Secretaria de Saúde lança novo herói contra o Aedes aegypti

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Ele é uma criança normal, que vive com a família, vai à escola e brinca. Mas quando o alarme do seu relógio toca, o garoto veste uma capa e se transforma num super-herói que tem a missão de derrotar um vilão pequeno no tamanho, e muito grande no perigo: o Aedes aegypti. Criado pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, o personagem Dezinho chega como a grande novidade da campanha de 2017 contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ideia é mobilizar as crianças para que elas sejam os grandes protagonistas do combate às três doenças.

– A criança tem um grande poder de convencimento. E o Dezinho foi concebido justamente como uma forma de lembrar aos pais, mães, avós, vizinhos que basta separar dez minutos por semana para promover uma limpa nos focos de água parada dentro de casa e cada um fazer sua parte contra a dengue, zika e chikungunya – explica o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., lembrando que mais de 80% dos criadouros do Aedes são detectados em imóveis residenciais.

O herói ganhou vida pelo traço do ilustrador e designer Luciano Freitas, da equipe da SES, e o objetivo é que possa ser utilizado por todas as prefeituras e outros órgãos que queiram promover o engajamento em ações de vigilância em Saúde. Materiais para imprimir – como panfletos e um jogo dos 10 erros interativo – e adesivos “Morador Nota 10” para serem colados nas residências durante visitas dos agentes da Vigilância estão disponíveis com licença Creative Commons (sem limitações de direitos autorais) no site www.riocontraoaedes.com.br.

– Até mesmo por conta da crise financeira, decidimos neste ano por uma campanha criativa e colaborativa, utilizando a internet e o celular como principais meios de comunicação. A grande mensagem é: todo mundo pode se transformar no Dezinho – detalha o secretário Luiz Antônio.

Além do material disponível no site, também estão livres para download tirinhas em quadrinhos com as aventuras do Dezinho e sua família, GIFs animadas e vídeos, para postar nas redes sociais e compartilhar pelo Whatsapp. Tudo com dicas de como combater o mosquito no dia a dia. Um boneco de espuma representando o personagem também vai percorrer os municípios do Estado nas ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya.

Agenda do Dezinho

A estreia do Dezinho foi na sexta-feira (10), na Cidade do Samba. Ontem (11), o personagem participou da inauguração da reforma da UPA da Maré e de um grande mutirão de limpeza e eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti na Praia do Rosa, Ilha do Governador, em parceria com crianças de projetos sociais da região.

Nas próximas semanas, os compromissos do Dezinho ainda incluem visitas a colégios estaduais, numa parceria da SES com a Secretaria de Estado de Educação, além de diferentes instituições e diversas regiões do Rio e demais municípios do estado.

– As ações de combate ao mosquito estão diretamente relacionadas ao meio ambiente, à limpeza urbana e à mobilização social. De nossa parte, daremos todo o apoio necessário para que possamos levar esse debate para as salas de aula, mostrando que é essencial que cada um faça a sua parte – afirma o secretário de Educação, Wagner Victer.

Personagem: Dezinho vai promover o engajamento na prevenção da dengue, zika e chikungunya (Foto: Divulgação)

Personagem: Dezinho vai promover o engajamento na prevenção da dengue, zika e chikungunya (Foto: Divulgação)

Dados

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, no período de 1º de janeiro a 1º de fevereiro, foram notificados 901 casos suspeitos de dengue, 47 casos de zika e um caso de chikungunya. As notificações foram compiladas a partir dos dados inseridos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan) pelos municípios de todo o estado.

– A mobilização da sociedade é fundamental para evitar a proliferação do mosquito. Com uma vistoria completa em casa, uma vez por semana, é possível interromper o ciclo de reprodução do inseto, que pode ser de até dez dias. Sabemos que este é um mosquito de hábitos domésticos, portanto, é preciso que todos façam sua parte para benefício de toda a sociedade. É o que buscamos mostrar nesta campanha – conclui Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde.

Saiba mais sobre como combater o mosquito e informe-se sobre as doenças que ele transmite em (www.riocontraoaedes.com.br) ou (bit.ly/dezinho).

 

 

You may also like

2 comments

luciano 12 de fevereiro de 2017, 00:08h - 00:08

Pronto. Agora resolve. Faltava um herói.

cidadao indignado 11 de fevereiro de 2017, 20:15h - 20:15

Iniciativa bem bacana esta de criar o personagem. Queria poder ajudar também sugerindo algomais, por exemplo: treinar, orientar, ensinar, etc, os médicos a não tratatarem tudo como virose. Acho que nossos médicos gastam um dinheiro absurdo e anos de estudo para concluírem que todas as doenças se resumem a virose. Acham que estou sendo irônico, pois bem vou citar um exemplo recente: uma paciente moradaora da cidade de rio claro, compareceu ao hospital daquela cidade, onde o medico afirmou que ela estava com virose devido aos sintomas que ela relatou. Feita a receita a encaminhou para casa( nem e necessário citar que nem.olhou para paciente). Permanece com os mesmo sintomas a paciente procurou a cidade de Pirai, não e necessário dizer que o mesmo se repetiu. Finalmente compareceu a cidade de Barra Mansa, onde se comprovou que ela possuía três pedras que haviam perfurado a vizicula e estavam alojadas no intestino. Acha que e exagero, basta procurar as informações que encontrara. Fora este caso, cito também o de minha esposa, também tratada como virose e precisou retirar o útero. Ainda acha exagero, então tá, agora e comigo.mesmo. Compareci a uma unidade de saúde de VR, com forte dores no braco esquerdo(guarde bem o lado), expliquei tudo ao médico e imediatamente ele respondeu que seria uma tendinite, então pediu que RADIOGRAFASSE o braco direito(você não leu errado nem mesmo eu digitei errado, realmente ele pediu RADIOGRAFIA do braco direito). Claro que não providenciei, e cuí buscar alguem que pudesse pelo menos pediu algo que ajudasse a solucionar o problema do.meu braco esquerdo,e para minha maior surpresa, incrível, o profissional que consegui, me informou que tendinite seria ultrassonografia, para que se possa constatar(kkkkkkkkkkkk). E nos preocupados com heróis de desenhos. “E agora quem poderá nos ajudar”? O Chapolin Colorado não mais.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996