que eu falo que aqueles trailers em frente ao shopping precisam ser retirados e fazer um terminal de onibus decente no lugar. Os pontos de onibus existentes sao uma vergonha. Pequenos, de pessimo acesso, nao comportam a quantidade de onibus que param, sujos e etc. Prefeito aquilo ali no centro da cidade merece um melhor tratamento. Ja passou da hora de modernizar igual Curitiba.

VAI VENDO 3 de dezembro de 2019, 22:29h - 22:29

Vamos desafiar o prefeito a mostrar esse projeto antes de qualquer gasto em obras. Mostrar o contrato da empresa é perda de tempo pq que não vai acontecer, assim como não mostrou o contrato da empresa construtora da rotatória em cima da lagoa do Belvedere.

Rogério Loureiro sempre disse ser transparente. Agora que está no governo vamos ver ser realmente é transparente.

Contribuinte 4 de dezembro de 2019, 01:32h - 01:32

Prefeito que feixa a Radial Leste aos domingos prejudicando e muito quem necessita passar por ali, obrigando o cidadão de bem a passar em frente ao Aero Clube e ficar sem direito a passar, cercados por delinquentes protegidos pela Guarda Municipal e Polícia Militar, sendo obrigado a ver aqueles jovens, muitos menores de idade bêbados e drogados.
Baile Fank derrota nacional.
Droga, bebida e prostituição rolando solto.
Como pode um governante e sua equipe apoiar isto?

Contribuinte 4 de dezembro de 2019, 01:43h - 01:43

Samuca só está andando de avião e helicóptero na cidade.
A cidsde está uma merda. Cheia de buracos, cheia de sinais e quebra molas onde não devem existir.
Sinais sem sincronia atrapalhando o trânsito.
Bueiros e caixas d esgoto muito abaixo do nível do asfalto. Não aguentamos mais pagar para alinhar nossos carros e motos.
A coisa tá feia.
Só não vê quem é cego ou puxa saco do prefeito.

Cabra 3 de dezembro de 2019, 20:38h - 20:38

O projeto é bacana entretanto só faz sentido se ao mesmo tempo for extinto o estacionamento em algumas vias na Vila para a expansão das calçadas que permitirá melhorar o paisagismo e arborização e até implantar ciclovias. A avenida 33 foi um local que sofreu uma agressão urbanistica com o estacionamento que descaracterizou a paisagem trazendo uma tremenda poluição visual.

Alfersil 3 de dezembro de 2019, 19:57h - 19:57

Esse cara é moleque mesmo. Pinta a sinalização do trânsito em cima de uma buraqueira nunca vista nas ruas da cidade, achando que o povo vai utilizar bicicletas no dia a dia. É incrível!!

Leandro 3 de dezembro de 2019, 22:37h - 22:37

Falou tudo.

Contribuinte 4 de dezembro de 2019, 02:13h - 02:13

A cidade não está preparada para isto.
Prefeito está querendo inventar moda.
Quer mostrar que está fazendo algo.
Ninguém consegue andar de bicicleta com segurança na cidade.
Não existe ciclovias.
Não existe planejamento.
Responsável pela mobilidade urbana em nossa cidade só está ocupando cargo, não manja nada. Vai ver o salário desse indivíduo?
O pior é que o prefeito depois que é obrigado a indicar esses bostas não tem humildade e nem culhão para reconhecer a merda que fez.

Ricardo Malesch 4 de dezembro de 2019, 11:50h - 11:50

Viva o prefeito Samuca Silva

Visionário
Gestor
Responsável

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996