Sarkozy denuncia calúnias e manipulações do grupo de Kaddafi

by Diário do Vale

Paris – O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, denunciou uma campanha de calúnias e de manipulação do grupo do antigo líder da Líbia, Muammar Kaddafi, por trás das acusações que conduziram a ser acusado de financiamento ilegal da campanha de 2007 que o conduziu à presidência.

Em uma declaração lida aos juízes instrutores antes de decidirem pela sua acusação, publicada hoje, quinta-feira (22), pelo jornal Le Figaro em seu site, Sarkozy se queixou que foi acusado “sem nenhuma prova material” a partir de declarações de Kaddafi e de pessoas do seu círculo movido por um desejo de vingança.

Acima de tudo, ele insistiu que, desde que começaram essas alegações em março de 2011, quando uma coalizão internacional liderada por ele como presidente da França, lançou uma intervenção militar contra o regime de Kaddafi, “vivo o inferno desta calúnia”.

E isso apesar do fato de que, em sua opinião, não há “nenhum elemento tangível” nas alegações da família Kaddafi e de seu clã.

Sarkozy diz que já “pagou muito” por este assunto, já que, segundo sua análise, foram as acusações que motivaram sua derrota, por 1,5 ponto percentual de diferença, no segundo turno das eleições presidenciais de 2012, vencidas pelo socialista François Hollande.

Seus ataques se dirigiram em particular contra o negociador de armas e intermediário Ziad Takieddine, um dos quatro acusados, que, desde novembro de 2016, confessou ter transportado entre Trípoli e Paris, 5 milhões de euros com dinheiro colocado pelo regime de Kaddafi e que diz que entregou diretamente a Sarkozy e ao seu braço direito, o ex-ministro Claude Guéant, entre o fim de 2006 e início de 2007.

Ele insistiu que Takieddine “mente” e em que este empresário, que faz parte do “grupo” de Kaddafi, não apresentou provas das reuniões que diz ter mantido com ele entre 2005 e 2011, que não existiram.

Em sua alegação diante dos instrutores, o ex-presidente francês afirmou o espírito de vingança que, em sua opinião, há após essas acusações contra ele. “Eu fui o chefe da coalizão que destruiu o sistema de Kaddafi e paguei um forte tributo por esta campanha raramente igualada de lama, calúnias e tolices”, disse.

Com a decisão de ontem, Sarkozy acumula acusações em três casos diferentes e sabe que por um deles – irregularidades nos fundos da sua campanha de 2012 – terá que sentar no banco dos réus.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996