Sarau poético-musical homenageará Paulo Leminski

by Diário do Vale

A Casa da Cultura Macedo Miranda, através da Biblioteca Pública Jandyr Cesar Sampaio, realiza nesta quinta-feira, dia 27, às 19h30, um sarau poético-musical em homenagem ao escritor, poeta e multiartista curitibano Paulo Leminski, morto há 30 anos, em junho de 1989. Intitulado ‘O Samurai Malandro’, o evento tem entrada gratuita.

Este é o terceiro sarau organizado este ano pela Biblioteca de Resende. Em abril, a homenageada foi a própria instituição (Dia Nacional da Biblioteca) e em maio foi a vez do poeta maranhense Raimundo Correia. De acordo com Renato Martini, agente cultural e organizador do sarau, este tipo de evento reforça os laços da biblioteca com a população de Resende.

– Além do atendimento diário aos usuários, com o empréstimo de livros e ajuda nas consultas, a biblioteca tem este papel importante de organizar ações como contação de história, exposições e saraus, que levem a literatura de forma mais lúdica ao público da cidade – diz Martini.

De origem polonesa, Leminski foi escritor, poeta, compositor, tradutor, crítico literário e professor. Desde muito cedo, Leminski inventou um jeito próprio de escrever poesia, preferindo poemas breves, muitas vezes fazendo haicais, trocadilhos, ou brincando com ditados populares. A alcunha de “Samurai Malandro’, dado por seus amigos, vem de sua paixão pela cultura japonesa. Ele foi um estudioso da língua e cultura japonesas e publicou em 1983 uma biografia de Bashô, além de ser faixa preta em judô.

No sarau desta quinta-feira, além de Renato Martini, participarão do evento poético-musical: Élida Barros, Josy Costa, Márcio Whately e Ulisses Coli. A Bilbioteca Jandyr Cesar Sampaio fica na Praça do Centenário, número 37, no Centro Histórico de Resende. Maiores informações pelo telefone (24) 3354-5031.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996