Santa Casa de Resende inicia neste sábado mais um mutirão de raio-X

by Diário do Vale

Foram agendados 76 exames para 40 pacientes na ação que ocorrerá entre os horários das 8h e 14h – Foto: Raimundo Brasil(PMR).

Resende- A Santa Casa de Misericórdia de Resende inicia na manhã deste sábado, dia 14, mais um mutirão de raio-X no município. De acordo com a Prefeitura de Resende, foram agendados 76 exames para 40 pacientes na ação que ocorrerá entre os horários das 8h e 14h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a expectativa é de que este seja o último mutirão deste ciclo para zerar a fila do exame de raio-X no município, caso não haja faltas. Ao zerar a fila, a unidade retornará com o atendimento mais imediato para a realização das radiografias.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, lembrou que no dia 7 de agosto, foram agendados 36 pacientes para 74 exames. No entanto, três pacientes não compareceram, sendo confeccionados 69 radiografias. Já no mutirão do dia 24 de julho, foram feitos 74 exames, sendo atendidos 36 pacientes. E no dia 31 de julho, a ação na Nova Santa Casa contabilizou 65 exames confeccionados, no total de 35 pacientes. Entre os procedimentos mais comuns nestes mutirões, podem ser citados: tórax; coluna lombar; coluna cervical; joelho; mão; pé/calcâneo; quadril; e ombro.

O secretário de Saúde ressaltou que o atendimento é por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), contemplando os moradores da cidade em diagnósticos precisos e tratamentos mais adequados.

— Os exames são encaminhados pelas equipes dos postos de saúde, por meio do SUS, e marcados pela Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura possui um convênio com a Santa Casa, que viabiliza a execução dos serviços. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nos últimos tempos, a demanda aumentou e, por isso, estamos nos mobilizando para zerar a fila de raio-X. Desde o início da atual gestão em 2017, a Prefeitura realizou reformas estruturais e melhorias desde a aquisição de equipamentos modernos até a substituição do enxoval. Na Santa Casa, já foram realizados mutirões de exames de endoscopia, eletrocardiograma, histeroscopia, tomografia computadorizada com sedação e ultrassonografia na atual gestão. A unidade também viabilizou mutirões para procedimentos cirúrgicos de colecistectomia, ou seja, retirada da vesícula biliar, e hérnia. Este ano, a Nova Santa Casa deu início ao ciclo de mutirões de cirurgias plásticas reparadoras – frisa, acrescentando que quem possui encaminhamento para exame de raio-X deve buscar orientação em sua unidade de referência ou na Secretaria de Saúde, visando à realização do exame.

Vale destacar que, em junho de 2020, a Santa Casa recebeu dois aparelhos de radiologia para reforçar a estrutura: o tomógrafo “Somatom go.Now”, considerado o mais moderno da região no quesito de diagnóstico de imagens, aparelho de baixa dose de radiação; e o raio-X “Multix B”. Ainda em agosto do ano passado, a unidade adquiriu uma bomba injetora para procedimentos de tomografia computadorizada por contraste. Este equipamento com tecnologia avançada otimizou a qualidade dos exames radiológicos feitos na unidade, bem como a possibilidade de leitura dinâmica, em tempo real, pelos profissionais.

Ainda em 2020, a Nova Santa Casa também ganhou novo maquinário de eletrocardiografia, cardioversor e aspirador portátil, que agregaram mais qualidade e precisão no serviço prestado na unidade.

Este ano, a unidade recebeu uma nova usina de gases medicinais, com fornecimento de ar comprimido e vácuo.

Mais progresso

Entre os progressos estruturais e melhorias para um atendimento de qualidade à população estão: recuperação da fachada; retorno das cirurgias por videolaparoscopia e oftalmológicas; farmácia 24h, que ganhou maior espaço; reforma dos banheiros, enfermarias, corredores, cozinha, refeitório e lavanderia; aquisição de novos leitos, colchões, poltronas, macas e equipamentos; ampliação do Centro de Material Esterilizado (CME) e do ambulatório do SUS; aumento no número de cirurgias eletivas; licença de funcionamento após 20 anos; R$ 1,5 milhão de dívidas pagas; construção de banheiros para acompanhantes; reestruturação da lavanderia com novos equipamentos; criação de novas vagas de estacionamento; revitalização da capela; novo laboratório; recepção reformada; troca de piso e novo mobiliário; troca da rede de esgotos; instalação da nova subestação de energia; viabilização do exame do sono; criação da Clínica Oftalmológica; implantação do tratamento de varizes por espuma; reestruturação fiscal e previdenciária, possibilitando a emissão de certidões negativas; pagamento da dívida trabalhista (judicial e extrajudicial) de aproximadamente R$ 520 mil; e ecocardiograma com estresse.

O centro cirúrgico ainda passou por um processo de modernização. Já a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de quatro leitos foi ampliada para seis, com o serviço de hemodiálise para pacientes internados.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996