terça-feira, 26 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Secretaria de Saúde acompanha notificação de suspeita de coronavírus em Resende

Secretaria de Saúde acompanha notificação de suspeita de coronavírus em Resende

Matéria publicada em 28 de fevereiro de 2020, 14:05 horas

 


Paciente que buscou atendimento em hospital particular está em casa e vai ser acompanhada pelo serviço de epidemiologia do município

Resende- A Secretaria Municipal de Saúde acompanha permanentemente o caso de uma paciente com notificação suspeita de infecção por coronavírus. Até a manhã desta sexta-feira (28), não houve qualquer alteração no quadro de saúde da paciente, que após ser atendida em um hospital particular da cidade está em casa, onde aguarda o resultado de exames que podem confirmar ou não a doença.

Com quadro clínico de sintomas respiratórios leves e não portadora de doenças crônicas, a paciente foi liberada nesta quinta-feira (27) para tratamento domiciliar, sendo orientada a isolamento social em sua residência. Ela vai ser acompanhada pelo serviço de epidemiologia do município.

“Importante destacar que o caso é uma suspeita, não sendo necessário alarmar a população, mas, é importante continuar tendo os cuidados básicos de prevenção ao contágio, como lavar as mãos com água e sabão ou usar antisséptico à base de álcool, limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado e não compartilhar objetos de uso pessoal”, apontou uma nota oficial da Prefeitura, divulgada na noite desta quinta-feira.

O comunicado foi emitido na noite desta quinta-feira pela Prefeitura de Resende para esclarecer o caso. “A Prefeitura de Resende informa que recebeu nesta quinta-feira (27) a notificação de um caso suspeito de paciente infectado pelo Novo Coronavírus (COVID-19). Uma paciente deu entrada na unidade de pronto atendimento do Hospital da rede privada com sintomas respiratórios e histórico de passagem por área de risco nos últimos dias, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, diz a nota.

A nota ressalta ainda que todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde foram e estão sendo cumpridos. “Segundo protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, a paciente teve material coletado para análise e enviado para o laboratório central de saúde pública do estado (LACEN-RJ). O resultado deve sair em até 72 horas”.

Medidas de prevenção

– Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos

– Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir

– Evitar ambientes com muita aglomeração

– Utilizar álcool em gel nas mãos


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document