sábado, 8 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Samuca se reunirá com MP e os prefeitos de Barra Mansa e Pinheiral para decidir sobre reabertura do comércio

Samuca se reunirá com MP e os prefeitos de Barra Mansa e Pinheiral para decidir sobre reabertura do comércio

Matéria publicada em 28 de abril de 2020, 08:13 horas

 


Volta Redonda – O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, se reunirá com o MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) e com os prefeitos de Barra Mansa e Pinheiral, Rodrigo Drable e Ednardo Barbosa, às 11h, desta terça-feira (28), para discutirem sobre a reabertura do comércio nos municípios.

– A reunião será presencialmente porque tem a possibilidade de assinarmos os documentos que vão garantir a reabertura do comércio, porém só de anunciar que o comércio poderia voltar nas próximas semanas, as ruas já voltaram a ficar cheias, aconteceu isso ontem e no sábado. Temos que ter essa responsabilidade de ‘soltar’ o comércio de forma controlada. A escolha de soltar em duas datas diferentes foi uma estratégia porque a gente sabe que a população está ansiosa para o retorno do comércio e que vão comparecer nas ruas – disse o prefeito.

Samuca destacou que com três dos seis eixos de monitoramento dentro da meta podem garantir a reabertura do comércio, que será decidida pelo Ministério Público, que é autor da ação da restrição social, para a segunda semana de maio. Segundo Samuca, os eixos sobre o número de casos suspeitos para confirmados a cada dois dias, a taxa de ocupação do Hospital de Campanha, e os leitos de CTI na rede pública de saúde estão dentro abaixo da meta estimada pela prefeitura.

– Dentro da meta, pelo segundo dia seguido, os casos suspeitos de Covid-19 não ultrapassam dos 5%, da última vez chegou a 3,71%. A taxa de ocupação do hospital de campanha atualmente são de 6% sendo que não pode passar dos 70%, e os leitos de UTI na rede municipal está em 27,7% sendo que o “limite” é 50%. Gostaria de tranquilizar a população que os leitos municipais de Volta Redonda estão confortáveis perto de outros municípios pelo Brasil – explicou Samuca.

Lembrando que os eixos apresentados pela prefeitura são:

1 – Que não aumente em 5% o número dos casos suspeitos para confirmados a cada dois dias;
2 – Que os leitos dos hospitais com pacientes da Covid-19 não ultrapassem 50% da ocupação;
3 – Que o número de leitos do Hospital de Campanha, no Estádio Raulino de Oliveira, não ultrapassem 70% de ocupação;
4 – Que o grupo de risco, principalmente idosos, permaneça em casa, em isolamento social;
5 – As aglomerações continuarão proibidas em estabelecimentos, eventos também seguirão proibidos;
6 – E uso obrigatório de máscaras.

Caso um destes eixos não sejam respeitados, o prefeito afirmou que o comércio será fechado novamente.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

15 comentários

  1. Avatar

    Tem mais é que abrir mesmo.Pode anotar aí se ficar fechado mais 2 meses o desemprego vai matar muito mais que o Covid. É muito fácil ficar em casa com a geladeira lotada e a conta do banco cheia de grana.Coisa para poucos em VR

    • Avatar

      O desemprego está ai tem 20 anos e aposto que você nunca ligou pra isso

      Enfia esse discurso barato você sabe aonde

  2. Avatar

    Responsabilidade, senhores

    Vejam o que está acontecendo em Manaus
    Tem gente cavando buraco pra enterrar pai e mãe

    No Rio tem 420 pessoas esperando UTI pra poder respirar

    ABRIR O COMÉRCIO ??????????

    AH, VÁ !

    • Avatar
      João Martins Ramos

      Concordo em voltar sim aos poucos o comércio . Com responsabilidade e restrições . Muitas famílias já passando necessidades . Dispensa vazia , alugueis atrasados , desempregado aumentando ainda mais . Não só o covide 19 mata , desnutrição , depressão e outros problemas decorrentes . Enquanto estamos estamos privados de trabalhar e prover o alimento para família muitos pela ruas em aglomeração desnecessária ,pessoas se ajuntando em bares , garotada q não está estudando e estão pelas ruas empinando pipas etc.
      Estas e outras deveriam ser repreendidas pelos órgãos de segurança pública .

  3. Avatar

    Não tinha nenhum caso: – Fecha tudo!!!!
    Diversos caos e mortes: – Vamos reabrir o comércio!

    Tá de brincadeira, assume a bomba da precipitação agora po.

  4. Avatar

    Senhores, entendam …

    NÃO DEPENDE DA VONTADE DOS PREFEITOS EXCLUSIVAMENTE abrir o comércio

    Aliás, vamos lá… Ele pode abrir ? Sim, abre agora se quiser

    Só que o Ministério Publico está solicitando que se mantenha o isolamento social por enquanto

    E se ele desrespeitar essa orientação sabem quem vai ter que responder pelas mortes ?
    Pois é.

    Ele não vai ser irresponsável a esse ponto.
    Vai ter a hora certa, vamos ter calma meu povo.

    • Avatar
      Ana Cláudia Teixeira

      Não adianta nada o comércio está fechado se os supermercados estão lotados todos os dias da semana

  5. Avatar

    As nossas Autoridades estão preparando o cenário para obter mais dois anos de mandato. Estão se lixando para o número de desempregados e situação de miséria em que o povo e pequenos comerciantes vão ficar.
    Por outro lado os Comerciantes não são unidos: é um querendo engolir o outro. O que impede uma manifestação organizada contra este golpe dos governos municipais. Ruim para todos.

  6. Avatar

    Abre a porteira e deixa a boiada ir pras ruas! Eles estão doidos para serem enterrados em valas comuns. Quem vigiar será recompensado no futuro.

  7. Avatar

    Para decidir se abre ou não é só dar uma olhada nas matérias sobre Blumenau. Lembra daquele shopping com o saxofonista? Resultado: aumento de 30% de infectados em 24h. #FICAEMCASA

    • Avatar
      Ana Cláudia Teixeira

      Não adianta nada o comércio está fechado se os supermercados estão lotados todos os dias da semana

  8. Avatar

    Cidades já não tem como enterrar seus mortos. Números de casos e mortes aumentando em todo o país. Reabrir comércio agora é muito perigoso. #ficaemcasa

  9. Avatar

    E a vacina de h1N1 dos doentes crônicos?

    No postinho não há previsão…

    No Rio o governo está vacinando até em farmácia …

    • Avatar

      Eu também quero saber ,meu marido é renal crônico ,não pode pegar gripe ,e o inverno está ai. Ano passado muitos idosos não queriam vacinar ,agora é tanto idoso vacinando que acabaram as vacinas. Não é porque tem pandemia de Covid que vai deixar os doentes crônicos sem tratamento. Outra coisa 😮 lixo hospitalar domiciliar não está sendo recolhido , obrigando a jogar no lixo comum .Fiquei 2 semanas ligando o dia inteiro para a prefeitura e sumiu todo mundo pra recolher o lixo da diálise que meu marido faz em casa. Isso são coisas essenciais que não pode parar !!

    • Avatar

      Até onde vcs não perceberam que estamos numa guerra? Numa guerra as coisas não funcionam de forma normal, os esforços são destinados para a campanha e a sobrevivência na guerra. Muitos serviços são suprimidos ou ficam precários… Vacina é fornecida pelo governo federal e distribuída pelos estados. Os prefeitos não têm ingerência sobre isso, só na aplicação do que eles têm em mãos…

Untitled Document