Secretaria Municipal de Meio Ambiente poda mais de 1700 árvores em menos de um ano em Volta Redonda

Por Diário do Vale

Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Volta Redonda divulgou nesta semana o balanço de árvores podadas desde quando a responsabilidade pelo manejo da arborização passou para a secretaria, em 2019. O trabalho de corte e poda nos 67 bairros foi realizado em 1785 árvores de quatro a mais de 25 metros de altura, de agosto a dezembro do ano passado, evitando riscos na rede elétrica e danificações em edifícios residenciais e no comércio.

O prefeito Samuca Silva destacou a melhor qualificação do serviço público no atendimento aos moradores, devido aos riscos eminentes causados por árvores de grandes porte junto às residências, e disse que a iniciativa está possibilitando a redução no prazo para socorrer e atender às reivindicações da população.

– Houve a melhora no manejo da arborização existente e a capacitação da nossa equipe do programa de arborização urbana favoreceu o trabalho em conjunto com a concessionária de energia elétrica, reduzindo o tempo de espera dos pedidos. Muitos problemas sérios para a população foram evitados com uma resposta rápida e segura da secretaria – afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mauricio Ruiz, disse que a capacitação da equipe ajudou a SMMA a ter um bom relacionamento com a concessionária Light, que também faz as podas quando os galhos colocam em risco o sistema elétrico.

A tendência é aumentar a quantidade e a qualidade do serviço nos bairros
(foto: Secom VR)

Tipos de poda

A SMMA trabalhou com três tipos diferenciados de poda para o fortalecimento das espécies que integram o patrimônio verde do município, utilizando-se das técnicas para poda de limpeza, eliminando os galhos secos e mal formados que estavam danificados ou pragueados.

Outro serviço realizado foi a poda de formação, onde molda-se a planta no formato e altura necessários.

– Esse tipo de poda de formação é feita por podas sucessivas que direcionam o crescimento dos galhos e moldam a planta ao local onde está plantada. E fizemos também a poda de redução, removendo-se parte da árvore que interfere ou causa danos incontornáveis às edificações ou aos equipamentos urbanos – explicou o secretário.

Bairros

Entre os bairros atendidos pela SMMA, estão o Caieiras, Colina, Conforto, Jardim Amália, Jardim Tiradentes, Conjunto Habitacional Vila Rica, Santa Cruz I e II, Santa Rita do Zarur, São João, Nossa Senhora das Graças, Vila Mury, Três Poços e Vila Santa Cecília.

Pelo aplicativo “Fiscaliza VR”, foram feitas e atendidas todas as 777 solicitações geradas entre os meses de julho e dezembro.

Relatório

Com informações do relatório da secretaria ambiental, os trabalhos de poda e corte foram feitos em 213 árvores de pequenos porte, de quatro a dez metros; 842 árvores de médio porte, de 11 a 15 metro; 680 árvores de grande porte , de 16 a 25 metros; e 50 árvores, acima de 25 metros.

Os bairros em que a equipe mais trabalhou foram Santa Cruz I e II, Rústico, Vale da Colina, Vila Santa Cecília, Aterrado, Jardim Amália, Mariana Torres, Vila Mury, Laranjal, Morada da Colina, onde 520 árvores foram cuidadas.

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Severino 29 de janeiro de 2020, 19:33h - 19:33

Falta replantar as árvores cortadas da Rua 33..Alô Secretário estamos esperando.ESPERO NÃO CENSURAR MINHA RECLAMAÇÃO.

Ceesar 29 de janeiro de 2020, 17:06h - 17:06

Na Vila Sta Cecília, faltou o trecho da ponte do Tiro de Guerra até a White Martins, precisamente na Rua 41C.
Será que foi esquecimento?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996