Sebastião Salgado será homenageado em festival de fotografia de Paraty

Anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), em reunião no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo

by Mayra Gomes

Foto: Reprodução Redes Sociais

Paraty – Um dos mais importantes festivais de fotografia do mundo, o Paraty em Foco, realizado desde 2005 no município da Costa Verde, vai homenagear este ano o fotógrafo documental e fotojornalista Sebastião Salgado.
Reconhecido internacionalmente, Salgado esteve presente à reunião no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo na manhã de sexta-feira (10). Ao lado da esposa, a ambientalista Lélia Wanick Salgado, ele definiu com o diretor e idealizador do Paraty em Foco, Giancarlo Mecarelli, a exposição em grande formato a ser realizada na Quadra da Matriz, no centro histórico, com seis fotografias sobre vários temas.
A 20ª Edição do Paraty em Foco acontece entre os dias 11 e 15 de setembro. A programação completa do evento será divulgada em agosto.

Quem é Sebastião Salgado?

Sebastião Salgado tem 80 anos e é economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, obtendo doutorado na Universidade de Paris. Sua carreira como economista o levou a trabalhar para organizações internacionais, onde testemunhou os desafios sociais e ambientais enfrentados por comunidades ao redor do mundo.
O encontro com sua esposa, Lélia Wanick Salgado, arquiteta e ativista ambiental, transformou sua trajetória. Juntos, fundaram a Amazonas Images, em Paris, uma agência de fotografia que se tornou um veículo para o ativismo visual de Salgado. Seu trabalho transcende a mera documentação fotográfica; é uma poderosa expressão artística e um chamado à ação.
Salgado é conhecido por seus projetos fotográficos de longo prazo, que exploram questões globais prementes, como migração, trabalho escravo, desmatamento e mudanças climáticas. Sua abordagem humanista e seu compromisso com a dignidade humana são evidentes em cada imagem que captura. Seu estilo único e inconfundível combina composição meticulosa com uma narrativa visual que evoca empatia e reflexão.
Entre suas obras mais aclamadas está “Êxodos”, um épico fotográfico que documenta as migrações humanas em todo o mundo, e “Gênesis”, uma homenagem visual à beleza e diversidade da natureza intocada. Seu trabalho recebeu numerosos prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Hasselblad, o Prêmio Oskar Barnack e a Legião de Honra da França.

Além de suas realizações como fotógrafo, Sebastião Salgado é defensor do meio ambiente e dos direitos humanos. Sua voz inspira e motiva pessoas em todo o mundo a agir em prol da justiça social e ambiental.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996